Melhor que Compass? Novo GAC GS4 Deve Custar de R$ 150 a 200 mil

0
1223

GAC Motor, mais uma marca chinesa a desembarcar no Brasil, está pronta para sacudir o mercado de SUVs com o GS4, também conhecido como Emkoo em outros mercados. Esse SUV médio promete brigar de frente com modelos consagrados como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, mas com um preço que deve variar entre R$ 150 mil e 200 mil. Será que ele tem o que é preciso para conquistar os brasileiros? Vamos descobrir!

GS4 / Foto: GAC
GS4 / Foto: GAC

Porte avantajado e espaço interno

Uma das grandes apostas do GS4 está no seu porte generoso. Com 4,68 metros de comprimento, ele é cerca de 30 cm maior que os SUVs compactos e 20 cm a mais que os médios. O entre-eixos de 2,72 metros garante um espaço interno excelente, especialmente para os passageiros do banco traseiro. E não para por aí: o porta-malas também impressiona, com 490 litros de capacidade, segundo a GAC do Chile. Ou seja, é um carro que promete unir conforto e praticidade.

Por dentro, o GS4 segue a mesma linha de qualidade do seu irmão menor, o GS3. Os materiais são de boa qualidade, a montagem é bem-feita, e o design é limpo e moderno, com poucos botões aparentes. A principal diferença está na tela multimídia central, que no GS4 Max é muito maior e mais generosa, garantindo um toque de sofisticação ao interior.

Foto: GAC
Foto: GAC

Design marcante e imponente

O visual do GS4 Max é outro ponto que chama a atenção. A grade frontal grande e os faróis afilados são o cartão de visitas do modelo, transmitindo uma sensação de imponência e modernidade. As curvas são mais sóbrias, com vinco marcantes que reforçam a personalidade do SUV. As caixas de rodas generosas e a linha de cintura alta dão um ar esportivo ao veículo, enquanto a traseira com queda cupê lembra um pouco os designs da Toyota e da Lexus.

Ainda não se sabe se o modelo será lançado aqui como GS4 ou Emkoo, nome usado em mercados como o Chile. A escolha da nomenclatura pode ser crucial, já que nomes muito diferentes podem causar estranhamento em alguns consumidores. Por enquanto, a aposta da GAC parece ser em manter a nomenclatura com letras e números, algo mais familiar ao público brasileiro.

Foto: GAC
Foto: GAC

Motorização e futuro híbrido

Sob o capô, o GS4 Max deve chegar ao Brasil com um motor 1.5 turbo, que entrega 177 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O que chama a atenção aqui é que, ao contrário de outras marcas chinesas como BYD e GWM, que estão focadas em carros elétricos e híbridos, a GAC optou por começar com um modelo a gasolina. No entanto, a empresa já adiantou que está desenvolvendo uma versão híbrida plug-in do GS4, que pode chegar ao Brasil em um segundo momento.

Essa estratégia faz sentido quando olhamos para o cenário brasileiro. Segundo dados da Fenabrave, apenas 8,74% dos carros emplacados entre janeiro e outubro de 2024 eram híbridos ou elétricos. Além disso, a infraestrutura para carros eletrificados ainda está em desenvolvimento no país, o que justifica a aposta inicial em modelos a combustão.

Foto: GAC
Foto: GAC

A estratégia da GAC no Brasil

GAC Motor não está de brincadeira quando o assunto é o mercado brasileiro. A marca planeja investir US$ 1 bilhão no país até 2030, com planos de até abrir uma fábrica por aqui. Só em 2025, serão sete lançamentos, sendo cinco no primeiro semestre e dois no segundo. A linha de veículos elétricos da submarca Aion será a primeira a chegar, com modelos como o SUV médio Y, o hatch compacto UT e o sedã RT. Depois, virão os híbridos e os modelos a combustão, como o GS4.

Foto: GAC
Foto: GAC

Outro acerto da GAC é focar no segmento de SUVs, que domina o mercado brasileiro. Em 2024, os SUVs foram responsáveis por 48,15% das vendas de carros de passeio novos, segundo a Fenabrave. Com o GS4, a marca espera conquistar uma fatia desse mercado, oferecendo um produto que combina porte, tecnologia e preço competitivo.

Foto: GAC
Foto: GAC

Vale a pena esperar pelo GS4?

GAC GS4 chega ao Brasil com a missão de competir com modelos já consolidados, como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross. Com um porte avantajadoespaço interno generosodesign moderno e uma motorização turbo, ele tem tudo para chamar a atenção dos brasileiros. Além disso, a estratégia da GAC de começar com modelos a combustão e, posteriormente, trazer versões híbridas e elétricas, parece alinhada com as necessidades e preferências do mercado local.

GS4 / Foto: GAC
GS4 / Foto: GAC

Claro, ainda há desafios pela frente, como a aceitação de uma marca nova e a escolha da nomenclatura certa. Mas, se a GAC conseguir entregar um produto de qualidade e com um preço justo, o GS4 pode se tornar uma opção interessante para quem busca um SUV médio completo e cheio de personalidade.

E aí, o que você acha? O GS4 tem o que é preciso para superar o Compass e outros rivais? Conta pra gente nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui