As picapes estão dominando o mercado brasileiro, e a Hyundai não quer ficar de fora dessa tendência. Nos últimos anos, vimos lançamentos como Chevrolet Montana, Ram Rampage, Fiat Strada Turbo, Chevrolet Silverado, além das Ford Ranger e F-150. Agora, a gigante sul-coreana está de olho no segmento, e rumores indicam que uma nova picape baseada na plataforma do Hyundai Creta está a caminho, a notícia que surgiu pela primeira vez há alguns meses no MobiAuto, voltou a ganhar força nos últimos dias.
Por que a Hyundai quer uma picape no Brasil?
O segmento de picapes leves e intermediárias tem se mostrado extremamente lucrativo no Brasil. Modelos como Fiat Toro e Chevrolet Montana combinam características urbanas e versatilidade, conquistando consumidores que buscam um veículo para o dia a dia e pequenas aventuras.
A Hyundai já tem experiência no mercado internacional com a Santa Cruz, mas, segundo fontes próximas à marca, o modelo é caro demais para competir aqui. A solução? Desenvolver uma picape menor, mais acessível e com DNA brasileiro, aproveitando a base e componentes do Creta, um dos SUVs mais vendidos no país.
O que sabemos sobre o projeto até agora
Embora a Hyundai ainda não tenha oficializado o modelo, informações apontam que a picape terá estrutura monobloco, com foco no uso urbano e no custo-benefício. Esse tipo de construção garante mais conforto em comparação às picapes tradicionais, que utilizam chassi separado.
O lançamento não deve acontecer antes de 2026 ou 2027, já que projetos dessa magnitude levam alguns anos para se concretizar. Enquanto isso, podemos especular que o modelo compartilhará diversos elementos com o Creta, como:
- Plataforma: a mesma base do SUV compacto.
- Motorização: motores utilizados no Creta na época, adaptados às futuras legislações de emissões.
- Interior: painel, multimídia, cluster de instrumentos e acabamentos semelhantes aos do Creta, otimizando custos.
Esse compartilhamento de componentes segue a estratégia de outras marcas. A Fiat Toro, por exemplo, utiliza a plataforma SmallWide e se beneficia de incentivos fiscais. Já a Chevrolet Montana compartilha a base com Tracker e Onix, enquanto a Volkswagen ajustou o projeto da Tarok para usar a plataforma do T-Cross, tornando o modelo mais acessível.
Será que a Hyundai acertará o alvo?
Ainda é cedo para prever o sucesso da futura picape da Hyundai, mas a marca parece ter entendido as necessidades do mercado brasileiro. Com um modelo competitivo em preço, confortável e baseado no Creta, a fabricante tem boas chances de disputar espaço com líderes como Fiat Toro e Chevrolet Montana.
Além disso, há a possibilidade de o modelo estrear em outros mercados antes de chegar ao Brasil, o que pode servir como um teste para ajustes e melhorias. Seja como for, a Hyundai está apostando alto, e os consumidores certamente estão ansiosos para conferir o resultado.
Portanto, o mercado de picapes no Brasil está mais aquecido do que nunca, e a entrada da Hyundai promete apimentar ainda mais essa disputa. Com uma estratégia inteligente de usar a plataforma do Creta, a marca busca entregar um modelo urbano, acessível e eficiente. Se a receita der certo, o consumidor brasileiro ganhará mais uma ótima opção nesse segmento em crescimento.