O VW Fusca é mais do que um carro, é um símbolo cultural que marcou gerações no Brasil. Entre os diversos modelos produzidos, o VW Fusca 1983 se destaca como uma verdadeira relíquia para fãs e colecionadores. Este clássico continua a encantar pelo seu design icônico, simplicidade mecânica e valor histórico.
Se você é apaixonado por carros antigos ou apenas quer relembrar os tempos áureos do automobilismo brasileiro, confira todos os detalhes deste modelo que ainda conquista corações.
Preço do VW Fusca 1983
O preço de um VW Fusca 1983 pode variar bastante, dependendo de fatores como estado de conservação, localização e quilometragem. Em regiões diferentes do Brasil, é possível encontrar exemplares por valores entre R$ 10 mil e R$ 30 mil. No entanto, para um parâmetro mais geral, a Tabela Fipe indica um valor médio de R$ 25 mil.
Esse valor reflete não apenas o custo do veículo, mas também sua relevância histórica e o carinho que muitos brasileiros ainda têm por ele.
Detalhes que Encantam
O VW Fusca 1983 preserva o DNA que tornou o modelo um sucesso mundial. Sua simplicidade mecânica faz dele um carro fácil de manter, enquanto o motor VW Boxer garante confiabilidade e um ronco inconfundível. Além disso, o design arredondado e o interior aconchegante trazem uma dose extra de nostalgia para quem já teve ou sonhou em ter um Fusca.
É um modelo que ainda pode ser visto rodando pelas ruas, muitas vezes em perfeito estado de conservação, reforçando sua durabilidade. Para os colecionadores, ele representa uma oportunidade de adquirir um pedaço da história do automóvel.
Ficha Técnica – VW Fusca 1983
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 44,9 segundos
- Velocidade máxima: 110 km/h
Motor
- Acionamento do comando: Engrenagens
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindros: 4 opostos horizontais
- Código do motor: VW Boxer
- Comando de válvulas: Único no bloco
- Curso do pistão: 69 mm
- Diâmetro do cilindro: 77 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Traseiro
- Peso/potência: 17,2 kg/cv
- Peso/torque: 86,8 kg/kgfm
- Potência específica: 35,8 cv/litro
- Potência máxima: (não especificada)
- Razão de compressão: 6,8:1
- Rotação da potência máxima: 4600 rpm
- Rotação do torque máximo: 2600 rpm
- Torque específico: 7,1 kgfm/litro
- Torque máximo: 9,1 kgfm
- Válvulas por cilindro: 2
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Marchas: 4
- Tração: Traseira
Dimensões
- Altura: 1500 mm
- Bitola dianteira: 1310 mm
- Bitola traseira: 1355 mm
- Distância entre-eixos: 2400 mm
- Largura: 1540 mm
- Porta-malas: 141 litros
- Tanque de combustível: 41 litros
- Vão livre do solo: 152 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 1,96 m²
- Área frontal corrigida: 0,941 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro de giro: 11,2 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braço arrastado
- Elemento elástico: Barra de torção
- Traseira: Independente, semi-eixo oscilante
Freios
- Dianteiros: Tambor
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (Gasolina): 451 km
- Urbana (Gasolina): 287 km
Consumo
- Rodoviário (Gasolina): 11 km/l
- Urbano (Gasolina): 7 km/l
Em resumo, o VW Fusca 1983 é mais do que um carro, é uma lenda sobre rodas. Com seu preço acessível para um clássico e uma ficha técnica que reflete a simplicidade e eficiência da época, ele continua a atrair admiradores de todas as idades. Dessa forma, seja para relembrar os velhos tempos ou para começar uma coleção, este modelo é uma escolha que nunca sai de moda.
Se você já teve um Fusca ou sonha em ter um, compartilhe suas histórias de aventuras nos comentários e continue celebrando esse ícone automotivo!
Mas esse Fusca é um Placa Preta?