Depois de anos de especulação, a Volkswagen finalmente confirmou a chegada da sua nova pickup compacta ao mercado brasileiro. Com um investimento generoso de R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o projeto conhecido como Tarok está em pleno desenvolvimento e promete sacudir o segmento de caminhonetes intermediárias.
A evolução do projeto Tarok
Os primeiros passos do projeto Tarok envolveram testes com uma “mula” usando a carroceria do Virtus esticado. Agora, os protótipos definitivos estão sendo finalizados. O foco atual está no desenvolvimento do assoalho traseiro, uma parte crítica para garantir a robustez da picape. Até a coluna B, a estrutura será muito similar à do SUV T-Cross, aproveitando a plataforma MQB A0.
A criação desses protótipos é um processo quase artesanal, com cada componente sendo produzido e ajustado com precisão milimétrica. Isso garante que, quando a produção em escala começar, a qualidade do produto final seja impecável.
Dimensões e posicionamento no mercado
Prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2026, a Tarok será posicionada entre a Saveiro e a Amarok na linha da Volkswagen. Com dimensões semelhantes às da Chevrolet Montana e Renault Oroch, ela também será uma rival direta das versões de entrada da Fiat Toro. Os preços devem variar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, dependendo da configuração.
A capacidade de carga também será um diferencial. Com feixe de molas na traseira, a expectativa é que a Tarok suporte mais de 700 kg, superando a Saveiro Robust e competindo de igual para igual com a Fiat Strada.
Mecânica e sustentabilidade
A Tarok contará inicialmente com o motor 1.4 TSI turboflex, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. Entretanto, uma segunda fase do projeto prevê a adoção do motor 1.5 TSI Evo2, que será produzido em São Carlos (SP). Essa usina será capaz de formar sistemas híbridos, tanto plenos quanto plug-in, entregando até 272 cv em sua configuração mais avançada.
Outro aspecto relevante é a adequação às normas ambientais do Proconve L8, que entrarão em vigor em 2025 e 2027. Além disso, a Volkswagen já planeja incluir um sistema elétrico de baixa capacidade no motor 1.0 TSI, transformando-o em um micro-híbrido.
Plataforma e estrutura
Construída sobre a plataforma MQB A0, a Tarok herdará elementos estruturais do T-Cross, como a suspensão dianteira McPherson e os freios a disco ventilados. Contudo, a suspensão traseira será exclusiva, com eixo rígido e molas semielípticas, garantindo maior robustez e capacidade de carga. Essa solução é semelhante à adotada pela Fiat Strada e é ideal para quem busca uma pickup confiável para o trabalho pesado.
O nome definitivo
Apesar de ser chamada internamente de Tarok, há dúvidas quanto ao nome final do modelo. Existe a possibilidade de que a nova pickup adote o nome Saveiro, especialmente considerando que a atual Saveiro será descontinuada em 2026. Dessa forma, independentemente do nome, a nova caminhonete promete redefinir o segmento e se consolidar como uma opção de destaque no mercado brasileiro.
Em conclusão, com o lançamento previsto para 2026, a Tarok é uma das apostas mais aguardadas da Volkswagen. Seu design super moderno, capacidade de carga superior e soluções tecnológicas prometem conquistar os que buscam uma pickup versátil, eficiente e preparada para o futuro. Assim, resta esperar para ver como a nova aposta da VW vai se posicionar frente à concorrência e atender às altas expectativas do mercado brasileiro.