Qual é o preço de VW Fusca Itamar 1995? Ficha Técnica e Detalhes

0

Você já parou para imaginar qual é o preço de um VW Fusca Itamar 1995? Esse modelo é um dos mais icônicos da história automotiva brasileira. Em 1993, o então presidente Itamar Franco incentivou a volta da produção do Fusca como uma forma de movimentar a indústria automobilística nacional. Assim, nasceu o “Fusca Itamar”, que carrega até hoje o nome em homenagem a ele.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Um pouco da trajetória do Fusca Itamar

O retorno do Fusca foi oficializado em agosto de 1993, quando o presidente Itamar Franco visitou a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para reinaugurar a linha de montagem do modelo. O “Fusca Itamar” chegou ao mercado como uma versão básica, mas confiável, equipada com motor 1600, movido a álcool, e se destacou por algumas melhorias em relação às versões anteriores.

VW Fusca Itamar 1995 / Foto: Julio Raridades

Por ser uma reedição de um clássico, o Fusca Itamar se tornou um modelo muito cobiçado por colecionadores. Suas qualidades, como o motor 1600 e seu valor histórico, ajudaram a consolidar sua fama no Brasil.

Foto: Reginaldo de Campinas

Quanto custa um VW Fusca Itamar 1995?

Agora, vamos ao que interessa: o preço do Fusca Itamar 1995. O valor desse modelo pode variar bastante, dependendo de fatores como quilometragem, estado de conservação e raridade. Segundo a Tabela Fipe, em dezembro de 2024, o preço médio de um VW Fusca Itamar 1995 é de R$ 44.723,00.

VW Fusca Itamar 1995 / Foto: Julio Raridades

No entanto, exemplares bem conservados, com baixa quilometragem ou algum diferencial especial, podem ultrapassar os R$ 70 mil no mercado de colecionadores. Esses valores refletem não apenas a qualidade do veículo, mas também o desejo de preservação de uma peça histórica.

Ficha Técnica – VW Fusca Itamar 1995

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 14,3 s
  • Velocidade máxima: 140,2 km/h

Motor

  • Acionamento do comando: Engrenagens
  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1584 cm³
  • Cilindros: 4 opostos horizontais (boxer)
  • Código do motor: VW Boxer
  • Comando de válvulas: Único no bloco
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 85,5 mm
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Traseiro
  • Peso/potência: 13,6 kg/cv
  • Peso/torque: 66,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 37,1 cv/litro
  • Potência máxima: 58 cv
  • Razão de compressão: 11:1
  • Regime de potência máxima: 4300 rpm
  • Regime de torque máximo: 2800 rpm
  • Torque específico: 7,5 kgfm/litro
  • Torque máximo: 11,9 kgfm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Marchas: 4
  • Tração: Traseira

Dimensões

  • Altura: 1500 mm
  • Altura mínima do solo: 150 mm
  • Comprimento: 4050 mm
  • Distância entre-eixos: 2400 mm
  • Largura: 1540 mm
  • Peso: 796 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros

Pneus

  • Altura do flanco: 132 mm
  • Medidas dianteiras: 165/80 R15
  • Medidas traseiras: 165/80 R15

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,96 m²
  • Área frontal corrigida: 0,941 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 11,2 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, com braço arrastado
    • Elemento elástico: Barra de torção
  • Traseira: Independente, com semieixo oscilante

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária: 398 km
  • Urbana: 344 km

Consumo

  • Rodoviário: 9,7 km/l
  • Urbano: 8,4 km/l
Foto: Julio Raridades
Foto: Reginaldo de Campinas

Portanto, o VW Fusca Itamar 1995 não é apenas um carro antigo clássico; é uma lenda sobre rodas. Seu valor vai muito além do preço na tabela: ele representa um pedaço importante da história do Brasil e da indústria automobilística global. Se você sonha em ter um exemplar na garagem, vale a pena pesquisar bem e avaliar cada detalhe. Afinal, com a preservação certa, o Fusca pode ser uma verdadeira joia para os apaixonados por clássicos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile