Chega em 2027? Nova pickup da Renault deve impactar mercado

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O Renault Group tem mostrado força no setor comercial da indústria automotiva, tanto com a marca Renault quanto com a Dacia. E não é surpresa que até mesmo os modelos mais simples e “falsos” sigam uma linha prática e utilitária.

Foto: Digimods Design

Dacia Duster Cargo e Pickup: utilidade com algumas ressalvas

A Dacia, subsidiária romena da Renault, apresentou recentemente os modelos Duster Cargo e Duster Pickup. O Duster Cargo é direto ao ponto: mantém o visual do SUV de passageiros, mas troca o banco traseiro por uma área de carga plana e resistente, oferecendo 40,5 pés cúbicos de espaço e capacidade de carga de 430 kg.

Já o Duster Pickup gera opiniões mais divididas. Ele é o mais caro do portfólio, mas entrega pouco do que se espera de uma pickup “de verdade”. O modelo de cabine dupla tem uma caçamba pequena, de apenas 1 metro por 1 metro, e embora a capacidade de carga seja semelhante à do Cargo, ele não se destaca em utilidade. Parece que a Dacia aposta mais no fator moda do que na funcionalidade real nesse caso.

Renault 4 E-Tech: minivan moderna com toque clássico

Do lado da Renault, o 4 E-Tech ganhou versões comerciais como a Societe Reversible e Societe Van, trazendo de volta o espírito do clássico Renault 4 Fourgonette em uma versão moderna. São modelos pensados para pequenas empresas, mantendo a praticidade e o charme que a marca sempre valorizou.

O futuro imaginado da Renault Alaskan

Enquanto isso, o artista digital Dimas Ramadhan, do canal Digimods DESIGN, criou uma projeção em CGI de como poderia ser a segunda geração da Renault Alaskan. O modelo real é baseado na terceira geração da Nissan Navara (D23), apresentada em 2016, com foco atual em mercados da América Latina.

Foto: Digimods Design

Na visão do designer, a Alaskan 2027 seria um pickup média arrojada e moderna. Entre os destaques:

  • Faróis semi-divididos e grade com tonalidade integrada à carroceria

  • Frente robusta com design vertical

  • Rodas de liga leve em formato diamante

  • Lanternas traseiras finas de LED e para-choque sofisticado

A proposta mistura robustez típica de uma pickup com elementos mais esportivos e futuristas.

Renault deve apostar em novos mercados?

O ponto de discussão é: Renault deveria convencer a Nissan a lançar uma nova Navara global ou atualizar a Frontier para servir como base de uma Alaskan de segunda geração? E, se sim, valeria a pena expandir as vendas para Europa e América do Norte?

O mercado de pickups médias é competitivo, com modelos como Toyota Tacoma, Nissan Frontier, Chevrolet Colorado, GMC Canyon e Ford Ranger. A Alaskan precisaria de um produto robusto e confiável para se destacar, mas uma versão moderna e global poderia atrair atenção de consumidores que buscam inovação com tradição.

Renault e Dacia estão explorando bem o mercado comercial, mas ainda há desafios em alguns modelos. Enquanto o Duster Cargo é uma solução prática, o Duster Pickup é controverso. Por outro lado, a Alaskan do futuro, mesmo que apenas imaginada em CGI, mostra o potencial da marca para criar pickups modernas e competitivas.

Se a Renault conseguir alinhar parcerias estratégicas com a Nissan e expandir para novos mercados, a Alaskan pode se tornar uma alternativa interessante no segmento, mas precisará enfrentar gigantes consolidados com produtos que entreguem robustez, design e confiabilidade.

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