Qual é o preço de VW Fusca Itamar 1995? Ficha Técnica e Detalhes

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Você já parou para imaginar qual é o preço de um VW Fusca Itamar 1995? Esse modelo é um dos mais icônicos da história automotiva brasileira. Em 1993, o então presidente Itamar Franco incentivou a volta da produção do Fusca como uma forma de movimentar a indústria automobilística nacional. Assim, nasceu o “Fusca Itamar”, que carrega até hoje o nome em homenagem a ele.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Um pouco da trajetória do Fusca Itamar

O retorno do Fusca foi oficializado em agosto de 1993, quando o presidente Itamar Franco visitou a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para reinaugurar a linha de montagem do modelo. O “Fusca Itamar” chegou ao mercado como uma versão básica, mas confiável, equipada com motor 1600, movido a álcool, e se destacou por algumas melhorias em relação às versões anteriores.

VW Fusca Itamar 1995 / Foto: Julio Raridades
VW Fusca Itamar 1995 / Foto: Julio Raridades

Por ser uma reedição de um clássico, o Fusca Itamar se tornou um modelo muito cobiçado por colecionadores. Suas qualidades, como o motor 1600 e seu valor histórico, ajudaram a consolidar sua fama no Brasil.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Quanto custa um VW Fusca Itamar 1995?

Agora, vamos ao que interessa: o preço do Fusca Itamar 1995. O valor desse modelo pode variar bastante, dependendo de fatores como quilometragem, estado de conservação e raridade. Segundo a Tabela Fipe, em dezembro de 2024, o preço médio de um VW Fusca Itamar 1995 é de R$ 44.723,00.

VW Fusca Itamar 1995 / Foto: Julio Raridades
VW Fusca Itamar 1995 / Foto: Julio Raridades

No entanto, exemplares bem conservados, com baixa quilometragem ou algum diferencial especial, podem ultrapassar os R$ 70 mil no mercado de colecionadores. Esses valores refletem não apenas a qualidade do veículo, mas também o desejo de preservação de uma peça histórica.

Ficha Técnica – VW Fusca Itamar 1995

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 14,3 s
  • Velocidade máxima: 140,2 km/h

Motor

  • Acionamento do comando: Engrenagens
  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1584 cm³
  • Cilindros: 4 opostos horizontais (boxer)
  • Código do motor: VW Boxer
  • Comando de válvulas: Único no bloco
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 85,5 mm
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Traseiro
  • Peso/potência: 13,6 kg/cv
  • Peso/torque: 66,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 37,1 cv/litro
  • Potência máxima: 58 cv
  • Razão de compressão: 11:1
  • Regime de potência máxima: 4300 rpm
  • Regime de torque máximo: 2800 rpm
  • Torque específico: 7,5 kgfm/litro
  • Torque máximo: 11,9 kgfm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Marchas: 4
  • Tração: Traseira

Dimensões

  • Altura: 1500 mm
  • Altura mínima do solo: 150 mm
  • Comprimento: 4050 mm
  • Distância entre-eixos: 2400 mm
  • Largura: 1540 mm
  • Peso: 796 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros

Pneus

  • Altura do flanco: 132 mm
  • Medidas dianteiras: 165/80 R15
  • Medidas traseiras: 165/80 R15

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,96 m²
  • Área frontal corrigida: 0,941 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 11,2 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, com braço arrastado
    • Elemento elástico: Barra de torção
  • Traseira: Independente, com semieixo oscilante

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária: 398 km
  • Urbana: 344 km

Consumo

  • Rodoviário: 9,7 km/l
  • Urbano: 8,4 km/l
Foto: Julio Raridades
Foto: Julio Raridades
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Portanto, o VW Fusca Itamar 1995 não é apenas um carro antigo clássico; é uma lenda sobre rodas. Seu valor vai muito além do preço na tabela: ele representa um pedaço importante da história do Brasil e da indústria automobilística global. Se você sonha em ter um exemplar na garagem, vale a pena pesquisar bem e avaliar cada detalhe. Afinal, com a preservação certa, o Fusca pode ser uma verdadeira joia para os apaixonados por clássicos.

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