O Ford EcoSport foi um dos primeiros SUVs modernos a fazer sucesso no Brasil. Lançado nos anos 2000, ele conquistou os brasileiros pela sua versatilidade e pela proposta de ser um carro mais acessível nesse segmento. Até hoje, o EcoSport é lembrado com carinho por quem teve a chance de possuir um. Mas, com o tempo, encontrar um modelo mais antigo bem conservado se tornou uma missão quase impossível. E foi justamente isso que aconteceu recentemente, quando Reginaldo de Campinas, um famoso caçador de carros raros, compartilhou um achado incrível: um Ford EcoSport XLT 2.0, ano 2007, com apenas 17 anos e praticamente sem sinais de uso.
Esse EcoSport é como se tivesse saído da fábrica ontem! A unidade está em estado de 0km, sem nenhum detalhe ou desgaste natural, e continua com baixa quilometragem. Foi um achado raro que deixou muita gente impressionada, e claro, chamou a atenção nas redes sociais.
O Achado que Chamou a Atenção
Reginaldo de Campinas é conhecido por encontrar carros antigos em excelente estado de conservação, mas esse Ford EcoSport realmente se destaca. Com cor prata, ar-condicionado, bancos de couro e um visual quase intocado, esse carro é um verdadeiro achado para os fãs da marca e do modelo. Afinal, encontrar um EcoSport de 2007 tão bem preservado é uma oportunidade única.
O carro virou um sucesso nas redes sociais, com muitos elogios sobre o estado de conservação e a raridade do modelo. Dessa forma, em um mercado onde a busca por carros clássicos em bom estado é grande, esse EcoSport é um verdadeiro tesouro. Parece que o carro foi guardado como um relicário, esperando ser descoberto por alguém que soubesse reconhecer o seu valor.
Ficha Técnica – Ford EcoSport 2007
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 13,1 s
- Velocidade máxima: 167 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Quantidade de marchas: 5
- Tração: Dianteira
Motor
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1598 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: Zetec Rocam
- Comando de válvulas: Único no cabeçote, corrente
- Curso do pistão: 75,5 mm
- Diâmetro do cilindro: 82,07 mm
- Disposição: Transversal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 10,9 kg/cv
- Peso/torque: 76,6 kg/kgfm
- Potência específica: 69,5 cv/litro
- Potência máxima: 111 cv (A) / 105 cv (G) a 5500 rpm
- Razão de compressão: 12,3:1
- Torque específico: 9,9 kgfm/litro
- Torque máximo: 15,8 kgfm (A) / 14,8 kgfm (G) a 4250 rpm
- Tuchos: Hidráulicos
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Altura: 1622 mm
- Ângulo de entrada: 28 graus
- Ângulo de saída: 34 graus
- Bitola dianteira: 1484 mm
- Bitola traseira: 1446 mm
- Carga útil: 460 kg
- Comprimento: 4228 mm
- Distância entre-eixos: 2490 mm
- Largura: 1734 mm
- Peso: 1210 kg
- Porta-malas: 292 litros
- Tanque de combustível: 45 litros
- Vão livre do solo: 200 mm
Pneus
- Altura do flanco: 133 mm
- Pneus dianteiros: 205/65 R15
- Pneus traseiros: 205/65 R15
- Estepe: 205/65 R15
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 2,39 m²
- Área frontal corrigida: 0,980 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,41
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 10 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson com mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (A): 329 km
- Rodoviária (G): 464 km
- Urbana (A): 279 km
- Urbana (G): 396 km
Consumo
- Rodoviário (A): 7,3 km/l
- Rodoviário (G): 10,3 km/l
- Urbano (A): 6,2 km/l
- Urbano (G): 8,8 km/l
Em conclusão, o Ford EcoSport 2007 é um modelo que marcou uma geração de brasileiros e até hoje é lembrado com carinho por quem teve a chance de dirigir um. Encontrar um exemplar desse carro, 17 anos depois, com tão pouca quilometragem e em ótimo estado de conservação, é algo realmente raro. E, por isso, esse achado de Reginaldo de Campinas se tornou um verdadeiro sucesso nas redes sociais.
Esse EcoSport nos mostra que, mesmo depois de tantos anos, carros que foram bem cuidados ainda têm muito a oferecer. Assim, para os amantes de carros antigos ou quem só admira a história automotiva, esse tipo de achado é sempre um motivo de celebração. Afinal, não é todo dia que se encontra uma raridade como essa!