Transformar o carro do dia a dia em um refúgio confortável virou mania no Japão. Assim, desde os pequenos kei cars até vans maiores, fabricantes e tuners locais investem em upgrades que deixam os veículos prontos para se tornarem campers. Agora, a Toyota entra nessa tendência com o Sienta Juno, uma versão repaginada do compacto minivan que ganha um toque inteligente e multifuncional graças à parceria com a Modellista.

Um Minivan Compacto com DNA Versátil
O Toyota Sienta, que chegou ao mercado japonês em 2022 como rival do Honda Freed, está na sua terceira geração. Ele usa a plataforma TNGA-B, a mesma do Yaris, mas esticada para caber melhor o espaço interno. Mede 4,26 metros de comprimento e oferece motor 1.5 a gasolina ou sistema híbrido, com opções de tração dianteira ou AWD (E-Four).

Porém, o grande diferencial do Sienta Juno está na nova configuração interna do banco traseiro. Em vez da tradicional terceira fileira de assentos, a Toyota criou um compartimento personalizável, com móveis modulares que o usuário pode escolher para montar diferentes ambientes dentro do carro.

Sofá ou Escritório? Você Decide
A ideia é dar mais liberdade para que o carro funcione conforme a necessidade do momento. Por isso, são cinco módulos avulsos ou quatro kits temáticos prontos: Chill, Refresh, Focus e Comfort. Com essas opções, o Sienta pode virar desde um lounge para relaxar, um espaço para dormir, até um escritório móvel compacto.

Além dos móveis, o modelo traz seis luzes de LED no teto, tapetes especiais com acabamento em preto e o emblema Juno na tampa traseira. Além disso, o interior mantém o tecido especial resistente a água, óleo e que ajuda a neutralizar odores. As cores disponíveis são preto, queijo (fromage) e cáqui.
Preço e Itens Avulsos
O Sienta Juno parte da versão Hybrid Z e custa cerca de ¥3.654.200 (aproximadamente R$ 130 mil) na versão 2WD, ou ¥3.852.200 (cerca de R$ 137 mil) para a AWD E-Four. Isso é cerca de ¥570.900 (R$ 20 mil) mais caro que a versão híbrida normal com cinco assentos.

Quanto aos módulos individuais, os preços variam entre ¥20.900 (R$ 750) para o módulo de almofada e ¥72.600 (R$ 2.600) para o módulo maior de banco. Além disso, uma cama inflável opcional sai por ¥22.000 (R$ 800). Já os kits temáticos custam entre ¥165.000 (R$ 6 mil) no Chill e ¥330.000 (R$ 12 mil) no Comfort.
Segurança Atualizada para Todos os Modelos
Além do lançamento do Juno, a Toyota atualizou a linha Sienta para 2025 com foco na segurança. Agora, todas as versões têm freio de estacionamento elétrico, função de retenção do freio, ar-condicionado automático, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de resposta a emergência do motorista e assistência de direção. Exceto a versão básica X, todas vêm com câmera de ré.

Fora os detalhes exclusivos do Juno, o visual externo e interno das outras versões permanece o mesmo. Portanto, os preços variam entre ¥2.077.900 (R$ 75 mil) e ¥3.322.000 (R$ 120 mil), dependendo do acabamento e motorização.
Mais que um carro, um espaço para você
O Toyota Sienta Juno traz um conceito interessante para quem quer mais versatilidade e conforto dentro de um minivan compacto. Com móveis modulares e kits temáticos, ele se adapta facilmente para momentos de descanso, trabalho ou lazer. Além disso, as atualizações em segurança mostram o compromisso da Toyota em manter o modelo moderno e confiável. Sem dúvida, um passo legal para quem busca um veículo que vai além do transporte, quase uma extensão da casa ou do escritório sobre rodas.