Guardado por 34 anos, Fiat Uno é vendido por mais de R$ 100 mil

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Um Fiat Uno Mille 1.0, preservado como se tivesse saído da fábrica, foi vendido recentemente por mais de R$ 100 mil em pleno 2024. O modelo, guardado por 34 anos, chamou a atenção durante o Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, realizado em junho passado.

Fiat Uno Mille 1990/1991 / Foto: Reginaldo de Campinas
Fiat Uno Mille 1990/1991 / Foto: Reginaldo de Campinas

Fiat Uno preservado como novo após 34 anos

O Fiat Uno Mille 1990/1991, na cor vermelha, ainda tinha apenas 65 km rodados quando foi negociado. O veículo foi vendido por Reginaldo de Campinas, famoso por descobrir raridades automotivas, a um colecionador do interior de São Paulo. A originalidade do hatch, nunca emplacado e com todos os plásticos protetores intactos, fez com que ele alcançasse esse valor elevado.

Fiat Uno Mille 1990/1991 / Foto: Reginaldo de Campinas
Fiat Uno Mille 1990/1991 / Foto: Reginaldo de Campinas

A história curiosa por trás do Fiat Uno

A história desse Fiat Uno é no mínimo curiosa. O primeiro dono ganhou o carro em um bingo, mas como não sabia dirigir e não tinha carteira de habilitação, decidiu deixá-lo guardado na garagem de sua casa, em Colatina, Espírito Santo. Após mais de 30 anos sem rodar, o carro foi passado para um novo dono, que o confiou a Reginaldo para encontrar um comprador em Águas de Lindóia.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Originalidade preservada aumenta o valor

Com sua originalidade preservada e praticamente zero-quilômetro, esse Fiat Uno se tornou um exemplo do valor que a história e a preservação podem agregar a um veículo clássico.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Fiat Uno Mille 1990/1991 / Foto: Reginaldo de Campinas
Fiat Uno Mille 1990/1991 / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – Fiat Uno Mille 1991

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 18,3 s
  • Velocidade máxima: 142 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Código do câmbio: C506
  • Marchas: 5
  • Tração: Dianteira

Motor

  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 994 cm³
  • Cilindros: 4 em linha
  • Código do motor: Fiasa
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote, correia dentada
  • Curso do pistão: 54,8 mm
  • Diâmetro do cilindro: 76 mm
  • Disposição: Transversal
  • Instalação: Dianteiro
  • Peso/potência: 14,7 kg/cv
  • Peso/torque: 103,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 54,7 cv/litro
  • Potência máxima: 54,4 cv a 5750 rpm
  • Razão de compressão: 8,6:1
  • Torque específico: 7,7 kgfm/litro
  • Torque máximo: 7,7 kgfm a 2750 rpm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2

Dimensões

  • Altura: 1445 mm
  • Bitola dianteira: 1337 mm
  • Bitola traseira: 1362 mm
  • Carga útil: 400 kg
  • Comprimento: 3644 mm
  • Distância entre-eixos: 2361 mm
  • Largura: 1548 mm
  • Peso: 798 kg
  • Porta-malas: 290 litros
  • Tanque de combustível: 55 litros
  • Vão livre do solo: 139 mm

Pneus

  • Altura do flanco: 116 mm
  • Dianteiros: 145/80 R13
  • Traseiros: 145/80 R13
  • Estepe: 145/80 R13

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,9 m²
  • Área frontal corrigida: 0,684 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,36

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro mínimo de giro: 10,4 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas
  • Traseira: Independente, McPherson

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária (G): 853 km
  • Urbana (G): 649 km

Consumo

  • Rodoviário (G): 15,5 km/l
  • Urbano (G): 11,8 km/l

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