O VW Gol GTS, lançado em 1987, não é apenas um carro. É uma lenda. Para muitos, o esportivo de luxo da Volkswagen marcou uma época em que velocidade, design arrojado e exclusividade conquistaram os corações de quem sonhava em ter um modelo de alto desempenho na garagem. Mesmo décadas depois, o GTS ainda é objeto de desejo de colecionadores, e um exemplar encontrado recentemente prova que a paixão pelo modelo continua viva.
Uma raridade impecável
O especialista em raridades automotivas, Julio Raridades, surpreendeu ao revelar um Gol GTS de 1992 na rara cor preta, com apenas 95 mil quilômetros rodados. Este exemplar, que parece ter parado no tempo, impressiona pela originalidade. Ele ainda conta com itens como ar-condicionado funcional, manuais, chave reserva e todos os acessórios de fábrica intactos.
Um dos destaques são as rodas BBS originais, que dão ao carro um visual diferenciado e clássico, remetendo à elegância esportiva que o Gol GTS sempre carregou. É difícil encontrar um modelo tão bem preservado, o que torna esta joia um verdadeiro tesouro automotivo.
Desempenho
O Gol GTS era equipado com o confiável motor AP-1800S. Com 97 cv de potência e torque de 14,7 kgfm, o hatch proporcionava um desempenho impressionante para a época. A aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos e a velocidade máxima de 167 km/h entregavam um equilíbrio perfeito entre esportividade e dirigibilidade.
As dimensões compactas – 3,8 metros de comprimento e apenas 978 kg de peso – faziam do GTS um carro ágil e divertido de dirigir. Além disso, o visual aerodinâmico com detalhes exclusivos, como os faróis de neblina embutidos no para-choque, conferia um charme único ao modelo.
Um ícone que atravessa gerações
Mais do que um carro, o Gol GTS é parte da história automotiva brasileira. Seu design marcante, aliado ao desempenho, transformou o modelo em um sonho de consumo nos anos 90. Assim, encontrar um exemplar como este, tão bem conservado, é como voltar no tempo e reviver uma era dourada.
Colecionadores e entusiastas não apenas preservam um veículo; eles mantêm viva a memória de uma época em que dirigir era mais do que uma necessidade – era uma experiência.
Ficha Técnica Completa – VW Gol GTS 1.8 1992
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 11,3 s
- Velocidade máxima: 167 km/h
Motor
- Código do motor: AP-1800S
- Cilindrada: 1.781 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Carburador
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteiro
- Comando de válvulas: Único no cabeçote
- Acionamento do comando: Correia dentada
- Válvulas por cilindro: 2
- Tuchos: Mecânicos
- Diâmetro x curso: 81 mm x 86,4 mm
- Razão de compressão: 8,5:1
- Potência máxima: 97 cv a 5.600 rpm
- Torque máximo: 14,7 kgfm a 3.600 rpm
- Potência específica: 54,5 cv/litro
- Torque específico: 8,3 kgfm/litro
- Peso/potência: 10,1 kg/cv
- Peso/torque: 66,5 kg/kgfm
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Câmbio: Manual, 5 marchas
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Dimensões
- Comprimento: 3.849 mm
- Largura: 1.601 mm
- Altura: 1.350 mm
- Altura mínima do solo: 130 mm
- Distância entre-eixos: 2.358 mm
- Bitola dianteira: 1.364 mm
- Bitola traseira: 1.384 mm
- Peso: 978 kg
- Carga útil: 390 kg
- Porta-malas: 273 litros
- Tanque de combustível: 47 litros
Pneus
- Dianteiros: 185/60 R14
- Traseiros: 185/60 R14
- Estepe: 185/60 R14
- Altura do flanco: 111 mm
Aerodinâmica
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,43
- Área frontal (A): 1,84 m²
- Área frontal corrigida: 0,791 m²
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro de giro: 10,2 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson, mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (G): 635 km
- Urbana (G): 432 km
Consumo
- Rodoviário (G): 13,5 km/l
- Urbano (G): 9,2 km/l
O VW Gol GTS 1992 de Julio Raridades nos lembra que a paixão por carros não tem prazo de validade. Dessa forma, este exemplar impecável prova que, mesmo 32 anos depois, o esportivo da Volkswagen continua encantando e ocupando um lugar especial no coração dos fãs. Preservar um carro assim é mais do que um hobby; é um tributo a uma era inesquecível da indústria automotiva brasileira.