Ford F-250 XLT 2000: Preço, Ficha Técnica e Particularidades

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Poucas caminhonetes da Ford marcaram tanto a história no Brasil quanto a F-250 XLT 2000. Reconhecida por sua imponência, confiabilidade e robustez, essa picape ainda é uma referência entre os fãs de veículos utilitários, arrancando suspiros em pleno 2024 por onde passa.

Ford F-250 XLT 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford F-250 XLT 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas

Quanto custa uma Ford F-250 XLT 2000?

Se você já sonhou em ter uma dessas na garagem, deve saber que o preço varia muito. A depender do estado de conservação, procedência e quilometragem, os valores podem surpreender. Na Tabela Fipe, uma Ford F-250 XLT ano 2000 equipada com motor V6 a gasolina custa, em média, R$ 67.525,00. Contudo, exemplares bem conservados ou com características especiais, como baixa quilometragem ou configurações raras, podem atingir valores muito superiores no mercado de colecionadores.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Origem e características

A Ford F-250 foi lançada no Brasil em 1998, com a missão de substituir a icônica Ford F-1000 e competir diretamente com sua principal rival na época, a Chevrolet Silverado, introduzida um ano antes. A linha F-250 chegou com diversas opções para atender diferentes públicos, desde consumidores comuns até empresas e frotas governamentais.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

No seu ano de estreia, a F-250 oferecia duas opções de motorização:

  • Cummins Turbo Diesel: Motor de 4 cilindros em linha, injeção mecânica, com 3.9 litros e potência de 145 cv. Uma escolha robusta e eficiente, especialmente para quem buscava força e economia em usos mais exigentes.
  • Ford V6 a Gasolina: Motor de 6 cilindros em “V”, com injeção eletrônica, 4.2 litros e potência de 205 cv. Ideal para quem queria desempenho com mais suavidade e conforto em viagens.

As versões disponíveis incluíam a Super Duty (voltada para usos comerciais), XL e a top de linha XLT, que se destacava por seu acabamento refinado e conforto.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Particularidades da Ford F-250 XLT 2000

Uma das características mais marcantes da F-250 é sua imponência. Com chassi reforçado e alta capacidade de carga, ela é perfeita tanto para o trabalho pesado quanto para o lazer. Além disso, a versão XLT trazia uma série de itens de conforto e tecnologia para a época, como:

  • Ar-condicionado;
  • Bancos revestidos em tecido premium ou couro, dependendo da configuração;
  • Direção hidráulica;
  • Sistema de som de alta qualidade;
  • Vidros, travas e retrovisores elétricos.
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Outro ponto importante é a durabilidade. Muitos exemplares ainda rodam em perfeito estado, mostrando que o investimento pode valer a pena não só pela utilidade, mas também pelo charme atemporal desse modelo.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – Ford F-250 XLT 2000

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 13,3 s
  • Velocidade máxima: 150 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Código do câmbio: ZF-S5420
  • Marchas: 5
  • Tração: Traseira

Motor

  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 4.195 cm³
  • Cilindros: 6 em V
  • Comando de válvulas: Único no bloco
  • Curso do pistão: 95 mm
  • Diâmetro do cilindro: 96,8 mm
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Dianteiro
  • Peso/potência: 11,5 kg/cv
  • Peso/torque: 66,1 kg/kgfm
  • Potência específica: 48,9 cv/litro
  • Potência máxima: 205 cv @ 4.500 rpm
  • Razão de compressão: 9,2:1
  • Torque máximo: 35,7 kgfm @ 2.250 rpm
  • Torque específico: 8,5 kgfm/litro
  • Válvulas por cilindro: 2

Dimensões

  • Altura: 1.934 mm
  • Caçamba: 1.832 litros
  • Carga útil: 1.140 kg
  • Comprimento: 5.315 mm
  • Distância entre-eixos: 3.071 mm
  • Largura: 2.020 mm
  • Peso: 2.360 kg
  • Tanque de combustível: 110 litros

Pneus

  • Dianteiros: 265/75 R16
  • Traseiros: 265/75 R16
  • Altura do flanco: 199 mm

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro de giro: Não informado

Suspensão

  • Dianteira: Independente, duplo eixo em “I”
    • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas
  • Traseira: Eixo rígido

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária (Gasolina): 759 km
  • Urbana (Gasolina): 484 km

Consumo

  • Rodoviário (Gasolina): 6,9 km/l
  • Urbano (Gasolina): 4,4 km/l
Ford F-250 XLT 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford F-250 XLT 2000 / Foto: Reginaldo de Campinas

Em resumo, a Ford F-250 XLT 2000 é um símbolo de força, durabilidade e estilo. Seja para quem busca um veículo para colecionar ou para o trabalho do dia a dia, ela continua sendo uma excelente escolha. Seu preço pode variar bastante, mas a paixão por esse ícone do universo automotivo brasileiro é algo que não tem valor.

Se você é fã de caminhonetes clássicas, certamente a F-250 merece um lugar especial na sua lista de desejos.

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