5 carros confirmados para o Brasil no Salão de São Paulo

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O Salão do Automóvel de São Paulo voltou após sete anos e, desta vez, entregou um pacote de novidades que mexerá com o mercado brasileiro. O evento terminou em 30 de novembro e se transformou numa vitrine cheia de estreias confirmadas para o país. Embora os SUVs tenham dominado o pavilhão, picapes e esportivos também chamaram atenção.

Jeep Avenger / Foto: Marcelo Monegato

Jeep Avenger: o novo SUV subcompacto nacional

O Jeep Avenger apareceu pela primeira vez ao público e rapidamente virou destaque. Como é compacto e urbano, ele chega para ser o novo modelo de entrada da marca. Além disso, será produzido em Porto Real (RJ) sobre a plataforma CMP, a mesma que sustenta C3, Aircross e Basalt.

Apesar do tamanho menor, o Avenger traz pacote de segurança mais moderno e uma proposta bem alinhada ao público jovem. Dessa forma, busca ocupar o espaço abaixo do Renegade, oferecendo tecnologia, conectividade e um design com identidade clara da Jeep.

Toyota Yaris Cross: o híbrido-flex feito para o Brasil

A Toyota reforçou no Salão a chegada do Yaris Cross, lançado poucos dias antes. Como ele já é produzido no país, sua presença deve crescer rapidamente. O visual segue a linguagem global da marca e, sobretudo, a motorização híbrida-flex foi criada especialmente para o Brasil.

Com isso, o modelo entra na disputa direta com T-Cross, HR-V e Creta. Além do conjunto eletrificado nas versões mais caras, o Yaris Cross traz um pacote completo de assistência à condução e boa conectividade. Assim, a Toyota sinaliza que quer ampliar participação sem abrir mão de tecnologia.

Ram Dakota: a nova picape média da marca

Mesmo apresentada antes do evento, a Ram Dakota foi uma das estrelas do estande. Agora em nova geração, ela nasce sobre a mesma base que sustenta a Fiat Titano e entra na categoria das picapes médias tradicionais.

RAM Dakota / Foto: Marcelo Monegato

Como será produzida na Argentina, a Dakota chega com foco em robustez, apelo aspiracional e interior mais sofisticado. Dessa maneira, enfrentará Hilux, Ranger, S10, Amarok, Frontier e Triton em condições bem mais competitivas, ampliando a atuação da Ram no país.

Honda Prelude: o esportivo híbrido que revive um clássico

A Honda surpreendeu o público ao trazer de volta o Prelude. Embora seja um nome dos anos 1990, o modelo agora combina design arrojado com motorização híbrida focada em desempenho eficiente. Ele chegará em 2026 para atender quem quer esportividade, mas também busca modernidade.

O Prelude atuará como vitrine tecnológica da Honda e, além disso, ocupa um espaço quase vazio entre esportivos médios eletrificados no Brasil. Apesar de não ter o foco extremo do Type R, ele deverá agradar quem procura performance equilibrada.

Renault Niagara: a nova picape para enfrentar a Fiat Toro

A Renault apresentou o conceito Niagara, já confirmado para produção. Como ficará acima da Oroch, ele entra numa disputa direta com Fiat Toro e outras picapes intermediárias. Embora ainda seja protótipo, a marca adiantou que o conjunto técnico seguirá o ecossistema regional, incluindo o motor 1.3 turbo nacionalizado, possíveis soluções híbridas e tração 4×4.

Graças a esse posicionamento, a Niagara aposta em conteúdo mais sofisticado e valor agregado maior. O objetivo é, portanto, ocupar um espaço que a Oroch nunca alcançou, ampliando o volume da marca nesse segmento de destaque.

Em resumo, o Salão do Automóvel 2025 reforçou que o mercado brasileiro segue relevante na estratégia global das montadoras. Entre SUV subcompacto, SUV compacto híbrido, picape intermediária, picape média e um esportivo híbrido, o conjunto mostra diversidade e avanço tecnológico. Até o próximo Salão em 2027, a expectativa é que esses cinco lançamentos estejam consolidados e ampliem a competitividade da indústria nacional.

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