Corolla Cross que se cuide, Peugeot 2008 Hybrid chega em Maio

0
2366

O mercado de SUVs no Brasil está prestes a ficar ainda mais competitivo. Programado para maio de 2025, o Peugeot 2008 Hybrid promete acirrar a disputa com modelos já consagrados como o Corolla Cross e o Chevrolet Tracker. A Peugeot, que melhorou muito seus carros nos últimos anos, vem ganhando destaque com produtos de qualidade e está pronta para entrar com força no segmento híbrido.

Peugeot 2008 Hybrid / Foto: Peugeot
Peugeot 2008 Hybrid / Foto: Peugeot

Um novo capítulo para a Peugeot no Brasil

Se no passado os carros da Peugeot eram vistos com desconfiança, hoje a história é outra. Desde que passou a integrar o grupo Stellantis, a marca francesa vem colhendo frutos importantes. Um exemplo disso é o Peugeot 208, que se tornou o seminovo mais valorizado de 2024, segundo a Mobiauto. Esse reconhecimento só reforça que a Peugeot conseguiu dar a volta por cima.

Agora, o foco está em expandir o sucesso para o mercado de SUVs híbridos. O Peugeot 2008, que já ganhou uma nova geração recentemente, será o próximo modelo a receber a tecnologia híbrida leve da Stellantis.

Peugeot 2008 Hybrid / Foto: Peugeot
Peugeot 2008 Hybrid / Foto: Peugeot

Tecnologia híbrida leve com eficiência e economia

O novo Peugeot 2008 Hybrid será equipado com o motor 1.0 turbo flex, capaz de gerar até 130 cv de potência e 200 Nm de torque, combinado com um motor elétrico de 12 volts que entrega 3 kW (ou 4 cv). Esse sistema, conhecido como Bio-Hybrid, não só reduz o consumo de combustível, mas também melhora o desempenho em acelerações e subidas.

Além disso, o modelo contará com uma bateria de íons de lítio que trabalha em conjunto com o motor elétrico para oferecer um leve “boost” em momentos de maior exigência, como ultrapassagens. O câmbio será o CVT automático já conhecido nos modelos turbo da marca.

Foto: Peugeot
Foto: Peugeot

O sistema híbrido leve utilizado no 2008 não requer carregamento em tomadas. A energia é regenerada durante frenagens e desacelerações, tornando o veículo mais prático para o uso diário. O objetivo principal dessa tecnologia é melhorar o consumo e a eficiência energética, sem grandes alterações no desempenho geral.

Foto: Peugeot
Foto: Peugeot

O que esperar do Peugeot 2008 Hybrid?

Com a adoção dessa motorização híbrida leve, o Peugeot 2008 Hybrid segue a mesma estratégia de outros modelos da Stellantis, como o Fiat Pulse e o Fastback Hybrid. Essa abordagem permite atender às novas normas ambientais do Proconve L8 e oferecer uma alternativa mais econômica aos consumidores.

Foto: Peugeot
Foto: Peugeot

A expectativa é que o modelo combine o visual moderno e sofisticado do 2008 com a eficiência da nova motorização. Tudo isso deve tornar o SUV ainda mais atraente para quem busca um carro estiloso, econômico e alinhado com as tendências de sustentabilidade.

Foto: Peugeot
Foto: Peugeot

Ficha Técnica – Peugeot 2008 Hybrid

Especificações Gerais

  • Combustível: Mild Gasolina
  • Cilindrada: 1.199 cm³ / 73.2 cu-in
  • Arquitetura do Motor: Em linha, 3 cilindros
  • Potência: 136 PS (134 HP / 100 kW)
  • Torque: 230 Nm (169 lb-ft)
  • Velocidade Máxima: 206 km/h (128 mph)
  • Consumo Médio (WLTP): 20.4 km/l (4.9 L/100 km)
  • Carroceria: SUV, 5 portas
  • Geração: 2008 II

Motor a Combustão

  • Código do Motor: PSA Puretech EB2ADTS
  • Alimentação: Injeção Direta
  • Aspiração: Turbo Intercooler
  • Disposição: Transversal (Frente)
  • Diâmetro x Curso dos Pistões: 75 mm x 90.5 mm (2.95 x 3.56 polegadas)
  • Válvulas: 12
  • Taxa de Compressão: 10.5
  • Potência: 136 PS (134 HP / 100 kW) @ 5500 rpm
  • Torque: 230 Nm (169 lb-ft) @ 1750 rpm
  • Transmissão: Automática Dual-clutch, 6 marchas
  • Tração: Dianteira (FWD)

Sistema Híbrido e Motor Elétrico

  • Potência Total (Combustão + Elétrico): 136 PS (134 HP / 100 kW)
  • Torque Total: 230 Nm (169 lb-ft)
  • Potência do Motor Elétrico: 21 PS (21 HP / 15 kW)
  • Torque do Motor Elétrico: 55 Nm (40 lb-ft)
  • Tipo do Motor Elétrico: Motor Síncrono de Ímã Permanente (PSM)
  • Número de Motores Elétricos: 1

Consumos, Emissões e Autonomia

  • Consumo (WLTP):
    • Baixo: 23.8 km/l (4.2 L/100 km)
    • Médio: 23.8 km/l (4.2 L/100 km)
    • Alto: 22.2 km/l (4.5 L/100 km)
    • Extra Alto: 16.9 km/l (5.9 L/100 km)
    • Médio Geral: 20.4 km/l (4.9 L/100 km)
  • Autonomia (WLTP): 897 km (557 milhas)
  • Capacidade do Tanque: 44 L (11.6 galões US / 9.7 galões UK)
  • Emissões de CO2 (WLTP): 110 g/km
  • Norma de Emissões: Euro 6d

Desempenho

  • Velocidade Máxima: 206 km/h (128 mph)
  • Aceleração 0-100 km/h: 8.3 segundos

Dimensões e Peso

  • Distância entre Eixos: 260.5 cm (102.56 polegadas)
  • Comprimento: 430.4 cm (169.45 polegadas)
  • Largura: 177.0 cm (69.69 polegadas)
  • Altura: 152.3 cm (59.96 polegadas)
  • Peso: 1.372 kg (3.025 lbs)
  • Relação Peso/Potência: 10.1 kg/HP
  • Capacidade do Porta-Malas:
    • Normal: 434 L (15.3 cu-ft)
    • Com bancos rebatidos: 1.467 L (51.8 cu-ft)

Freios, Pneus, Direção e Suspensão

  • Freios Dianteiros: Discos Ventilados (302 mm / 11.89 polegadas)
  • Freios Traseiros: Discos (249 mm / 9.8 polegadas)
  • Pneus: 215/65 R16 (frente e traseira)
  • Diâmetro de Giro: 10.4 m (34.1 pés)
  • Suspensão Dianteira: Independente, McPherson, Molas Helicoidais
  • Suspensão Traseira: Eixo de torção, Molas Helicoidais
Foto: Peugeot
Foto: Peugeot

Dessa forma, a chegada do Peugeot 2008 Hybrid marca um passo importante para a Peugeot no Brasil e promete mexer com o mercado de SUVs. Modelos como o Corolla Cross e o Tracker certamente terão um novo concorrente à altura, ainda mais com a combinação de tecnologia, economia e design que o 2008 Hybrid apresenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui