Quanto você pagaria por um Chevrolet Caravan Comodoro 1990 ainda 0km em pleno 2024? Pois é, você leu certo: recentemente, uma verdadeira relíquia automotiva foi encontrada e avaliada em impressionantes R$ 315 mil. O carro, descoberto por Reginaldo de Campinas, é um exemplar raro da Caravan Comodoro de 1990, na versão de duas portas, com motor 2.5 L a gasolina, câmbio mecânico e na clássica cor cinza.
O Chevrolet Caravan, derivado do famoso Opala, foi lançada no Brasil em 1974 e logo conquistou o coração dos brasileiros. Produzido até 1992, o Caravan se tornou um ícone de sua época e, até hoje, mantém seu status como objeto de desejo, especialmente entre os colecionadores. E, com essa descoberta recente, fica claro que a relíquia ainda tem muito a oferecer no mercado automotivo atual.
O Valor de Mercado de uma Relíquia
É claro que o valor de R$ 315 mil não reflete o preço de qualquer Caravan 1990 encontrada por aí e o preço da Tabela Fipe é bem diferente. Porém, este exemplar específico é uma verdadeira peça de coleção, com apenas alguns quilômetros rodados, o que justifica o preço tão elevado. No entanto, até modelos com quilometragem mais alta estão sendo vendidos por valores surpreendentes, o que só reforça o status de colecionável que a Caravan conquistou ao longo dos anos.
Embora o valor de mercado para um Chevrolet Caravan 1990 varie bastante, especialmente com o aumento da procura entre os colecionadores, o fato é que esses carros continuam a ser uma excelente atrativo para quem busca algo único e com um toque nostálgico da história automobilística do Brasil.
Ficha Técnica – Chevrolet Caravan Comodoro 1990
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 16 s
- Velocidade máxima: 152 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Quantidade de marchas: 5
- Tração: Traseira
Motor
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 2471 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: 151
- Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
- Curso do pistão: 76,2 mm
- Diâmetro do cilindro: 101,6 mm
- Disposição do motor: Longitudinal
- Instalação do motor: Dianteiro
- Peso/potência: 15,7 kg/cv
- Peso/torque: 75,4 kg/kgfm
- Potência específica: 33,2 cv/litro
- Potência máxima: 82 cv a 4400 rpm
- Razão de compressão: 8:1
- Torque específico: 6,9 kgfm/litro
- Torque máximo: 17,1 kgfm a 2500 rpm
- Tuchos: Hidráulicos
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Altura: 1391 mm
- Bitola dianteira: 1432 mm
- Bitola traseira: 1410 mm
- Carga útil: 500 kg
- Comprimento: 4812 mm
- Distância entre-eixos: 2667 mm
- Largura: 1766 mm
- Peso: 1290 kg
- Porta-malas: 774 litros
- Tanque de combustível: 84 litros
- Vão livre do solo: 147 mm
Pneus
- Altura do flanco: 137 mm
- Dianteiros: 195/70 R14
- Estepe: 195/70 R14
- Traseiros: 195/70 R14
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 11,5 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos com mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (G): 848 km
- Urbana (G): 596 km
Consumo
- Rodoviário (G): 10,1 km/l
- Urbano (G): 7,1 km/l
Em conclusão, o Chevrolet Caravan 1990 é mais do que um carro antigo; é uma relíquia que resgata toda a história de uma época em que os carros eram feitos para durar e impressionar. A avaliação de R$ 315 mil é um reflexo da valorização desse modelo, que, além de sua importância histórica, representa o desejo de muitos colecionadores em ter uma peça rara e única em sua garagem. Se você é fã de clássicos ou apenas curioso sobre o impacto das relíquias no mercado automotivo, a Caravan 1990 é, sem dúvida, uma história que vale a pena ser contada e admirada.