A Geely anunciou no Salão do Automóvel de São Paulo que vai iniciar sua produção nacional em 2026. O EX5 EM-i será o primeiro modelo da marca feito no país e começa a ser vendido no primeiro semestre, ainda importado. Depois, no segundo semestre, ele passa a sair do Complexo Ayrton Senna, no Paraná, o que sinaliza um passo importante para a operação brasileira.

Além disso, essa decisão faz parte do avanço da parceria industrial entre Renault e Geely, que direciona R$ 3,8 bilhões para desenvolver e produzir veículos eletrificados no Brasil. Com isso, a marca passa a ocupar um espaço maior dentro da transformação do mercado.
Plataforma global e foco em eficiência
O EX5 EM-i estreia no país a plataforma GEA (Global Intelligent Electric Architecture). Como foi criada especialmente para híbridos e elétricos, ela prioriza eficiência energética, rigidez estrutural e melhor uso do espaço.
Enquanto isso, o modelo já atua na China com o nome Galaxy Starship 7. Lá, ele entrega até 200 km de autonomia elétrica no ciclo CLTC e se destaca por um conjunto híbrido que combina:
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Motor 1.5 aspirado de 111 cv
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Motor elétrico de até 238 cv
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Consumo com bateria descarregada de 3,75 L/100 km
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Autonomia total de até 1.420 km
Além do conjunto mecânico, o SUV traz uma cabine atualizada e mais tecnológica. O interior inclui multimídia de 15,4’’, ADAS H3, estacionamento automático, HUD, sistema Flyme Auto, chip Dragon Eagle One e assentos dianteiros com massagem. Com 4,74 metros de comprimento e 2,75 metros de entre-eixos, o modelo fica acima de concorrentes como Song Plus e Haval H6.
Expansão global e plano brasileiro
O grupo Geely atua em 90 mercados e soma cerca de 140 mil colaboradores, além de controlar marcas como Volvo, Polestar, Lotus, Lynk & Co e Zeekr. Por isso, a expansão no Brasil segue um plano mais amplo, que inclui 40 concessionárias até 2026. Paralelamente, o EX5 EM-i já passa por calibração e testes no país, etapa que antecede a produção e ajuda a adaptar o carro ao uso local.
Linha eletrificada no Salão do Automóvel
No evento, a Geely colocou em destaque não só o futuro híbrido nacional, mas também dois modelos elétricos. O EX5 global já está presente em mais de 90 países, enquanto o EX2 aparece como o elétrico urbano mais vendido da China. Além disso, a marca montou uma área interativa para explicar os benefícios da eletrificação, o que aproxima o público das novas tecnologias.
A produção nacional do EX5 EM-i abre um ciclo novo para a Geely no Brasil. Além de reduzir custos e ampliar competitividade, o movimento coloca o país dentro da rota global da empresa e fortalece o segmento de híbridos plug-in por aqui.









