A espera está acabando! A nova Mitsubishi Triton L200 está chegando ao Brasil e promete revolucionar o segmento das picapes médias. Com design moderno, mais tecnologia e uma proposta totalmente diferente, a sexta geração da Triton chega em janeiro de 2025 às concessionárias já como linha 2026. Produzida em Catalão (GO), a picape que entrará em pré-venda já nos próximos dias, é a aposta principal da Mitsubishi para se destacar ainda mais no mercado brasileiro e rivalizar com Ford Ranger e Toyota Hilux.
Evolução em Todos os Sentidos
A nova pickup Triton passou por uma transformação completa após oito anos de sua última grande atualização. Apesar de a geração atual ainda permanecer em linha por um tempo, a novidade chega com nada menos que seis versões, pensadas tanto para uso urbano quanto para o trabalho pesado no campo. Confira os preços:
- GL MT: R$ 249.990 (venda direta)
- GL AT: R$ 259.990 (venda direta)
- GLS: R$ 265.990
- HPE: R$ 284.990
- HPE-S: R$ 314.990
- Katana: R$ 329.990
Dimensões e Capacidades
A nova Triton ganhou dimensões mais generosas:
- Comprimento: 5,36 metros (+8 cm)
- Largura: 1,93 m (+1 cm)
- Altura: 1,81 m (+2 cm)
- Distância entre-eixos: 3,13 m (+13 cm)
Esses números trazem melhorias na estabilidade, conforto e capacidade de carga. A picape agora pode carregar 1.080 kg e rebocar até 3.500 kg com freio.
Motorização e Desempenho
A Triton mantém o confiável motor MIVEC 2.4 turbodiesel com atualizações que elevam a potência para 205 cv e o torque para 47,9 kgfm. Assim, esses números garantem um desempenho superior em relação à geração anterior, que entregava 190 cv e 43 kgfm.
Outro destaque é o sistema twin-turbo, que melhora a resposta do motor, enquanto o novo turbo maior ajuda a reduzir o famoso turbo lag. Para atender às normas ambientais do Proconve L8, a picape agora utiliza o Arla 32 com um tanque dedicado de 17 litros.
Tecnologia 4×4 e Conforto
Todas as versões são 4×4, mas somente a versão GL MT oferece câmbio manual. As demais contam com câmbio automático de seis marchas. Além disso, as versões topo de linha, HPE-S e Katana, trazem o sistema Super Select II com modos de tração avançados, incluindo:
- 2H: Tração traseira
- 4H: Tração integral
- 4HLc: Tração 4×4 com diferencial central bloqueado
- 4LLc: Tração 4×4 com diferencial central bloqueado e reduzida
Além disso, há modos específicos para terrenos difíceis, como lama (Mud), areia (Sand) e pedras (Rock).
Design Imponente e Interior Sofisticado
No visual, a nova Triton impressiona e esbanja atributos. A grade frontal alta e imponente, combinada com os faróis modernos, transmite imponência. O design lateral é marcado por vincos fortes, enquanto a traseira apresenta lanternas verticais com assinatura em formato de “T”.
No interior, o capricho nos acabamentos é evidente: couro com costuras pespontadas, ar-condicionado digital de duas zonas, carregador por indução e multimídia de 9 polegadas com espelhamento sem fio. Dessa forma, tudo foi minuciosamente pensado para proporcionar conforto e praticidade.
Ficha Técnica – Nova L200 Triton 2025/2026
Aparência Externa
- Aerofólio traseiro: integrado à tampa da caçamba, na cor do veículo.
- Alargadores de para-lamas: acabamento em preto brilhante.
- Capota marítima: disponível como acessório.
- DRL (Luzes de condução diurna): tecnologia LED.
- Engate traseiro: com gancho de reboque e tomada elétrica integrada (acessório).
- Estribos laterais: na cor “Dark Titanium”.
- Faróis e faróis de neblina: ambos em LED.
- Ganchos internos na caçamba: 4 unidades.
- Grade dianteira: na cor do veículo.
- Lanternas traseiras: em LED.
- Maçanetas das portas e tampa da caçamba: em preto brilhante.
- Moldura da tampa da caçamba: com câmera de ré integrada.
- Para-choques:
- Dianteiro: na cor do veículo.
- Traseiro: em preto brilhante com skid plate integrado na cor “Dark Titanium”.
- Protetor de caçamba: em x-liner.
- Rack de teto: em preto brilhante.
- Retrovisores externos: ajustáveis e rebatíveis eletricamente, na cor preto brilhante, com luzes indicadoras de direção em LED, sistema anti-embaçamento e alerta de ponto cego.
- Santo-antônio: estilizado, na cor preto brilhante com detalhes em “Dark Titanium”.
Conforto e Conveniência
- Piloto automático adaptativo (ACC).
- Ar-condicionado digital dual zone.
- Bancos:
- Motorista com ajustes elétricos.
- Revestidos em couro com costuras laranja.
- Porta-objetos: bolsos para smartphones e tablets atrás do banco dianteiro.
- Câmera 360°.
- Carregador de smartphone sem fio.
- Circulador de ar: no teto para passageiros traseiros.
- Direção: com assistência elétrica.
- Display digital: tela de 7″ colorida e de alto contraste no painel.
- Acabamentos: forro do teto e colunas em preto.
- Porta-luvas: inferior com chave e superior com tampa.
- Sensores automáticos:
- Chuva.
- Crepuscular (faróis automáticos).
- Sensores de estacionamento: dianteiros e traseiros.
- Sistema de tampa da caçamba: assistência para abertura e fechamento.
- Tomadas e portas USB:
- Tomadas 12V: 2 (painel e console central).
- Portas USB: 2 padrão (painel e traseira) e 2 tipo C (painel e traseira).
- TPMS: monitoramento de pressão dos pneus com indicação por roda.
- Volante: revestido em couro, com comandos de áudio, piloto automático adaptativo, computador de bordo e telefone.
Áudio e Multimídia
- Sistema de som:
- 4 alto-falantes de 45W e 2 tweeters.
- Multimídia com tela de 9″ touch screen, Apple CarPlay sem fio, Android Auto, GPS offline, Bluetooth, comandos de voz e 2 entradas USB.
Segurança
- Airbags: 7 (frontais, laterais, de cortina e para o joelho do motorista).
- Assistentes e sistemas de controle:
- ASC: Controle ativo de estabilidade.
- ATC: Controle ativo de tração.
- AYC: Vetorização de torque.
- HSA: Assistente de partida em rampa.
- HDC: Controle de descida.
- BSW: Monitoramento de pontos cegos.
- LDW: Aviso de saída de faixa.
- ESS: Sinal de parada de emergência.
- FCM: Frenagem autônoma de emergência.
- TSA: Assistência para reboques.
- Outros:
- ISOFIX para cadeirinhas infantis.
- Coluna de direção e pedais colapsáveis.
- Travas de segurança para crianças nas portas traseiras.
Motorização
- Motor: 2.4L Bi-Turbo Diesel, Super High Power (SHP).
- Potência: 205 cv @ 3.500 rpm.
- Torque: 47,9 kgf.m entre 1.500 e 2.750 rpm.
Transmissão e Tração
- Câmbio: automático de 6 marchas com Sport Mode.
- Tração: 4×4 com modos:
- 2H (traseira).
- 4H (integral).
- 4HLc (parcial).
- 4LLc (parcial reduzida).
- Engates entre 2H e 4H até 100 km/h.
Chassi e Suspensão
- Chassi: nova estrutura “Mega Frame”.
- Suspensão:
- Dianteira: Double Wishbone com molas helicoidais.
- Traseira: eixo rígido com molas semi-elípticas.
Dimensões
- Comprimento: 5.360 mm.
- Largura: 1.930 mm.
- Altura: 1.815 mm.
- Entre-eixos: 3.130 mm.
- Altura livre do solo: 222 mm.
- Ângulos: entrada (29º), rampa (23,4º), saída (23,4º).
- Tanque de combustível: 76 L.
Caçamba
- Dimensões internas:
- Comprimento: 1.555 mm.
- Largura: 1.545 mm.
- Altura: 525 mm.
Rodas e Pneus
- Rodas de liga leve preto brilhante, 18″ x 7,5″.
- Pneus: 265/60 R18.
Em resumo, com muitas qualidades, a nova Mitsubishi L200 Triton chega com força para se destacar no segmento de picapes médias. Com mais potência, tecnologia e um design renovado, ela tem tudo para conquistar tanto os consumidores fiéis quanto novos adeptos. No entanto, a concorrência no mercado brasileiro de picapes é acirrada, com a Toyota Hilux liderando e a nova Ford Ranger ganhando espaço rapidamente. Apesar dos desafios, a L200 Triton demonstra grande potencial para conquistar seu espaço.