A Volkswagen lançou o Tera The Town, uma série especial do seu SUV compacto, ainda antes do lançamento oficial do modelo. Essa edição limitada foi criada para celebrar o festival musical The Town, que acontece em setembro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Mas, pouco tempo depois, a edição especial já saiu de catálogo, e o Tera volta a ser vendido em sua versão topo de linha High TSI, com um pacote visual opcional chamado Outfit.

Série especial The Town e a parceria com o festival
O Volkswagen Tera The Town tinha como base a versão High e trazia detalhes exclusivos. Entre eles, emblemas nas colunas traseiras com referência ao festival, teto pintado em preto, rodas escurecidas e outros elementos que davam um toque especial ao SUV. A intenção da Volkswagen era aproveitar a visibilidade do evento musical para dar mais destaque ao lançamento do Tera.

Além disso, essa não foi a primeira vez que a marca fez essa parceria. Em 2023, o T-Cross The Town também marcou presença no festival. Limitado a 3.000 unidades, o T-Cross trouxe pintura bicolor com teto preto, bancos de couro com costura azul e uma série de equipamentos como painel digital, multimídia VW Play e assistentes de segurança.

Acabou o The Town, o Tera segue com pacote opcional Outfit
Com o fim da série especial, a Volkswagen mantém o Tera na versão High TSI, vendida por R$ 141.890. Para quem quiser dar um charme a mais, o pacote Outfit pode ser adquirido por R$ 2.330. Ele traz bancos com revestimento parcial em couro, retrovisores e maçanetas na cor preta, rodas de liga leve diamantadas e o teto pintado também em Preto Ninja.

Preços sobem mesmo com mercado em queda
Outro ponto que chama atenção é o reajuste de preços do Tera, que subiu cerca de R$ 1.900 em todas as versões. Ou seja, isso acontece mesmo com várias marcas aproveitando incentivos fiscais e promoções para reduzir preços, especialmente em veículos mais eficientes ou híbridos. A Volkswagen, por exemplo, cortou preço de modelos como Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, mas o Tera ficou de fora dessa estratégia.

Com o aumento, o Tera se distancia ainda mais de rivais como o Fiat Pulse, que voltou com motor 1.3 aspirado manual por R$ 98.990, e o Renault Kwid Evolution 1.0 Turbo manual, tabelado em R$ 112.690. A versão de entrada do Tera está R$ 6.900 mais cara que o Pulse, e a versão manual 170 TSI ultrapassa o Kwid em R$ 6.200.

Equipamentos e versões do Volkswagen Tera
O Tera é oferecido em quatro versões, com duas opções de motor:
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1.0 MPI aspirado: motor 3 cilindros com até 84 cv, câmbio manual de 5 marchas.
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1.0 TSI turbo: motor turbo de até 116 cv, disponível com câmbio manual ou automático de 6 marchas (Aisin).
Todas as versões trazem equipamentos importantes como alerta de colisão com frenagem automática e a central multimídia VW Play com tela de 10 polegadas. O painel digital varia de 8″ nas versões básicas a 10,25″ na High.
Dimensões e posicionamento
Produzido em Taubaté (SP), o Tera é um SUV compacto que fica entre o Polo e os SUVs Nivus e T-Cross na linha Volkswagen. Ele mede:
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Comprimento: 4.151 mm
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Entre-eixos: 2.566 mm (igual ao Polo e Nivus)
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Altura: 1.504 mm
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Largura: 1.777 mm (sem retrovisores)
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Porta-malas: 350 litros (segundo medição VDA)
Tera
Portanto, o fim da série especial The Town não mudou o posicionamento do Volkswagen Tera, que segue com a versão High como topo de linha e um pacote visual opcional para quem quer mais estilo. Porém, o reajuste de preços chama atenção num momento em que o mercado caminha para oferecer mais descontos e condições especiais.

Assim, se o Tera mantém equipamentos interessantes e um porte compacto ideal para quem busca um SUV urbano, a disputa com rivais de preços mais agressivos, como Fiat Pulse e Renault Kwid, fica mais acirrada. Quem está interessado no modelo precisa avaliar custo-benefício e o que cada versão oferece, sobretudo na motorização e tecnologia embarcada.
Desse modo, o Tera segue como uma opção sólida para quem quer um SUV compacto Volkswagen, com design moderno e bom conjunto mecânico — só que agora, por um preço um pouco mais salgado.
Fonte: Motor1