Você já parou para imaginar qual é o preço de um VW Fusca Itamar 1995? Esse modelo é um dos mais icônicos da história automotiva brasileira. Em 1993, o então presidente Itamar Franco incentivou a volta da produção do Fusca como uma forma de movimentar a indústria automobilística nacional. Assim, nasceu o “Fusca Itamar”, que carrega até hoje o nome em homenagem a ele.
Um pouco da trajetória do Fusca Itamar
O retorno do Fusca foi oficializado em agosto de 1993, quando o presidente Itamar Franco visitou a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para reinaugurar a linha de montagem do modelo. O “Fusca Itamar” chegou ao mercado como uma versão básica, mas confiável, equipada com motor 1600, movido a álcool, e se destacou por algumas melhorias em relação às versões anteriores.
Por ser uma reedição de um clássico, o Fusca Itamar se tornou um modelo muito cobiçado por colecionadores. Suas qualidades, como o motor 1600 e seu valor histórico, ajudaram a consolidar sua fama no Brasil.
Quanto custa um VW Fusca Itamar 1995?
Agora, vamos ao que interessa: o preço do Fusca Itamar 1995. O valor desse modelo pode variar bastante, dependendo de fatores como quilometragem, estado de conservação e raridade. Segundo a Tabela Fipe, em dezembro de 2024, o preço médio de um VW Fusca Itamar 1995 é de R$ 44.723,00.
No entanto, exemplares bem conservados, com baixa quilometragem ou algum diferencial especial, podem ultrapassar os R$ 70 mil no mercado de colecionadores. Esses valores refletem não apenas a qualidade do veículo, mas também o desejo de preservação de uma peça histórica.
Ficha Técnica – VW Fusca Itamar 1995
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 14,3 s
- Velocidade máxima: 140,2 km/h
Motor
- Acionamento do comando: Engrenagens
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1584 cm³
- Cilindros: 4 opostos horizontais (boxer)
- Código do motor: VW Boxer
- Comando de válvulas: Único no bloco
- Curso do pistão: 69 mm
- Diâmetro do cilindro: 85,5 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Traseiro
- Peso/potência: 13,6 kg/cv
- Peso/torque: 66,9 kg/kgfm
- Potência específica: 37,1 cv/litro
- Potência máxima: 58 cv
- Razão de compressão: 11:1
- Regime de potência máxima: 4300 rpm
- Regime de torque máximo: 2800 rpm
- Torque específico: 7,5 kgfm/litro
- Torque máximo: 11,9 kgfm
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por cilindro: 2
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Marchas: 4
- Tração: Traseira
Dimensões
- Altura: 1500 mm
- Altura mínima do solo: 150 mm
- Comprimento: 4050 mm
- Distância entre-eixos: 2400 mm
- Largura: 1540 mm
- Peso: 796 kg
- Porta-malas: 141 litros
- Tanque de combustível: 41 litros
Pneus
- Altura do flanco: 132 mm
- Medidas dianteiras: 165/80 R15
- Medidas traseiras: 165/80 R15
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 1,96 m²
- Área frontal corrigida: 0,941 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro de giro: 11,2 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, com braço arrastado
- Elemento elástico: Barra de torção
- Traseira: Independente, com semieixo oscilante
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária: 398 km
- Urbana: 344 km
Consumo
- Rodoviário: 9,7 km/l
- Urbano: 8,4 km/l
Portanto, o VW Fusca Itamar 1995 não é apenas um carro antigo clássico; é uma lenda sobre rodas. Seu valor vai muito além do preço na tabela: ele representa um pedaço importante da história do Brasil e da indústria automobilística global. Se você sonha em ter um exemplar na garagem, vale a pena pesquisar bem e avaliar cada detalhe. Afinal, com a preservação certa, o Fusca pode ser uma verdadeira joia para os apaixonados por clássicos.