A concorrência no segmento de picapes compactas no Brasil promete esquentar ainda mais a partir de 2027. A Fiat Toro, que durante anos reinou praticamente sozinha, vai enfrentar desafios de peso, e um deles vem direto da Toyota. A montadora japonesa revelou seus planos para o mercado brasileiro em reuniões com concessionários, incluindo o lançamento de uma nova picape compacta, prevista para estrear em 2027. O modelo será inspirado no conceito Toyota EPU e trará inovações como conjunto híbrido, opção de tração integral (AWD) e construção monobloco.
O que sabemos até agora
Desde o lançamento do conceito totalmente elétrico EPU em 2023, rumores indicavam que uma versão híbrida poderia estar em desenvolvimento. Agora, representantes da Toyota confirmaram o interesse em criar um rival à altura de modelos como Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick. As discussões já saíram do papel e o projeto ganhou luz verde para a América do Sul, com chegada prevista às concessionárias brasileiras dentro de dois anos.
De acordo com o site Motor1 Argentina, a nova picape faz parte de um investimento robusto de US$ 2,2 bilhões da Toyota na região, anunciado em março de 2024. A empresa usará esse montante para avançar no desenvolvimento da plataforma TNGA, bem como nos sistemas híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV). Além disso, as novas tecnologias trarão maior potência e opção de tração integral (AWD), fundamentais para enfrentar a concorrência.
Mais do que uma picape: atualizações na linha Toyota no Brasil
As novidades não param por aí. Durante as reuniões com os concessionários, a Toyota também compartilhou planos de aplicar as melhorias da plataforma TNGA e do sistema híbrido em versões renovadas de modelos já consagrados, como o Corolla e o Corolla Cross.
Para o mercado brasileiro, o conjunto híbrido deverá ser baseado no motor de 2.5 litros usado no Toyota RAV4, com a vantagem de ser compatível tanto com gasolina quanto com etanol.
Design e concorrência
O design da nova picape seguirá fortemente o conceito EPU, embora precise de adaptações para se ajustar à nova plataforma. O conceito apresentado em 2023 media 5.070 mm de comprimento e possuía uma distância entre eixos impressionante de 3.350 mm. Além disso, ele apresentava uma caçamba inovadora com capacidade de carga expandida.
Posicionada abaixo da Hilux na linha Toyota, a nova picape chega para enfrentar um cenário competitivo. Além da Fiat Toro, os principais rivais incluem Ram Rampage, Ford Maverick e Chevrolet Montana. Montadoras como Renault, Nissan e Volkswagen também estão de olho no mercado de picapes compactas monobloco e já confirmaram o desenvolvimento de modelos similares.
Em resumo, a chegada de uma nova picape da Toyota promete mexer com o mercado brasileiro e trazer mais opções para quem busca desempenho, tecnologia e design em um modelo compacto. Enquanto 2027 não chega, resta acompanhar os avanços da montadora japonesa e a reação dos concorrentes. A Fiat Toro, que até então dominava esse segmento, precisa se preparar para uma disputa que promete ser emocionante.