A Toyota vai reforçar sua linha de SUVs no Brasil ainda esse ano com o Yaris Cross 2026, um modelo compacto que promete equilibrar eficiência, tecnologia e espaço. Para quem busca um SUV novo, mas não quer gastar tanto quanto em um Corolla Cross, o novo Yaris Cross pode ser uma opção interessante.
Vamos explorar todos os detalhes do Yaris Cross, desde motorização até preços esperados, em uma linguagem simples e direta.

Motorização: Flex e Híbrido para todos os gostos
Tudo indica que Yaris Cross chegará ao Brasil com duas opções de motorização, atendendo a diferentes perfis de motoristas.
A versão flex traz um motor 1.5 aspirado, que já conhecemos no Yaris hatch, mas com melhorias para atender às normas Proconve L8. Ele entrega até 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque, combinado a um câmbio CVT que simula sete marchas. Além disso, ganhou ajustes para melhor eficiência térmica e um sistema start-stop, ajudando no consumo de combustível.

Já a versão híbrida usa o mesmo 1.5 aspirado, mas em ciclo Atkinson, o que reduz um pouco sua potência para 91 cv e 12,3 kgfm. Porém, ele é auxiliado por um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm, elevando a potência combinada para 111 cv (com gasolina) e cerca de 115 cv com etanol.
Diferente do Corolla Hybrid, que usa baterias de níquel-cádmio, o Yaris Cross traz baterias de íons de lítio (0,7 kWh), mais modernas e eficientes. O sistema recupera energia nas frenagens, mas, assim como outros híbridos da Toyota no Brasil, não tem recarga externa – ou seja, é um HEV (híbrido paralelo).

Dimensões: Compacto, mas espaçoso
Desenvolvido especialmente para mercados como o Brasil, o Yaris Cross tem medidas que o colocam na categoria de SUV compacto, mas sem abrir mão do espaço interno.
Com 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 1,61 m de altura, ele é 15 cm mais curto que o Corolla Cross, mas mantém um entre-eixos generoso (2,62 m), garantindo bom espaço para os passageiros.

O porta-malas é outro destaque: 466 litros na versão híbrida e 471 litros no modelo a combustão. Ou seja, mesmo sendo um SUV compacto, ele não deixa a desejar na capacidade de carga, sendo uma ótima opção para viagens ou uso urbano.
Tecnologia e Conforto
Dentro do Yaris Cross, o motorista encontra um painel digital de 7 polegadas, que mostra informações como regeneração de energia e carga da bateria. No centro do painel, uma tela flutuante de 10,1 polegadas comanda o sistema multimídia, que inclui Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Apesar de a interface ser simples, ela cumpre bem o papel de manter o usuário conectado. Outros detalhes que chamam atenção são o freio de estacionamento elétrico (acionado por botão) e o acabamento interno, que traz uma faixa central em material que imita couro, dando um toque mais premium ao ambiente.
Design: A cara da Toyota
O visual do Yaris Cross segue a identidade recente dos SUVs da Toyota, com faróis em LED de formato irregular e uma grade frontal trapezoidal, bem característica da marca. A traseira lembra um RAV4 em miniatura, com linhas marcantes e lanternas modernas.

Seu porte é semelhante ao de concorrentes como VW T-Cross e Hyundai Creta, posicionando-se como uma opção jovem e equilibrada no segmento.
Preço e Lançamento no Brasil
A Toyota já confirmou que o Yaris Cross será produzido em Sorocaba (SP), com início em breve. A expectativa é que ele chegue às concessionárias em julho de 2025, tornando-se um dos principais lançamentos da marca no ano.
E o melhor: os preços devem ficar abaixo do Corolla Cross (que hoje começa em R$ 183.490). A aposta é que o Yaris Cross entre na faixa dos R$ 140 mil, tornando-se o modelo de entrada da Toyota no Brasil – uma ótima oportunidade para quem quer um SUV da marca sem gastar muito.

Conclusão: Vale a pena esperar?
O Toyota Yaris Cross 2026 chega para brigar no competitivo mercado de SUVs compactos, trazendo boas credenciais:
- Eficiência (com opções flex e híbrida)
- Espaço interno generoso (até 471 litros no porta-malas)
- Tecnologia atualizada (tela de 10,1″, painel digital e conectividade sem fio)
- Preço mais acessível que o Corolla Cross
Se a Toyota acertar no custo-benefício, o Yaris Cross pode se tornar uma das melhores opções no segmento.
E aí, ficou interessado? Conta pra gente nos comentários!
Apesar das expectativas dos consumidores e admiradores da marca, não creio no sucesso do carro, pouquíssimo torque, preço muito próximo dos híbridos superiores. Quem compra um híbrido dessa faixa de preços, já opta por um SUB melhor e maior. Esperemos, pois.