O Ford Mustang Shelby GT500 é uma das versões mais icônicas e potentes da série Mustang da Ford. Criado como uma homenagem ao ex-piloto e visionário Carroll Shelby, também responsável pelo lendário modelo Cobra, o GT500 combina história, desempenho e design em um único automóvel.
O Charmoso Modelo de 2007
A versão de 2007 do Ford Mustang GT500 é especial por sua proposta de “velho novo design”. Em vez do tradicional logotipo do cavalo galopante, ela apresenta cobras prateadas como emblemas, reforçando sua identidade Shelby. Apesar disso, seu DNA Mustang permanece evidente, com linhas inspiradas nos GT500 originais dos anos 60 e 70.
Alguns elementos de design conectam o modelo de 2007 às suas raízes históricas, como as aberturas no capô que ajudam a dissipar o calor do motor e o spoiler traseiro, uma clara referência aos primeiros modelos Shelby. Esses detalhes fazem do carro não apenas um ícone de desempenho, mas também uma peça de colecionador.
Valor e Exclusividade
O Ford Mustang Shelby GT500 de 2007 é reconhecido como um carro lendário. Seu preço na Tabela Fipe é de R$ 243.750,00, mas unidades raras com baixa quilometragem podem alcançar valores ainda mais altos no mercado de colecionadores. Esse status reflete sua exclusividade e o apelo duradouro entre os fãs de automóveis.
Motorização
O Mustang GT 2007 é equipado com um motor V8 Modular de 4.6 litros SOHC (Single Overhead Camshaft). Este motor faz parte da renomada linha de motores da Ford, projetada para entregar alta performance com confiabilidade.
Potência e Desempenho
- Potência: O motor V8 entrega 300 cavalos de potência a 5.750 rpm.
- Torque: Gera um torque de 44,9 kgfm a 4.500 rpm, garantindo acelerações rápidas e força em baixa rotação.
- Transmissão: Pode ser combinado com uma transmissão manual de 5 marchas (Tremec TR-3650) ou uma transmissão automática de 5 marchas (Ford 5R55S).
- Tração: O modelo mantém a tradicional tração traseira (RWD), característica marcante dos muscle cars.
Essas características tornam o Mustang GT 2007 uma escolha emblemática para quem busca um carro potente e com um design clássico, mas com toques modernos para a época.
Ficha Técnica – Ford Mustang 2007 Shelby GT
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 5,5 s
- Velocidade máxima: 230 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Conversor de torque
- Câmbio: Automático
- Quantidade de marchas: 5
- Tração: Traseira
Motor
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 4601 cm³
- Cilindros: 8 em V
- Comando de válvulas: Único no cabeçote, acionado por corrente
- Curso do pistão: 90 mm
- Diâmetro do cilindro: 90,2 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 5,3 kg/cv
- Peso/torque: 36,3 kg/kgfm
- Potência específica: 66,1 cv/litro
- Potência máxima: 304 cv a 5750 rpm
- Razão de compressão: 9,8:1
- Rotação máxima: 6250 rpm
- Torque específico: 9,6 kgfm/litro
- Torque máximo: 44,3 kgfm a 4500 rpm
- Válvulas por cilindro: 3
Dimensões
- Altura: 1407 mm
- Bitola dianteira: 1582 mm
- Bitola traseira: 1587 mm
- Comprimento: 4765 mm
- Distância entre-eixos: 2720 mm
- Largura: 1877 mm
- Peso: 1606 kg
- Porta-malas: 371 litros
- Tanque de combustível: 60 litros
Pneus
- Dianteiros: 235/55 R17
- Traseiros: 235/55 R17
- Altura do flanco: 129 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 2,24 m²
- Área frontal corrigida: 0,784 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,35
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 11,5 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, com braços sobrepostos e mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Disco ventilado
Autonomia
- Rodoviária (G): 444 km
- Urbana (G): 264 km
Consumo
- Rodoviário (G): 7,4 km/l
- Urbano (G): 4,4 km/l
Dessa forma, o Ford Mustang Shelby GT500 2007 é mais do que um carro; é uma lenda viva que mistura a potência de um motor V8 com um design nostálgico e funcional. Com sua herança histórica, desempenho robusto e exclusividade, ele continua a atrair olhares e a conquistar corações de entusiastas de todo o mundo. Um verdadeiro ícone que celebra o legado de Carroll Shelby e a paixão pela alta performance.