Moderna e arrojada: Honda lança a CRF 300F 2026

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A Honda sempre teve forte presença no mundo das motos de trilha no Brasil. Tudo começou em 2006 com a CRF 230F, produzida em Manaus (AM). Confiável e leve, ela conquistou rapidamente quem gosta de trilhas, enduros e ralis. Além disso, muitos passaram a utilizá-la como ferramenta de trabalho em sítios e fazendas.

Em 2018, a linha evoluiu para a CRF 250F, que trouxe um motor 20% mais potente que o da 230F. Além disso, o modelo ganhou chassi totalmente novo, suspensões e freios aprimorados, além do visual marcante do design “Red Rider”.

Honda CRF 300F

Agora, em 2026, a Honda apresenta a terceira geração dessa trilheira Made in Brasil: a CRF 300F. Assim, ela traz melhorias importantes e novidades pensadas para pilotos experientes e iniciantes.

Visual e ergonomia

A nova CRF 300F traz aletas laterais do tanque inspiradas na CRF 450R/RX. Além disso, o sistema de fixação das laterais passou a ser feito por parafusos. O cavalete lateral foi reposicionado, aumentando a distância em relação ao solo e reduzindo o risco de raspar em obstáculos.

O assento mantém o formato estreito e longo, ideal para movimentação do piloto em trilhas. A distância mínima do solo é de 29 cm e o peso a seco é de 119 kg. Dessa forma, a moto continua leve e ágil, mesmo em terrenos mais difíceis.

Motor e desempenho

O motor é totalmente novo para a linha CRF, mas já conhecido: trata-se do OHC refrigerado a ar de 293,5 cm³, usado na CB 300F Twister (2023), na XRE 300 Sahara (2024) e na XR 300L Tornado (2025).

Nesta versão, o motor ganhou radiador de óleo, garantindo melhor refrigeração. Ele entrega 24,6 cv a 7.500 rpm e 2,59 kgfm de torque a 6.000 rpm. Comparado à CRF 250F, isso representa aumento de 11% na potência e 13,6% no torque. Além disso, o acelerador ficou mais responsivo mesmo em rotações baixas.

Honda CRF 300F

O escapamento também evoluiu. O tubo passou de 28,6 mm para 31,8 mm de diâmetro, e a ponteira recebeu uma câmara de compressão modificada. A transmissão agora conta com seis marchas, contra cinco na CRF anterior. Já o pinhão passou de 13 para 14 dentes. Dessa forma, o desempenho melhora e o consumo de combustível reduz.

Suspensão e ciclística

A CRF 300F mantém a filosofia de leveza e eficiência. As suspensões receberam novos ajustes, e o freio dianteiro foi aprimorado. Além disso, vários componentes foram modificados para reduzir peso.

A suspensão dianteira tem tubos de 41 mm com 24 cm de curso, enquanto a traseira usa o sistema Pro-Link com articulações de alumínio. As rodas raiadas são 21 polegadas na frente e 18 atrás, com pneus Pirelli Scorpion XC 80/100 e 100/100, ideais para trilhas.

O freio dianteiro é wave de 240 mm com cáliper de pistão duplo, e o traseiro tem 220 mm com cáliper de pistão simples. Assim, a moto mantém excelente controle em qualquer terreno.

Chegada ao mercado

A Honda CRF 300F estará disponível a partir de setembro de 2025, apenas na cor vermelha. A moto tem garantia de três meses e preço sugerido em São Paulo/SP (sem frete e seguro) de R$ 24.027.

Mesmo focada em trilhas, a moto continua prática: apenas botão de ignição e luz de combustível, sem painel complexo. Portanto, é perfeita para quem busca simplicidade e eficiência off-road.

Honda CRF 300F

A CRF 300F 2026 mantém a tradição das trilheiras Honda, combinando motor potente, ciclística eficiente e ergonomia pensada para o off-road. Além disso, é uma opção confiável tanto para aventuras quanto para uso em fazendas e sítios. Com ela, a Honda reforça sua presença no mercado brasileiro de motos de trilha, entregando uma máquina leve, ágil e moderna para a próxima geração de pilotos.

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