Seria muita audácia imaginar que, a curto prazo, a nova pickup BYD Shark poderia ameaçar ou causar qualquer susto na líder indiscutível do segmento, a Toyota Hilux. Mas com tanta tecnologia e uma pegada ousada, a BYD Shark pode dar trabalho no longo prazo.
Tecnologia Híbrida e Desempenho
A nova pickup da montadora chinesa vai estrear no Brasil com uma tecnologia híbrida plug-in e um visual que promete ser diferente de tudo que já vimos. No exterior, o preço da Shark pode até ser mais competitivo que o da Ford Ranger e da Toyota Hilux, mas com nossa alta carga tributária, o preço no Brasil pode não ser tão atrativo. Só saberemos exatamente quando ela chegar às concessionárias agora em Outubro.
A BYD Shark é a primeira picape da marca a adotar essa tecnologia híbrida plug-in, feita para encarar qualquer desafio off-road. Sob o capô, a Shark traz um motor 1,5 turbo a gasolina, que trabalha em conjunto com dois motores elétricos – 170 kW/310 Nm no eixo dianteiro e 150 kW/340 Nm no eixo traseiro. Juntos, eles entregam uma potência combinada de impressionantes 430 cavalos.
Autonomia e Consumo
Em termos de potência, a nova BYD Shark faz de 0 a 100 km/h em incríveis 5,7 segundos, já a autonomia elétrica é de 100 km, sendo que a autonomia híbrida alcança a marca de 840 km com a bateria de 29,6 kWh. O que não é nada mal para uma pickup que certamente valerá cada centavo pago.
Dimensões e Capacidade
A nova BYD Shark possui dimensões generosas, sendo que seus motores elétricos desempenharão um papel principal no acionamento tanto das rodas dianteiras quanto traseiras. Enquanto isso, o motor a gasolina só gira as rodas dianteiras, conforme gráficos técnicos divulgados pela montadora.
Em relação ao tamanho, a Shark mede 5.457 mm de comprimento e tem um entre-eixos de 3.260 mm. A picape acomoda até cinco pessoas e pode rebocar até 2.500 kg, com uma carga útil de 835 kg. Parece que a Hilux vai ter uma nova concorrente de peso para enfrentar nos próximos anos!