O ano de 2025 está chegando cheio de novidades para os fãs de carros, e quem curte picapes pode se preparar para um lançamento de peso: a nova picape GWM Poer. A marca chinesa, que vem ganhando espaço no Brasil, promete surpreender com essa caminhonete média híbrida e cheia de tecnologia. Vamos dar uma olhada no que já sabemos sobre ela?
Produção Nacional e Ajustes no Lançamento
Inicialmente, a ideia era que a Poer começasse a ser produzida em Iracemápolis (SP) em maio. Porém, mudanças na tributação de veículos híbridos e elétricos importados fizeram a GWM adiar a estreia para o último trimestre de 2025. Mesmo com o ajuste no cronograma, o lançamento está garantido para antes de julho e com novidades pensadas especialmente para o mercado brasileiro.
A Poer chegará com um visual atualizado em relação ao modelo vendido na China e será baseada em uma plataforma de carroceria sobre chassi, ideal para garantir imponência e versatilidade tanto na cidade quanto no meio rural.
Motorização e Tecnologia Híbrida
O grande destaque da GWM Poer é o seu sistema híbrido avançado, chamado Hi4-T. Esse conjunto combina um motor a combustão eficiente e dois motores elétricos de alta performance. Vamos aos números:
- Motor a combustão: um 2.0 turbo de ciclo Miller, com 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Ele foi projetado para ser extremamente eficiente, atingindo uma eficiência térmica de 38,3%.
- Motores elétricos: trabalham de forma independente ou em conjunto, entregando uma potência combinada impressionante de 408 cv e torque de 76,5 kgfm.
- Transmissão: câmbio automático de nove marchas, desenvolvido especificamente para motorizações híbridas.
Além disso, há rumores de que a Poer possa vir com o sistema atualizado Hi4-Z, que inclui uma bateria de 59,05 kWh. Isso daria uma autonomia de até 150 km em modo 100% elétrico, além de um consumo combinado de mais de 10 km/l.
Foco em Autonomia e Versatilidade
Diferente de SUVs como o Haval H6, que priorizam o uso urbano, a Poer foi pensada para quem precisa de uma caminhonete versátil. Seu sistema híbrido plug-in flex permite uma autonomia combinada que pode chegar a até 1.000 km, unindo eficiência e praticidade para longas jornadas.
Além disso, o modelo conta com tração 4×4 convencional, diferencial traseiro blocante e até opção de bloqueio do diferencial dianteiro, características que reforçam seu DNA de picape para trabalho pesado e aventuras off-road.
GWM Poer PHEV Hi4-T – Ficha Técnica
Motorização
- Tipo do motor: 2.0, longitudinal, dianteiro, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, turbo, ciclo Miller, injeção direta, gasolina + dual motor elétrico
- Potência do motor a combustão: 101 cv (etanol) / 98 cv (gasolina) a 5.200 rpm
- Potência combinada: 408 cv
- Torque combinado: 76,5 kgfm
Transmissão e Tração
- Câmbio: Automático, 9 marchas
- Tração: 4×4 com bloqueio de diferencial e reduzida
- Aceleração (0 a 100 km/h): Não disponível
Direção e Suspensão
- Direção: Elétrica
- Suspensão dianteira: Duplo-A
- Suspensão traseira: Eixo rígido com molas helicoidais
Freios e Pneus
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas
- Pneus e rodas: 265/60 R18
Dimensões
- Comprimento: 5,45 metros
- Largura (sem retrovisores): 1,99 metros
- Altura: 1,90 metros
- Entre-eixos: 3,35 metros
Capacidades
- Tanque de combustível: 70 litros
- Bateria: 37,1 kWh
- Peso: 2.270 kg
- Consumo: Não informado
- Recarga: Não informado
- Capacidade da caçamba: Não informado
A nova GWM Poer promete ser um marco no segmento de picapes médias no Brasil. Com seu motor híbrido potente, autonomia impressionante e foco na versatilidade, ela tem tudo para conquistar tanto os apaixonados por tecnologia quanto aqueles que precisam de imponência no dia a dia. Assim, a espera até o último trimestre de 2025 vai valer a pena, com um lançamento que promete trazer inovação e eficiência para o mercado.