Um Fiat Uno Mille 1.0, preservado como se tivesse saído da fábrica, foi vendido recentemente por mais de R$ 100 mil em pleno 2024. O modelo, guardado por 34 anos, chamou a atenção durante o Encontro Brasileiro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, realizado em junho passado.
Fiat Uno preservado como novo após 34 anos
O Fiat Uno Mille 1990/1991, na cor vermelha, ainda tinha apenas 65 km rodados quando foi negociado. O veículo foi vendido por Reginaldo de Campinas, famoso por descobrir raridades automotivas, a um colecionador do interior de São Paulo. A originalidade do hatch, nunca emplacado e com todos os plásticos protetores intactos, fez com que ele alcançasse esse valor elevado.
A história curiosa por trás do Fiat Uno
A história desse Fiat Uno é no mínimo curiosa. O primeiro dono ganhou o carro em um bingo, mas como não sabia dirigir e não tinha carteira de habilitação, decidiu deixá-lo guardado na garagem de sua casa, em Colatina, Espírito Santo. Após mais de 30 anos sem rodar, o carro foi passado para um novo dono, que o confiou a Reginaldo para encontrar um comprador em Águas de Lindóia.
Originalidade preservada aumenta o valor
Com sua originalidade preservada e praticamente zero-quilômetro, esse Fiat Uno se tornou um exemplo do valor que a história e a preservação podem agregar a um veículo clássico.
Ficha Técnica – Fiat Uno Mille 1991
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 18,3 s
- Velocidade máxima: 142 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Código do câmbio: C506
- Marchas: 5
- Tração: Dianteira
Motor
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 994 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: Fiasa
- Comando de válvulas: Único no cabeçote, correia dentada
- Curso do pistão: 54,8 mm
- Diâmetro do cilindro: 76 mm
- Disposição: Transversal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 14,7 kg/cv
- Peso/torque: 103,6 kg/kgfm
- Potência específica: 54,7 cv/litro
- Potência máxima: 54,4 cv a 5750 rpm
- Razão de compressão: 8,6:1
- Torque específico: 7,7 kgfm/litro
- Torque máximo: 7,7 kgfm a 2750 rpm
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por cilindro: 2
Dimensões
- Altura: 1445 mm
- Bitola dianteira: 1337 mm
- Bitola traseira: 1362 mm
- Carga útil: 400 kg
- Comprimento: 3644 mm
- Distância entre-eixos: 2361 mm
- Largura: 1548 mm
- Peso: 798 kg
- Porta-malas: 290 litros
- Tanque de combustível: 55 litros
- Vão livre do solo: 139 mm
Pneus
- Altura do flanco: 116 mm
- Dianteiros: 145/80 R13
- Traseiros: 145/80 R13
- Estepe: 145/80 R13
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 1,9 m²
- Área frontal corrigida: 0,684 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,36
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro mínimo de giro: 10,4 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson
- Elemento elástico traseiro: Feixe de molas semielípticas
- Traseira: Independente, McPherson
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (G): 853 km
- Urbana (G): 649 km
Consumo
- Rodoviário (G): 15,5 km/l
- Urbano (G): 11,8 km/l