Os SUVs seguem “bombando” no Brasil e, a partir de 2026, a Chevrolet vai aproveitar a oportunidade para produzir mais um novo compacto de entrada. Batizado como “Projeto Carbon”, o novo produto da gigante americana será uma derivação da linha Onix, com modificações pontuais para adquirir características típicas de um SUV, como maior altura e imponência.
Design moderno
O design do novo SUV trará faróis divididos com luzes diurnas de LED na parte superior, integradas à grade frontal. Posicionado abaixo do Tracker, ele terá como concorrentes diretos o Pulse e o Kardian. Ao contrário da nova Montana, o Brasil desenvolverá totalmente o projeto, sem a participação da China.
Estratégia
O novo “Projeto Carbon” da Chevrolet seguirá praticamente a mesma estratégia adotada pelo Fiat Pulse, que compartilha vários componentes com o irmão Fiat Argo. No caso do SUV do Onix, ele será feito sobre a plataforma GEM, que atualmente é utilizada pelo Onix, Onix Plus, Tracker e Montana.
Detalhes estéticos e interior
Com destaque especial para as estampas das portas, o SUV do Onix trará lanternas e faróis diferentes e aperfeiçoados. Internamente, ele também terá um toque de modernidade; porém, a marca deverá aproveitar componentes como painel digital, volante e central multimídia de outros modelos.
Dimensões compactas
Em relação ao tamanho, o Onix SUV não será muito maior que o Onix tradicional. Ele terá um entre-eixos de 2,55 metros. O comprimento pode ser ligeiramente maior devido aos apliques de carroceria e para-choques mais robustos, enquanto a altura será aumentada graças à suspensão elevada. A largura permanecerá quase igual, com apenas alguns centímetros a mais nos para-lamas.
Conectividade e segurança
O novo projeto também deve apresentar mais conectividade e segurança em relação ao modelo padrão. Portanto, ele chegará ao mercado com frenagem autônoma, alertas de ponto cego e de colisão e uma central multimídia maior. Estima-se que o preço fique um pouco acima dos R$ 120 mil.
Motorização
A motorização também deve ser outro ponto forte do novo projeto. O eficiente motor 1.0 turbo flex, atualmente utilizado no Onix hatch, deve ser completamente aperfeiçoado para equipar o carro. Vale destacar que o conjunto motriz ganhará alguns cavalos extras de potência após receber injeção direta e um sistema micro-híbrido. Já o câmbio do novo SUV será automático de 6 velocidades.