A Xiaomi Auto ultrapassou um marco importante ao chegar a 500 mil veículos entregues desde o início de suas operações, em abril de 2024. Embora seja tradicionalmente conhecida pelos celulares, a marca avança rápido no setor automotivo. Só em novembro de 2025, ela colocou mais de 40 mil unidades nas ruas, o que permite superar com folga a meta inicial de 350 mil veículos para o ano. Todos os números ainda dizem respeito apenas ao mercado chinês, já que a empresa não atua oficialmente no Brasil, mesmo com o crescimento constante de marcas como BYD, GWM e Geely por aqui.

SU7 e YU7 impulsionam o crescimento
O primeiro modelo da fabricante, o sedã elétrico SU7, chegou em março de 2024 e inaugurou a Fase 1 da fábrica. Desde então, a operação funciona em dois turnos para acelerar a produção. Poucos meses depois, em junho, o SUV elétrico YU7 começou a ser produzido na Fase 2 e rapidamente ganhou espaço, sobretudo por competir diretamente com o Tesla Model Y. Como resultado, o utilitário já vende mais que o rival americano na China.
Além disso, a capacidade instalada da Xiaomi Auto já ultrapassa 350 mil carros por ano, enquanto os prazos de entrega ficaram mais curtos. O YU7, por exemplo, que já teve fila de 62 semanas, agora é entregue entre 32 e 38 semanas. O SU7 varia de 6 a 31 semanas, e o SU7 Ultra segue com a espera mais curta, entre 6 e 9 semanas.
Meio milhão com estilo
A unidade de número 500 mil saiu da linha como um YU7 Max Emerald Green, equipado com pacote externo em fibra de carbono, rodas de 20 polegadas e pinças amarelas. O modelo custa cerca de US$ 51.050 (R$ 306,3 mil) e oferece tração integral, potência de 691 cv e autonomia de 760 km no ciclo CLTC. Por isso, ele se tornou um dos destaques da linha.

YU7 supera o Tesla Model Y
Em outubro, a Xiaomi registrou 48.654 vendas no varejo de elétricos na China, de acordo com a CPCA. Desse total, o YU7 respondeu por 33.662 unidades no atacado, superando as aproximadamente 26.100 do Tesla Model Y no mesmo período. Assim, o SUV já acumula mais de 70 mil unidades comercializadas no ano.
Dentro de um mercado com 2,24 milhões de veículos de passageiros em outubro, a Xiaomi ganhou espaço entre as marcas líderes em elétricos. Dessa forma, o YU7 aparece entre os SUVs médios mais vendidos do país.
Resultados financeiros aceleram
No terceiro trimestre de 2025, a Xiaomi registrou US$ 16 bilhões em receita (R$ 96 bilhões), crescimento de 22,3% frente ao mesmo período de 2024. Ao mesmo tempo, o lucro líquido ajustado chegou a US$ 1,60 bilhão (R$ 9,6 bilhões), alta de 80,9%.
A divisão responsável por veículos elétricos, inteligência artificial e inovação somou US$ 4,10 bilhões (R$ 24,6 bilhões). Já os investimentos em pesquisa e desenvolvimento chegaram a US$ 1,29 bilhão (R$ 7,7 bilhões), com expectativa de ultrapassar US$ 4,23 bilhões (R$ 25,4 bilhões) até o fim do ano.
Expansão global começa em 2027
Diante do desempenho acima das projeções, a Xiaomi Auto revisou sua meta e agora espera vender mais de 400 mil veículos em 2025. Além disso, a marca confirmou que dará início à sua expansão internacional em 2027, começando pela Europa. Para isso, ela já realizou na Alemanha um test drive de dois dias com o SU7 Ultra, etapa importante antes da chegada oficial ao mercado europeu.

A Xiaomi Auto cresce em ritmo acelerado e mostra que entrou de vez no setor automotivo. Com mais de meio milhão de veículos entregues, vendas consistentes e forte investimento em tecnologia, a marca se posiciona como uma das futuras protagonistas da mobilidade elétrica. Enquanto isso, o mercado acompanha atento, já que o avanço na China é apenas o primeiro passo para a expansão global prevista para os próximos anos.









