Como o pioneiro compacto da linha de veículos elétricos da Jeep, o Avenger que já é sucesso na Europa, se prepara para chegar ao Brasil. Ele vai mergulhar de cabeça no competitivo segmento B-SUV (subcompactos), onde jogadores consolidados e novos concorrentes disputam a supremacia, porém é um carro com potencial para se destacar no mercado nacional.
Recentemente, Thanos Pappas passou uma semana ao volante da versão topo de linha Summit, testando o Avenger totalmente elétrico. Será que este pequeno SUV elétrico pode trilhar seu próprio caminho?
Estiloso e Compacto
A primeira impressão ao ver o Avenger é que ele é um SUV de aparência bem organizada. Os designers da Jeep fizeram um ótimo trabalho ao aplicar a linguagem de estilo da marca em um corpo menor. A silhueta quadrada, combinada com para-lamas fortemente esculpidos e o uso generoso de molduras plásticas ao redor da carroceria, dá a ele uma aparência robusta, diferenciando-o da maioria dos seus concorrentes.
Detalhes peculiares, como os faróis de LED divididos e escurecidos, as lanternas traseiras em forma de X e uma coleção de “Easter eggs” – incluindo o emblema da grade de 7 fendas dentro da grade e nas rodas – adicionam um toque de carisma ao Avenger. Dito isso, a pintura opcional Sun Yellow e as rodas de liga leve de 18 polegadas elevam sua estética, já que as versões mais simples com rodas menores e cores padrão carecem do mesmo impacto visual.
Isso significa que ele pode se encaixar facilmente nas vagas apertadas das cidades europeias, como um supermini, enquanto aproveita os benefícios adicionais de uma carroceria elevada. Além disso, características específicas da Jeep, como balanços mais curtos e uma maior altura do solo de 200 mm (7,9 polegadas), aprimoram os ângulos e as proporções off-road do Avenger.
Surpreendentemente Prático
Ao entrar, somos recebidos por um painel de cores vivas inspirado no Wrangler e um cockpit digital moderno. A tela sensível ao toque de 10,25 polegadas é combinada com um cluster digital de 7 polegadas ou, opcionalmente, 10,25 polegadas, embora careça de opções de personalização presentes em alguns concorrentes.
Felizmente, os designers da Jeep incluíram uma linha de atalhos físicos no console central, junto com compatibilidade sem fio com Android Auto/Apple CarPlay, tornando tudo mais fácil para o motorista. No entanto, o ponto negativo é que toda a cabine é coberta por plásticos rígidos, com uma notável falta de inserções macias que poderiam melhorar a percepção de qualidade.
Por outro lado, há uma surpreendente quantidade de espaço de armazenamento interno, totalizando 34 litros, de acordo com a Jeep. O motorista e o passageiro da frente têm acesso a três grandes compartimentos no túnel central, sendo o maior deles coberto por uma tampa dobrável magnética, semelhante a um tablet. Além disso, há uma prateleira larga ao longo de toda a largura do painel.
Motorização e Autonomia
O Avenger foi inicialmente apresentado na forma de EV em 2022, mas a linha se expandiu desde então com a adição de versões apenas com motor a combustão e híbridas leves, cobrindo uma faixa maior do mercado. Isso foi possível graças à modularidade da arquitetura CMP/e-CMP, que sustenta um grande número de modelos da Stellantis. Nosso carro de teste é totalmente elétrico, mas em breve teremos acesso a outras variantes de motorização para ver como elas se comparam.
O único motor elétrico montado na frente do EV oferece até 154 cv (115 kW / 156 PS) e 260 Nm (191,8 lb-ft) de torque. Quando no modo Sport, há um aumento perceptível na aceleração, mas não espere o tipo de desempenho de “quebra de pescoço” encontrado em alguns EVs maiores.
Quando conectado a um carregador AC comum de 11 kW, a bateria leva 5,5 horas para uma carga completa, o que é conveniente para carregar durante a noite ou no trabalho. No entanto, o Avenger também é compatível com carregamento rápido DC de 100 kW, permitindo carregar de 20 a 80 por cento em apenas 24 minutos. Isso o torna ideal quando você está com pressa ou planejando viagens mais longas na estrada.
Ótimo Comportamento na Estrada para um Jeep
Tendo dirigido a maioria dos SUVs compactos mecanicamente relacionados da Stellantis, fiquei realmente impressionado com a configuração do chassi do Jeep Avenger. A condução é confortável e refinada, com excelentes credenciais de NVH para o segmento, tornando o EV incrivelmente silencioso nas estradas movimentadas de Atenas, Grécia. Apesar da desvantagem notável das rodas de 18 polegadas da versão Summit em comparação com as rodas de 16 polegadas da versão de entrada Longitude, a suspensão suavizou eficazmente as imperfeições da estrada.
Ao mesmo tempo, o carro se mostrou perfeitamente controlável quando exigido, com características divertidas de dirigir que eu não esperava de um produto da Jeep. A dirigibilidade é realmente boa, com pouca rolagem da carroceria e altos níveis de tração. A direção é um pouco insensível, mas fica mais pesada no modo Sport, combinando com a potência extra e a resposta mais rápida do acelerador.
Com balanços curtos e maior altura do solo do que seus concorrentes, o Avenger pode facilmente subir em meio-fios e passar por lombadas. Resta saber se a versão híbrida leve 4Xe, que está por vir, trará mais capacidade off-road com sua tração nas quatro rodas (AWD). Dessa forma, vale mencionar também que a versão Summit vem de fábrica com muitos recursos de assistência ao motorista (ADAS), que se mostraram eficazes e fáceis de configurar a todo momento.
Ficha Técnica – Jeep Avenger EV
- Plataforma: e-CMP2
- Motorização: Motor elétrico único
- Potência: 154 hp (115 kW / 156 PS)
- Torque: 260 Nm (191,8 lb-ft)
- Aceleração (0-100 km/h): 9,0 segundos
- Velocidade Máxima: 150 km/h (93 mph)
Bateria e Autonomia
- Capacidade da Bateria: 54 kWh
- Autonomia (WLTP): 400 km (248 milhas)
Dimensões
- Comprimento: 4.084 mm (160,8 polegadas)
- Largura: 1.776 mm (69,9 polegadas)
- Altura: 1.528 mm (60,2 polegadas)
- Entre-eixos: 2.560 mm (100,8 polegadas)
Peso e Capacidade
- Peso: 1.536 kg (3.386 lbs)
- Capacidade do Porta-malas: 380 litros (13,4 pés cúbicos)
Fonte: Carscoops