Picapes elétricas são frequentemente criticadas por sua utilidade limitada quando se trata de tarefas pesadas, como rebocar ou transportar cargas, mas a Chevy Silverado EV surpreende em quase todos os aspectos. A ideia de que veículos elétricos são ótimos apenas quando estão vazios e que sua autonomia despenca ao carregar ou rebocar é comum. Mas será que isso é verdade? Para responder a essa pergunta, a Chevrolet Silverado EV foi colocada à prova, carregada com reboque e carga máxima, para ver como se comporta em condições reais de trabalho.
Como Funciona a Silverado EV?
A Chevrolet Silverado EV segue a estratégia de maximizar a autonomia ao colocar o maior número possível de células de bateria sob o veículo. Com mais de 200 kWh de baterias, ela oferece uma autonomia estimada em 724 quilômetros por carga completa, que pode chegar a mais de 804 quilômetros dependendo das condições. Mas o que acontece quando essa picape é usada para suas funções mais pesadas, como transportar carga e rebocar?
Especificações da Chevrolet Silverado EV 4WT
- Motor: Dois motores elétricos (um dianteiro, um traseiro)
- Bateria: Aproximadamente 200 kW
- Autonomia estimada: 724 quilômetros
- Potência: 517 cavalos
- Torque: 615 lb-ft
- Capacidade máxima de reboque: 10.000 libras
- Carga máxima: 1.440 libras
Teste de Carga: Silverado EV Carregada ao Máximo
Para começar, carregamos a caçamba da Silverado EV com aproximadamente 1.300 libras de terra — um pouco acima da capacidade de carga máxima recomendada. O teste foi realizado em um percurso de 50 quilômetros em rodovia, simulando uma situação comum para quem precisa transportar materiais em viagens mais longas.
Com a caminhonete vazia, a Silverado EV fez 2,0 milhas por kWh, o que seria suficiente para 724 quilômetros de autonomia. Já com a caçamba cheia, o consumo caiu para 1,8 milhas por kWh, reduzindo a autonomia para cerca de 579 quilômetros. Essa diferença de 0,2 milhas por kWh foi uma redução de apenas 64 quilômetros, o que é impressionante considerando o peso extra.
Comparação com Picapes a Gasolina
Para ter uma base de comparação, testamos picapes a gasolina anteriormente com carga similar. Uma GMC Sierra 1500 com motor V8 de 5,3 litros fez 22,6 mpg vazia e 21,8 mpg cheia. Já a versão com motor turbo de 2,7 litros conseguiu 24,5 mpg vazia e 21,6 mpg cheia. A redução na autonomia foi semelhante à da Silverado EV, o que demonstra que, ao contrário do que muitos pensam, veículos elétricos podem se sair tão bem quanto — ou até melhor — do que modelos a combustão em tarefas pesadas.
Desempenho com Reboque: Silverado EV em Ação
O próximo teste foi com um reboque grande, daqueles encontrados em qualquer locadora de trailers. Rebocar representa um desafio maior, pois impacta significativamente a aerodinâmica do veículo.
Com o reboque acoplado e a uma velocidade de 70 mph, a eficiência da Silverado EV caiu para 1,2 milhas por kWh, o que ainda permitiu uma autonomia de 300 milhas. A 55 mph, a eficiência melhorou para 1,5 milhas por kWh, dando uma autonomia de 375 milhas.
Comparação com Picapes a Gasolina ao Rebocar
Comparando novamente com a Sierra 1500 2.7T a gasolina, vimos uma queda acentuada no consumo de combustível ao rebocar. A 70 mph, a Sierra fez apenas 4 mpg, e a 55 mph, conseguiu 7 mpg, resultando em uma autonomia muito inferior à da Silverado EV.
A Silverado EV é a Nova Besta de Reboque?
Os resultados do teste foram surpreendentes. A Silverado EV mostrou-se mais eficiente e poderosa do que muitos esperavam. Mesmo com carga máxima e um reboque grande, a picape elétrica da Chevrolet manteve uma autonomia impressionante e uma experiência de condução suave, graças ao torque instantâneo dos motores elétricos. Além disso, a regeneração de energia nas descidas mostrou ser uma vantagem significativa em relação às picapes a combustão.
Se você precisa de uma picape para trabalho pesado e está preocupado com a autonomia de um veículo elétrico, a Silverado EV pode ser a escolha certa. Ela oferece o melhor dos dois mundos: eficiência de combustível e a potência necessária para realizar qualquer tarefa.
Autonomia com Carga Máxima e Reboque:
Condição | Silverado EV | Sierra 1500 2.7T |
---|---|---|
Vazia (70 mph) | 2,0 mi/kWh | 24,5 mpg |
Carga Máxima (70 mph) | 1,8 mi/kWh | 21,6 mpg |
Reboque (70 mph) | 1,2 mi/kWh | 4 mpg |
Reboque (55 mph) | 1,5 mi/kWh | 7 mpg |
Portanto, para aqueles que fazem reboques frequentes ou precisam de uma picape para trabalho pesado, a Silverado EV é mais do que capaz de cumprir a missão, muitas vezes superando até mesmo as versões a gasolina em termos de eficiência e conveniência.