Sucessor do Argo, Grande Panda é aposta da Fiat para 2026

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O Fiat Grande Panda, sucessor do Argo, é a grande aposta da Fiat para o mercado brasileiro em 2026. Sob o codinome Projeto 328/F1H, o novo hatch compacto está sendo tratado como um marco na estratégia da montadora. Inspirado no Grande Panda europeu, o modelo será produzido em Betim (MG) e deverá ocupar o posto de carro mais acessível da Fiat no Brasil.

Fiat Grande Panda Concept / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Fiat Grande Panda Concept / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Plataforma Moderna e Dimensões Compactas

Baseado na plataforma Smart Car, anteriormente conhecida como CMP, o Grande Panda compartilha sua base com outros modelos do grupo Stellantis, como o Citroën C3, Peugeot 208 e Aircross. A escolha dessa plataforma reflete a estratégia global do grupo, e a Fiat é a última marca a adotar esse padrão em sua linha de compactos.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Com 3,99 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, o Grande Panda terá dimensões ideais para o trânsito urbano, mas com espaço suficiente para oferecer conforto interno. Essas medidas deverão permanecer inalteradas no modelo brasileiro.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Tecnologias e Motorização

A chegada do Grande Panda marcará a entrada de novos motores já conhecidos no mercado brasileiro. O modelo básico contará com o motor 1.0 Firefly de três cilindros, que entrega 75 cv de potência e 10 kgfm de torque, aliado a um câmbio manual de cinco marchas. Já as versões mais equipadas terão o sistema híbrido leve, que combina o motor 1.0 turbo de 130 cv e torque de 20,4 kgfm com câmbio CVT de sete marchas simuladas.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Esse conjunto híbrido leve será o mesmo encontrado no Pulse e Fastback, prometendo eficiência e desempenho superiores.

Design e Nome Definitivo

O design do Grande Panda brasileiro pode trazer diferenças em relação ao modelo europeu, principalmente para atender às preferências do consumidor local. No entanto, suas formas quadradas e robustas levantam especulações sobre o retorno de um nome clássico: Uno.

Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Apesar disso, internamente a montadora chama o modelo de “Argo de nova geração”, o que mantém viva a possibilidade de preservar o nome do hatch que ele vai substituir. De acordo com o site Autos Segredos, a decisão final ainda não foi oficializada.

Fiat Grande Panda Concept / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Fiat Grande Panda Concept / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Novos Rumos para a Fiat no Brasil

O Projeto 328/F1H simboliza mais do que a substituição de Argo e Mobi. Ele marca uma nova era para a Fiat, que passará a trabalhar com modelos globais, integrando mercados como Europa, Brasil e Turquia. Essa mudança exigirá investimentos na fábrica de Betim, que passará por adaptações para produzir não só o Grande Panda, mas também outros futuros lançamentos da marca, como um SUV para substituir o Pulse e até uma nova picape no lugar da Strada.

Fiat Grande Panda Concept / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)
Fiat Grande Panda Concept / Foto: Kleber Silva (KDesignAG)

Em resumo, o novo SUV da Fiat promete ser um divisor de águas para a montadora no Brasil. Mais do que um simples substituto do Argo, ele simboliza a transição para uma estratégia global da gigante italiana. Se será chamado de Panda, Uno ou Argo, só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: a Fiat está pronta para entrar em uma nova era.

1 COMENTÁRIO

  1. O que a Fiat precisa e construir carros com uma qualidade melhor. Pois nos últimos anos todos os seus veículos possuem uma gama de problemas crônicos, este grupo stellantis é uma negação.

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