O Ford EcoSport marcou época no Brasil ao se consolidar como o primeiro SUV compacto popular dos anos 2000. Ele conquistou corações com sua proposta acessível e robusta, se tornando uma escolha favorita entre os consumidores. Em especial, o modelo EcoSport 1.6 XLT Freestyle 8V Flex, de 2011, é até hoje lembrado como um dos destaques dessa trajetória. Mas, afinal, quanto custa um Ford EcoSport 1.6 XLT 2011 atualmente?
O preço do Ford EcoSport 1.6 XLT 2011
Segundo a Tabela Fipe, referência no mercado automotivo, o preço médio do Ford EcoSport 1.6 XLT 2011 está em torno de R$ 35.050,00. No entanto, é comum encontrar variações dependendo do estado de conservação, quilometragem e histórico do veículo. Exemplares em ótimo estado podem atingir valores entre R$ 38 mil e R$ 43 mil, especialmente se bem cuidados e com a manutenção em dia.
A trajetória do EcoSport no Brasil
Lançado em 2003, inicialmente apenas no Brasil, o EcoSport de primeira geração foi baseado na terceira geração do Fiesta, que já fazia sucesso por aqui. No primeiro ano, foram vendidas mais de 27 mil unidades, um marco que consolidou o modelo no mercado.
O SUV era oferecido com duas opções de motor:
- O motor 1.0 8V Supercharger, que entregava 95 cv.
- O confiável Zetec Rocam 1.6 8V, com 98 cv, presente nas versões mais completas.
Além disso, as versões de acabamento XL, XLS e XLT seguiam a padronização global da Ford para veículos utilitários, garantindo opções para todos os gostos e bolsos.
Melhorias na linha 2011
O EcoSport 2011 trouxe algumas atualizações interessantes. A Ford renovou os para-choques, a grade frontal e adicionou uma insígnia com o nome ECOSPORT no capô, dando ao modelo um visual mais moderno. A lista de itens de série também recebeu ajustes, oferecendo uma experiência mais completa para os motoristas.
Satisfação dos proprietários
Na época de seu lançamento, o EcoSport já era muito bem avaliado pelos consumidores. De acordo com um levantamento realizado pelo site Best Cars, em abril de 2011, cerca de 85% dos proprietários aprovavam o modelo. Entre os destaques positivos estavam o design, o espaço interno e a dirigibilidade, características que continuam a atrair fãs até hoje.
Ficha Técnica – Ford EcoSport 1.6 XLT 2011
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 13,4 segundos
- Velocidade máxima: 165 km/h
Motor
- Tipo: Zetec Rocam
- Cilindrada: 1.598 cm³
- Disposição dos cilindros: 4 em linha, transversal
- Aspiração: Natural
- Comando de válvulas: Único no cabeçote (SOHC)
- Acionamento do comando: Corrente
- Tuchos: Hidráulicos
- Válvulas por cilindro: 2
- Razão de compressão: 12,3:1
- Diâmetro do cilindro: 82,07 mm
- Curso do pistão: 75,5 mm
- Potência máxima (A): 107 cv a 5.500 rpm
- Potência máxima (G): 101 cv a 5.500 rpm
- Torque máximo (A): 15,3 kgfm a 4.250 rpm
- Torque máximo (G): 14,5 kgfm a 4.250 rpm
- Potência específica: 67,0 cv/litro
- Torque específico: 9,6 kgfm/litro
- Peso/potência: 11,3 kg/cv
- Peso/torque: 79,0 kg/kgfm
Transmissão
- Tipo: Manual
- Marchas: 5
- Tração: Dianteira
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Dimensões e Capacidades
- Comprimento: 4.240 mm
- Largura: 1.734 mm
- Altura: 1.672 mm
- Distância entre-eixos: 2.490 mm
- Bitola dianteira: 1.484 mm
- Bitola traseira: 1.446 mm
- Peso: 1.208 kg
- Carga útil: 462 kg
- Porta-malas: 296 litros
- Tanque de combustível: 54 litros
- Ângulo de entrada: 28°
- Ângulo de saída: 34°
Pneus
- Medidas: 205/65 R15 (dianteiros, traseiros e estepe)
- Altura do flanco: 133 mm
Aerodinâmica
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,41
- Área frontal (A): 2,46 m²
- Área frontal corrigida: 1,009 m²
Direção
- Tipo de assistência: Hidráulica
- Diâmetro de giro: 10 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, tipo McPherson, com mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Discos ventilados
- Traseiros: Tambor
Consumo e Autonomia
- Consumo urbano:
- Álcool (A): 6,2 km/l
- Gasolina (G): 8,8 km/l
- Consumo rodoviário:
- Álcool (A): 7,3 km/l
- Gasolina (G): 10,3 km/l
- Autonomia urbana:
- Álcool (A): 335 km
- Gasolina (G): 475 km
- Autonomia rodoviária:
- Álcool (A): 394 km
- Gasolina (G): 556 km
Em Conclusão, o Ford EcoSport 1.6 XLT 2011 permanece como uma opção atraente para quem busca um SUV compacto com bom custo-benefício, design marcante e histórico confiável. O preço competitivo, aliado à durabilidade do modelo, o torna uma escolha interessante no mercado de seminovos. Se você está considerando adquirir um, vale a pena investir em um exemplar bem conservado, pois ele tem tudo para continuar entregando uma experiência satisfatória por muitos anos.