LeTourneau TC-497 Mk II – Um monstro de 550 Toneladas

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Antes de virar um caminhão, o gigante de 550 toneladas LeTourneau, teve sua origem como um trem. Ele é considerado um verdadeiro híbrido, mantendo sua capacidade de locomoção por rodas enquanto comporta até 12 vagões, dois dos quais eram designados para transportar motores e turbinas.

LeTourneau TC-497 Mk II
LeTourneau TC-497 Mk II

Conhecido também como Overland Train, este colossal veículo tinha um custo de aproximadamente 4 milhões de dólares e necessitava de uma equipe composta por seis pessoas para operá-lo. Entretanto, é importante ressaltar que esse modelo não está mais disponível no mercado, sendo listado apenas por suas especificações marcantes.

LeTourneau TC-497 Mk II
LeTourneau TC-497 Mk II

A história revela que, por volta da década de 1950, a produção do LeTourneau foi descontinuada devido às dificuldades enfrentadas na sua manutenção. A fabricante, a LeTourneau Technologies, é uma especialista em equipamentos de terraplenagem, com fábricas localizadas em diversas partes do mundo.

TC-497 Mk II
TC-497 Mk II

Com impressionantes 174 metros de comprimento, o LeTourneau tem capacidade para transportar até 150 toneladas a uma velocidade de 20 mph, percorrendo quase 400 milhas (esse alcance pode ser estendido ao transportar carros com combustível adicional), este trem era impulsionado por quatro potentes motores de turbina a gás, cada um com 1.170 cv. Dentre esses motores, apenas um residia na locomotiva, enquanto os outros três eram alojados em carros separados. Mantendo o sistema de motor de cubo dos trens terrestres anteriores, todos os 54 conjuntos de rodas do veículo eram impulsionados, assegurando um desempenho ímpar.

História do LeTourneau

TC-497 Mk II
TC-497 Mk II

Em 1954, conforme informações do The Drive, em plena Guerra Fria, o governo dos EUA reconheceu a necessidade urgente de estabelecer um meio rápido de transportar bombardeiros nucleares da Rússia para a América, visando evitar um possível apocalipse nuclear. A rota mais viável seria passar diretamente pelo Círculo Polar Ártico. Diante dessa urgência, a identificação da presença de bombardeiros soviéticos atravessando o Polo Norte tornou-se crucial. Como resposta a esse desafio, o Exército planejou a construção de 63 estações de radar tripuladas, localizadas em torno do paralelo 69, cerca de 200 milhas ao norte do Círculo Polar Ártico.

TC-497 Mk II
TC-497 Mk II

O transporte do material necessário para essas estações, aproximadamente 500 toneladas, representou um desafio colossal. Com a ausência de pistas apropriadas e helicópteros ainda em estágios iniciais de desenvolvimento, a única opção viável era o transporte terrestre. A responsabilidade de resolver essa complexa logística recaiu sobre a Western Electric Company, uma subsidiária da AT&T, a mesma empresa encarregada da construção das próprias estações de radar.

TC-497 Mk II
TC-497 Mk II

Apesar de não ser especializada em enfrentar desafios logísticos dessa magnitude, a Western Electric Company, com o auxílio do Tradcom (Comando de Pesquisa e Desenvolvimento de Transporte do Exército dos EUA), encontrou a solução por meio de uma única empresa – mais especificamente, um indivíduo – capaz de fornecer a assistência necessária.

TC-497 Mk II
TC-497 Mk II

Ficha Técnica

O gigante LeTourneau TC-497 Mk II é um dos maiores tratores de esteiras já construídos e foi projetado para aplicações de mineração e construção de grande escala. Abaixo você terá a oportunidade de acompanhar uma pequena ficha técnica geral do LeTourneau TC-497 Mk II:

LeTourneau TC-497 Mk II

Dimensões:

  • Comprimento: Aproximadamente 23 metros
  • Largura: Cerca de 7,9 metros
  • Altura: Cerca de 7,3 metros

Peso:

  • Peso operacional: Aproximadamente 550 toneladas métricas

Motorização:

  • Motor: V16 diesel (potência variável dependendo do modelo específico)
  • Potência: Pode chegar a mais de 3.300 HP (cavalos de potência)

Capacidades:

  • Capacidade máxima de carga: Cerca de 500 toneladas
  • Capacidade do tanque de combustível: Varia, mas pode ser extremamente grande para longos períodos de operação contínua.

Esteiras:

  • Sistema de esteiras de grande porte, proporcionando estabilidade em terrenos variados, incluindo áreas acidentadas e de mineração.

Recursos Adicionais:

  • Sistema avançado de suspensão para manuseio de cargas pesadas.
  • Equipado com tecnologia de ponta para operações eficientes em ambientes desafiadores.
  • Possui controles avançados para manobras precisas e seguras.

Uso:

  • Principalmente utilizado em operações de mineração e construção, especialmente em situações que exigem o deslocamento de quantidades maciças de terra, rochas ou materiais pesados.
TC-497 Mk II
TC-497 Mk II

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