Se depender da Volkswagen, a Fiat Toro vai ganhar um concorrente que promete fazer bastante barulho no mercado. A nova pickup compacta da VW já está em fase avançada de desenvolvimento e tem previsão de chegar ao Brasil em 2026. E, olha só, a expectativa é grande! A picape vai entrar no segmento das intermediárias, brigando de frente com modelos como a Toro, a Chevrolet Montana e a Renault Oroch.
Apesar de o nome oficial ainda não ter sido confirmado, muita gente já fala na Tarok há anos. Esse nome ganhou fama depois que a Volkswagen apresentou um conceito da picape no Salão do Automóvel de 2018. Agora, parece que o projeto está finalmente saindo do papel. A produção será feita em São José dos Pinhais, no Paraná, onde a montadora vai investir R$ 3 bilhões até 2028 para adaptar a linha de montagem.
O que esperar da nova pickup da VW?
A nova picape da Volkswagen vai ocupar um espaço intermediário na linha da marca, posicionada entre a Saveiro e a Amarok. Isso significa que ela vai mirar diretamente no segmento das picapes compactas, onde a Fiat Toro e a Chevrolet Montana já estão bem estabelecidas. Para isso, a VW vai usar a plataforma MQB A0, a mesma que já equipa modelos como o T-Cross e o Virtus. Essa arquitetura também serve de base para outros carros populares da marca, como o Polo e o Nivus.
Em termos de design, a nova picape deve trazer muitas inspirações do T-Cross, tanto no visual externo quanto no interior. As dimensões devem ficar próximas às da Chevrolet Montana, já que a base é de um utilitário compacto. Isso significa que a picape será um pouco menor do que o conceito apresentado em 2018, que usava a plataforma do Taos, um SUV médio.
Motorização e desempenho
A motorização é outro ponto que está gerando bastante curiosidade. Inicialmente, especulava-se que a nova picape poderia estrear o motor 1.5 TSI EVO2, que vai substituir o atual 1.4 TSI. No entanto, tudo indica que o lançamento será mesmo com o conhecido 1.4 turbo, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque. O câmbio será automático de seis marchas, mas versões manuais, mais voltadas para o uso profissional, também estão nos planos.
Além disso, há a possibilidade de a picape ganhar uma opção com motor 1.0 turbo, de 128 cv, para competir com as versões de entrada do segmento. Essa estratégia pode ajudar a VW a atrair um público ainda maior, oferecendo uma picape com bom desempenho e preço acessível.
Dimensões e rivalidades
Um dos pontos mais interessantes da nova picape são suas dimensões. Em flagras recentes, foi possível notar que o entre-eixos da Tarok é bem alongado, chegando próximo ao do Tiguan, um SUV médio da Volkswagen. Isso significa que a picape terá um espaço interno generoso, algo que certamente vai agradar quem busca conforto e praticidade.
Em termos de largura, a nova picape deve ser um pouco mais estreita que o Tiguan, ficando próxima da Chevrolet Montana. Essas medidas mostram que a VW está mirando diretamente na Montana, tanto em porte quanto em preço. E, claro, a Tarok promete ser mais interessante em termos de capacidades, o que pode ser um diferencial importante na hora de conquistar o consumidor.
A espera vai valer a pena?
A nova picape da Volkswagen promete sacudir o mercado de utilitários no Brasil. Com um design moderno, motorização potente e dimensões que equilibram porte e praticidade, a Tarok (ou seja lá qual for o nome final) chega para brigar de igual para igual com a Fiat Toro, a Chevrolet Montana e outras concorrentes.
A expectativa é que ela chegue às lojas entre 2026 e 2027, e, pelo que estamos vendo, a espera pode valer a pena. A VW está investindo pesado para garantir que sua nova picape seja competitiva em todos os aspectos. Enquanto isso, a Fiat Toro e as demais rivais já podem começar a se preparar, porque a concorrência está chegando com tudo!
E aí, animado para conhecer a nova picape da Volkswagen? Conta pra gente nos comentários o que você espera desse lançamento!