A nova geração do Renault Duster está a caminho do Brasil e promete incendiar o mercado de SUVs em um futuro próximo. Embora já tenha sido lançado na Europa pela Dacia, o modelo deve chegar por aqui apenas no final de 2025 ou início de 2026. Com uma geração atual um pouco envelhecida, o Duster chega repaginado, com um design mais imponente e características renovadas que visam recuperar seu espaço no mercado brasileiro.
Design Moderno
A terceira geração do Duster traz uma atualização significativa em termos de design. O SUV agora exibe um visual mais robusto, destacando-se pelo uso de materiais sustentáveis e uma cabine mais espaçosa. O novo Duster, que será comercializado no Brasil sob a marca Renault, adota a linguagem de design mais recente da montadora, que lembra o conceito Bigster.
A carroceria conta com revestimento plástico feito de Starkle, um material que utiliza 20% de polipropileno reutilizado, e detalhes como para-lamas pronunciados e arcos de roda quadrados conferem uma postura off-road marcante. As unidades de iluminação modernas, com LEDs em formato de Y, são uma das assinaturas visuais do modelo, remetendo à Dacia e até à Lamborghini.
Interior e Dimensões
O interior do novo Duster é uma espetáculo a parte e totalmente diferente. Ele chega com painel digital moderno, com tela de 7 polegadas no painel de instrumentos e outra de 10,1 no sistema multimídia. O SUV também conta com disponíveis em todas as versões, exceto na mais simples, chamada ‘Essential’. Além disso, no quesito tamanho, o SUV não fica pra trás: ele tem 4,34 metros de comprimento, 1,81 metros de largura e 1,66 metros de altura.
Aventura e Versatilidade
O novo Duster se destaca pela ampla gama de acessórios disponíveis na coleção InNature da Dacia. Um dos destaques é o Sleep Pack, projetado para camping, que inclui uma cama de casal dobrável, uma mesa de bandeja e um espaço de armazenamento em uma caixa removível 3 em 1.
Desempenho e Motorização
O novo Duster vendido na gringa adota a nova arquitetura CMF-B e conta com opções de motorização híbrida e bi-combustível. A versão Hybrid 140 conta com sistema híbrido autocarregável de 138 cv, que combina um motor a gasolina de 1,6 litro, dois motores elétricos e uma bateria de 1,2 kWh.
A versão 4×4 possui cinco modos de condução e altura de solo de 217 mm, tornando-a uma excelente opção para off-road entre SUVs subcompactos.
Segurança e Tecnologia
O SUV prioriza agora a segurança com uma gama completa de recursos que atendem às exigências regulamentares. Ele chegou com frenagem de emergência automática, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de velocidade. Além disso, o SUV também tem assistente de estacionamento traseiro, alerta de saída e permanência em faixa, faróis automáticos e chamada de emergência.