Com lançamento para 2025, a nova Pickup Poer da GWM chega ao Brasil com a missão de agitar o mercado. Com produção local em Iracemápolis (SP), a Poer chegará com atraso, porém, esse atraso de uma certa forma programado, vai permitir à fabricante fazer ajustes no projeto, atendendo aos pedidos e reivindicações de concessionários e consumidores durante as clínicas internas.
Novidades no Projeto da GWM Poer
Durante uma entrevista recente em Pequim, James Young, presidente da GWM para o Brasil, esclareceu algumas mudanças no projeto. A Poer chegará ao Brasil com um motor híbrido, mas, para garantir a melhor performance e eficiência, a tecnologia flex não será implementada na versão inicial. O modelo começará com um sistema a gasolina, e somente depois o híbrido flex será introduzido. Portanto, essa estratégia visa maximizar a eficiência e atender às expectativas dos consumidores de forma gradual.
Mudanças na Plataforma e Motorização
O câmbio automático de nove marchas, chamado 9HAT, será dedicado às motorizações híbridas. A Poer também contará com dois motores elétricos de tração, somando 163 cv, resultando em uma potência combinada de 408 cv e um torque combinado de 76,5 kgfm. Com 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, ele oferece uma eficiência térmica impressionante de 38,3%. O motor E20NB é um 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta e ciclo Miller.
Com tração 4×4 convencional, incluindo eixo cardã e diferencial traseiro mecânico blocante, a picape adotará uma plataforma de carroceria sobre chassi de longarina. Em vez de ser monobloco, a GWM Poer nacional terá um projeto bem diferente do modelo que atualmente é disponível no mercado chinês.
Foco Inicial na Versão a Gasolina
O foco exclusivo da GWM no segmento de picapes será a Poer, tornando o SUV de sete lugares Tank 500 como não prioritário, que não será mais acompanhado pelo lançamento da picape. A Poer competirá com concorrentes como a híbrida da BYD, Ford Ranger e a Toyota Hilux.
Após ouvir os clientes e testar a picape, James Young decidiu realizar ajustes na suspensão para atender melhor às preferências dos consumidores brasileiros. O objetivo é atingir com a versão a gasolina, uma eficiência e autonomia próximas às dos modelos diesel. Ela terá uma autonomia de cerca de 150 km em modo totalmente elétrico com uma bateria de íons de lítio NMC (níquel-manganês-cobalto) com 59,05 kWh.
Design e Conforto
Em termos de design, a Poer apresentará algumas diferenças estéticas em relação ao modelo chinês, mas manterá o mesmo nível de conforto e equipamentos encontrados nas versões testadas. A GWM está empenhada em oferecer um produto que combine robustez, eficiência e adaptação ao mercado local.
Em suma, embora o lançamento no Brasil esteja previsto apenas para o final de 2025, a espera pode valer a pena, especialmente porque a GWM já demonstrou, com outros produtos como o Haval H6, que não está para brincadeiras. No entanto, é preciso aguardar os próximos passos da montadora, pois o mercado automotivo nacional não é fácil. Quando se trata de picapes, a competição entre as líderes de mercado é ainda mais acirrada. Portanto, a entrada de um novo produto enfrentará um cenário desafiador, com rivais já consolidadas no mercado.