A Stellantis segue acelerando os planos de introdução global da família Grande Panda. A plataforma usada é a Smart Car, evolução da CMP, que também serve para modelos da Opel, Citroën (C3, Aircross e Basalt) e Peugeot (208 e 2008). Agora, a marca testa o novo SUV cupê Fastback, derivado do Grande Panda. Flagras publicados pelo site Motor.es mostram algumas de suas formas.

Design e dimensões do novo SUV cupê
O Fiat Fastback mantém suas linhas esportivas escondidas sob camuflagem. No entanto, já é possível notar mudanças importantes. O entre-eixos deve aumentar de 2,53m para cerca de 2,62m, prometendo mais espaço interno. Além disso, o modelo apresenta um formato alongado, típico de SUV cupê, que combina estilo e praticidade.
Motorização na Europa e no Brasil
Na Europa, o Fastback terá motores semelhantes aos do Grande Panda: 1.2 turbo, 1.2 turbo híbrido 48V e uma versão elétrica de 113 cv. Já no Brasil, a expectativa é que o modelo use o sistema híbrido leve da Stellantis. Ele combina o motor T200 de 125/130 cv e 20 kgfm de torque com um motor elétrico de 12V, ajudando a economizar cerca de 10% de combustível.
Quando o Fiat Fastback chega ao Brasil?
Ainda é cedo para definir a data de lançamento do Fastback por aqui. O CEO global da Fiat, Olivier Francois, comentou que o Argo ainda não está no fim de sua vida útil. Portanto, mesmo que o Grande Panda chegue em 2026, seus derivados, como o Fastback, devem demorar para aparecer no mercado brasileiro.
O Fiat Fastback mostra que a Stellantis quer expandir a família Grande Panda com carros modernos, híbridos e elétricos. Assim, o SUV oferece mais espaço e estilo no segmento compacto. Por enquanto, brasileiros só podem acompanhar os testes na Europa, mas a espera deve valer a pena.