VW SP2: O Carro Nacional que encantou o Mundo

0
839

O Volkswagen SP2 é um ícone entre os carros clássicos produzidos no Brasil. Lançado em 1972, ele rapidamente se tornou o carro nacional mais cobiçado, não apenas no Brasil, mas também em mercados internacionais como os Estados Unidos e a Europa. Seu design exclusivo, combinado com uma história rica e única, solidificou seu lugar como um dos carros mais emblemáticos já produzidos no país.

VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

A Origem do Volkswagen SP2

Na década de 1970, a Volkswagen do Brasil operava como uma entidade independente dentro do conglomerado global da Volkswagen, o que lhe permitiu projetar e produzir veículos voltados especificamente para o mercado brasileiro. O SP2 nasceu como uma resposta à política de importação restrita vigente na época, que visava impulsionar a indústria automotiva nacional. Com isso, a Volkswagen do Brasil aproveitou a oportunidade para criar um dos carros esportivos mais elegantes da era.

VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

Características marcantes do design do SP2:

  • Curvas inspiradas em carros esportivos italianos, especialmente da Alfa Romeo.
  • Capô alongado que conferia uma aparência agressiva.
  • Faixa preta e vermelha que cortava o perfil lateral, destacando o visual esportivo.
  • Interior luxuoso, com bancos de couro vermelho e painel elevado.
Foto: The Garage
Foto: The Garage

Desempenho e Críticas

Apesar do design impecável, o Volkswagen SP2 enfrentou críticas quanto ao seu desempenho. Equipado com um motor flat-four de 1,7 litros que gerava apenas 75 cavalos de potência, o SP2 era lento em comparação com outros carros esportivos da época.

Foto: The Garage
Foto: The Garage

O carro demorava cerca de 16 segundos para atingir 60 mph, o que lhe rendeu apelidos como “panqueca” e “Sem Potencia”. Essa falta de potência foi um dos principais fatores que contribuíram para sua curta vida útil, com a produção sendo encerrada em 1976 após pouco mais de 11.000 unidades fabricadas.

Foto: The Garage
Foto: The Garage

Pontos negativos do SP2:

  • Motor subdimensionado, com apenas 75 cavalos de potência.
  • Desempenho limitado, levando cerca de 16 segundos para atingir 60 mph.
  • Apelidos negativos como “panqueca” e “Sem Potencia”.
  • Produção curta, durando apenas 4 anos.

 

O Legado Duradouro do SP2

Embora o SP2 tenha sido descontinuado prematuramente, seu impacto na história automotiva é inegável. Ele inspirou o desenvolvimento do Porsche 924, um dos carros esportivos mais famosos do mundo. Além disso, o SP2 se tornou um ícone cult entre colecionadores e entusiastas de carros clássicos. Seu design atemporal e apelo visual continuam a atrair admiradores, tanto no Brasil quanto no exterior.

Foto Reprodução: Hemmings
Foto Reprodução: Hemmings

Legado e impacto do SP2:

  • Inspiração para o Porsche 924, evidenciando sua influência no design automotivo.
  • Ícone cult entre colecionadores, especialmente na Europa, Brasil e Estados Unidos.
  • Valorização constante em leilões e mercado de colecionadores, com modelos em bom estado alcançando valores significativos.
VW SP2 / Foto: The Garage
VW SP2 / Foto: The Garage

Nos últimos anos, o valor dos SP2 em bom estado de conservação tem aumentado significativamente. Em um leilão recente, um SP2 foi vendido por US$ 44.000 (cerca de 230 mil reais), demonstrando que, apesar de suas falhas de desempenho, o carro mantém um lugar especial no coração dos entusiastas.

Foto Reprodução: Hemmings
Foto Reprodução: Hemmings

Dessa forma, o Volkswagen SP2 é um carro que transcende suas limitações mecânicas, tornando-se um símbolo de inovação e design automotivo. Seu legado como o carro nacional mais famoso do mundo é uma prova de que, às vezes, a beleza e o estilo podem superar a potência bruta. Hoje, o SP2 é celebrado como um clássico cult, valorizado por colecionadores e admiradores, e continuará a ocupar um lugar de destaque na história automotiva brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui