Poucos carros conseguem evocar a nostalgia e o encanto do passado automobilístico como o Ford Corcel. Lançado em 1968 pela Ford do Brasil, este carro icônico foi fruto de uma parceria entre a Ford e a Renault, trazendo um toque de sofisticação e inovação para a época.
O Ford Corcel foi introduzido como um veículo compacto de tração traseira e rapidamente ganhou popularidade devido ao seu design moderno e desempenho confiável. Porém, com linhas suaves e um perfil aerodinâmico, o Corcel se tornou uma escolha popular para famílias e motoristas urbanos.
O modelo passou por várias evoluções ao longo dos anos. Inicialmente, foi equipado com um motor de 4 cilindros e 1.4 litros. Posteriormente, versões aprimoradas foram lançadas, como o Corcel II, que trazia um motor mais potente e melhorias no design.
Ford Corcel – Lenda dos Anos 70 e 80
Na década de 70, o Ford Corcel era uma verdadeira sensação nas estradas brasileiras. A imagem elegante do modelo, juntamente com seu desempenho confiável, o transformou em um ícone automotivo. O design moderno e as linhas angulares do Corcel II, lançado em 1977, trouxeram uma nova vibe para a cena automobilística.
Lembro-me do entusiasmo gerado pelo Corcel II na época. Seus faróis retangulares e visual mais arrojado instantaneamente cativaram a atenção dos motoristas. Além disso, as versões equipadas com motor de 1.6 litros acrescentaram uma potência extra, tornando a condução ainda mais emocionante.
À medida que avançávamos para a década de 80, a presença do Corcel continuava a ser notável. A Ford, atenta às demandas em constante mudança, lançou o Corcel Belina, uma versão que combinava o estilo do Corcel com a funcionalidade de uma station wagon. Essa adição ofereceu aos motoristas mais espaço e versatilidade, tornando o carro ainda mais atraente para famílias e entusiastas de carros práticos.
Um Carro marcante
O que realmente marcou o Corcel durante esses anos foi a sua reputação de durabilidade e facilidade de manutenção. Era um veículo que se destacava não apenas pela sua elegância e desempenho, mas também pela capacidade de resistir ao teste do tempo. A confiança que os motoristas tinham no Corcel era evidente, tornando-o uma escolha popular em um mercado automotivo cada vez mais competitivo.
Vivenciar a evolução do Ford Corcel durante os anos 70 e 80 foi testemunhar a consolidação de um verdadeiro clássico. Seu design inovador e suas adaptações às necessidades do mercado o mantiveram como uma referência em termos de automóveis confiáveis e sofisticados.
Especificações Técnicas
O motor inicial de 1.4 litros, que produzia aproximadamente 68 cavalos de potência. No entanto, com o Corcel II, a potência aumentou para cerca de 80 cavalos, fornecendo um desempenho mais ágil.
O design do carro também se destacava. Com linhas elegantes e um interior espaçoso, o veículo oferecia conforto e praticidade. Sua suspensão independente na dianteira e eixo rígido na traseira proporcionavam uma condução suave, mesmo em estradas irregulares.
Curiosidades e Legado
Com o passar dos anos, o Corcel conquistou um lugar especial nos corações dos brasileiros apaixonados por carro. Seu legado perdura até os dias de hoje, sendo celebrado em encontros de carros antigos e preservado por colecionadores.
O Ford Corcel permanece como uma lenda da indústria automobilística, representando uma era de inovação e estilo. Suas especificações técnicas, combinadas com sua história e legado, continuam a cativar os apaixonados por carros clássicos, mantendo viva a memória de um dos modelos mais marcantes da Ford.
Ficha Técnica Ford Corcel 1980
Desempenho
- Aceleração 0-100 km/h: 17,2 s
- Velocidade máxima: 150 km/h
Motor
- Acionamento do comando: Corrente
- Alimentação: Carburador
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 1555 cm³
- Cilindros: 4 em linha
- Código do motor: Sierra
- Comando de válvulas: Único no bloco
- Curso do pistão: 83,5 mm
- Diâmetro do cilindro: 77 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 10,8 kg/cv
- Peso/torque: 74,6 kg/kgfm
- Potência específica: 57,9 cv/litro
- Potência máxima: 90 cv
- Razão de compressão: 8:1
- Regime de potência máxima: 5600 rpm
- Regime de torque máximo: 4000 rpm
- Torque específico: 8,4 kgfm/litro
- Torque máximo: 13 kgfm
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por cilindro: 2
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Marchas: 5
- Tração: Dianteira
Dimensões
- Altura: 1350 mm
- Comprimento: 4467 mm
- Distância entre-eixos: 2438 mm
- Largura: 1662 mm
- Peso: 970 kg
- Porta-malas: 380 litros
- Tanque de combustível: 57 litros
- Vão livre do solo: 138 mm
Pneus
- Altura do flanco: 130 mm
- Dianteiros: 185/70 R13
- Estepe: 185/70 R13
- Traseiros: 185/70 R13
Direção
- Assistência: Não assistida
- Diâmetro de giro: Não informado
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Eixo rígido
Freios
- Dianteiros: Disco sólido
- Traseiros: Tambor
Autonomia
- Rodoviária (G): 741 km
- Urbana (G): 513 km
Consumo
- Rodoviário (G): 13 km/l
- Urbano (G): 9 km/l
Assim, o Ford Corcel, com sua combinação de design elegante e desempenho confiável, deixou uma marca indelével na história dos automóveis, conquistando um lugar de destaque entre os clássicos atemporais.