Melhor que Toyota SW4? Novo Haval H9 chega com tudo ao Brasil

0
45

A GWM surpreendeu mais uma vez o público brasileiro. Depois do sucesso dos modelos híbridos Haval H6, a marca chinesa decidiu ir na contramão do mercado. Em vez de apostar na eletrificação, lançou um SUV 100% a combustão, mas com foco total em força, conforto e tecnologia. O resultado é o novo Haval H9 2026, um utilitário esportivo de sete lugares que chega ao país para encarar de frente Toyota SW4, Jeep Commander e Mitsubishi Pajero Sport.

Haval H9 / Foto: GWM

Além disso, o modelo é vendido em versão única Exclusive TD480, com preço de R$ 319 mil. Ele já está disponível no site da marca e nas concessionárias. Também será produzido em Iracemápolis (SP), na fábrica inaugurada em agosto de 2025. O local tem capacidade inicial de 50 mil veículos por ano e, segundo a marca, esse número deve dobrar futuramente.

Haval H9 / Foto: GWM

Potência e desempenho off-road

Sob o capô, o H9 traz um motor 2.4 turbodiesel de quatro cilindros e 16 válvulas. Ele entrega 184 cv de potência e 480 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática de nove marchas desenvolvida pela própria GWM. Assim, o conjunto garante desempenho robusto e trocas de marcha suaves em qualquer tipo de terreno.

Haval H9 / Foto: GWM

A aceleração de 0 a 100 km/h leva 13 segundos, com velocidade máxima de 170 km/h. Com isso, o tanque de 78 litros oferece autonomia de até 811 km na estrada. Segundo o Inmetro, o consumo médio é de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na rodovia.

Haval H9 / Foto: GWM

Mesmo pesando 2.525 kg, o SUV impressiona pela robustez. A altura livre do solo é de 224 mm (205 mm com carga), enquanto o modelo encara rampas de até 57%. Além disso, sua capacidade de reboque chega a 750 kg sem freio ou 2.500 kg com freio, ideal para quem busca um utilitário pronto para aventuras.

Comparativo com os rivais

Embora não tenha eletrificação, o H9 chega para competir diretamente com SUVs consagrados no Brasil. Confira como ele se posiciona em relação aos principais rivais:

  • Toyota SW4 – 204 cv / 500 Nm

  • Jeep Commander – 170 cv / 380 Nm

  • Mitsubishi Pajero Sport – 190 cv / 430 Nm

Ou seja, em torque, o H9 fica muito próximo da SW4 e acima dos demais concorrentes. Além disso, sua transmissão de nove marchas é um grande diferencial — já que a SW4 e o Pajero Sport usam câmbios de oito velocidades.

Haval H9 / Foto: GWM

Em dimensões, o Haval também leva vantagem. O entre-eixos de 2.850 mm é o maior do segmento. Enquanto isso, a capacidade de imersão de 800 mm supera a da SW4 (700 mm) e do Commander (508 mm). Já os ângulos de ataque e saída, de 31° e 25°, igualam ou superam os concorrentes.

Outro ponto importante é o bloqueio de diferencial dianteiro e traseiro, algo que nem todos oferecem. A SW4 e o Commander não possuem o dianteiro, e o Pajero Sport conta apenas com o traseiro.

Conforto e tecnologia de ponta

Por dentro, o H9 combina robustez e requinte em um mesmo espaço. O acabamento traz bancos de couro, painel soft touch e vidros acústicos duplos, o que garante ótimo isolamento e conforto.

Além disso, os bancos dianteiros oferecem massagem em oito modos, aquecimento com nove níveis e ventilação, enquanto o volante também é aquecido. O ar-condicionado de três zonas, as tomadas USB em todas as fileiras e as saídas de ar no teto para a terceira fila reforçam o conforto para todos os ocupantes.

Haval H9 / Foto: GWM

No quesito segurança, o H9 também impressiona. São seis airbags, chassi de aço de alta resistência e o pacote ADAS 2+, que inclui:

  • Controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go

  • Alerta de ponto cego

  • Assistente de permanência em faixa

  • Frenagem autônoma de emergência

Além disso, o sistema multimídia é um dos mais completos da categoria. Ele traz duas telas grandes — painel digital de 10,25 polegadas e central multimídia Full HD de 14,6 polegadas — com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, comandos de voz em português, carregador sem fio de 50W e som de 640W com 10 alto-falantes.

O porta-malas oferece até 1.580 litros com os bancos rebatidos. Por fim, há tomadas 220V e 12V, que tornam o modelo ideal para viagens longas ou uso fora de estrada.

Design moderno

No design, o H9 mistura linhas retas e robustas com elementos modernos. Os faróis matriciais Full LED trazem assinatura luminosa exclusiva e comutação automática, integrados à grade frontal tridimensional.

Nas laterais, o SUV exibe paralamas largos, rodas de 19 polegadas, rack de teto com capacidade para 75 kg e estribo retrátil automático, testado para mais de 150 mil ciclos de abertura e fechamento.

Dessa forma, o conjunto visual reforça o equilíbrio entre elegância urbana e espírito aventureiro.

Haval H9 / Foto: GWM

O Haval H9 2026 chega para movimentar o segmento dos SUVs grandes a diesel no Brasil. Mesmo sem eletrificação, o modelo entrega mecânica moderna, conforto de alto nível e verdadeira capacidade off-road, além de um pacote tecnológico digno de veículos premium.

Por outro lado, seu preço competitivo frente à SW4 e ao Jeep Commander o torna uma opção atraente para quem busca robustez com sofisticação, unindo o melhor dos dois mundos.

No fim das contas, se é melhor que a SW4 depende do gosto e da tradição de cada motorista — mas uma coisa é certa: a GWM chegou com tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui