BYD lança novo Yuan Pro híbrido plug-in

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A BYD apresentou em Barcelona o Atto 2 DM-i, versão híbrida plug-in do SUV compacto conhecido no Brasil como Yuan Pro. O modelo estreia como o primeiro PHEV da marca no continente europeu e agora convive com a variante elétrica, que já é vendida por aqui. Além disso, a novidade amplia a oferta da fabricante no segmento de compactos.

BYD Atto 2 DM-i / Foto: BYD

A proposta é clara. Como SUV compacto, tem porte e preço para enfrentar nomes fortes do segmento, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker. Além disso, entre os híbridos, passa a disputar espaço com Omoda 5, GAC GS4 e o futuro Toyota Yaris Cross.

Preços na Europa e comparação com o Brasil

Na Espanha, o Atto 2 DM-i Active parte de €32.990 (algo próximo de R$ 200 mil). Já o Boost custa €35.990 (cerca de R$ 220 mil). No Brasil, por outro lado, o modelo segue restrito à versão elétrica, hoje tabelada em R$ 182.990. Dessa forma, a estratégia deixa claro que a marca ainda não pretende oferecer o híbrido no mercado brasileiro.

Autonomia e motorização

O sistema híbrido DM-i é o grande destaque técnico do modelo. Isso porque a tecnologia entrega eficiência elevada e um consumo bem abaixo da média da categoria. Assim, a autonomia elétrica pode chegar a 90 km no ciclo WLTP, enquanto o alcance total combinado atinge cerca de 1.020 km.

A gama traz duas versões, organizadas da seguinte forma:

Active – 164 cv, bateria de 7,8 kWh e cerca de 40 km elétricos. Como resultado, a autonomia total fica próxima de 930 km.
Boost – 209 cv, bateria de 18 kWh e até 90 km elétricos. Além disso, faz de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e chega a 180 km/h.

O consumo médio declarado no padrão europeu é de 1,8 L/100 km, o que reforça a proposta de eficiência.

Design e equipamentos

O híbrido recebeu uma grade frontal maior voltada ao resfriamento do motor a combustão. Também ganhou emblema exclusivo e a nova cor Midnight Blue, o que ajuda a diferenciar a versão das demais. O conjunto inclui rodas de 17 polegadas, faróis de LED e filete luminoso traseiro.

BYD Atto 2 DM-i / Foto: BYD

No interior, há tela de 12,8 polegadas, acabamento em couro sintético, teto panorâmico, iluminação interna e carregador por indução. O porta-malas leva 425 litros, expansíveis para 1.335 litros com os bancos rebatidos. Além disso, a função Vehicle-to-Load permite alimentar equipamentos externos com até 3,3 kW.

Expansão da BYD na Europa

A chegada do Atto 2 DM-i e do novo Atto 2 Comfort reforça a presença da marca no continente. Atualmente, a empresa já vende Seal, Han, Tang e Atto 3. Além disso, opera em 33 países europeus e pretende chegar a 1.000 concessionárias até o fim de 2025, o que mostra a agressividade da estratégia local.

A introdução do híbrido na Europa representa mais um passo da BYD na consolidação do seu portfólio internacional. Enquanto isso, o mercado acompanha o avanço da marca em eficiência, equipamentos e variedade de produtos. Caso a estratégia avance para o Brasil em algum momento, o híbrido pode movimentar o segmento e ampliar a disputa entre os compactos eletrificados.

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