O Clássico Ford Corcel (Lenda dos anos 70 e 80)

0

Poucos carros conseguem evocar a nostalgia e o encanto do passado automobilístico como o Ford Corcel. Lançado em 1968 pela Ford do Brasil, este carro icônico foi fruto de uma parceria entre a Ford e a Renault, trazendo um toque de sofisticação e inovação para a época.

Ford Corcel 1975 / Foto: Julio Raridades
Ford Corcel 1975 / Foto: Julio Raridades

O Ford Corcel foi introduzido como um veículo compacto de tração traseira e rapidamente ganhou popularidade devido ao seu design moderno e desempenho confiável. Porém, com linhas suaves e um perfil aerodinâmico, o Corcel se tornou uma escolha popular para famílias e motoristas urbanos.

O modelo passou por várias evoluções ao longo dos anos. Inicialmente, foi equipado com um motor de 4 cilindros e 1.4 litros. Posteriormente, versões aprimoradas foram lançadas, como o Corcel II, que trazia um motor mais potente e melhorias no design.

Foto: Julio Raridades

Ford Corcel – Lenda dos Anos 70 e 80

Na década de 70, o Ford Corcel era uma verdadeira sensação nas estradas brasileiras. A imagem elegante do modelo, juntamente com seu desempenho confiável, o transformou em um ícone automotivo. O design moderno e as linhas angulares do Corcel II, lançado em 1977, trouxeram uma nova vibe para a cena automobilística.

Foto: Julio Raridades

Lembro-me do entusiasmo gerado pelo Corcel II na época. Seus faróis retangulares e visual mais arrojado instantaneamente cativaram a atenção dos motoristas. Além disso, as versões equipadas com motor de 1.6 litros acrescentaram uma potência extra, tornando a condução ainda mais emocionante.

À medida que avançávamos para a década de 80, a presença do Corcel continuava a ser notável. A Ford, atenta às demandas em constante mudança, lançou o Corcel Belina, uma versão que combinava o estilo do Corcel com a funcionalidade de uma station wagon. Essa adição ofereceu aos motoristas mais espaço e versatilidade, tornando o carro ainda mais atraente para famílias e entusiastas de carros práticos.

Ford Corcel 1975 / Foto: Julio Raridades

Um Carro marcante

O que realmente marcou o Corcel durante esses anos foi a sua reputação de durabilidade e facilidade de manutenção. Era um veículo que se destacava não apenas pela sua elegância e desempenho, mas também pela capacidade de resistir ao teste do tempo. A confiança que os motoristas tinham no Corcel era evidente, tornando-o uma escolha popular em um mercado automotivo cada vez mais competitivo.

Foto: Julio Raridades

Vivenciar a evolução do Ford Corcel durante os anos 70 e 80 foi testemunhar a consolidação de um verdadeiro clássico. Seu design inovador e suas adaptações às necessidades do mercado o mantiveram como uma referência em termos de automóveis confiáveis e sofisticados.

Especificações Técnicas

O motor inicial de 1.4 litros, que produzia aproximadamente 68 cavalos de potência. No entanto, com o Corcel II, a potência aumentou para cerca de 80 cavalos, fornecendo um desempenho mais ágil.

Foto: Julio Raridades

O design do carro também se destacava. Com linhas elegantes e um interior espaçoso, o veículo oferecia conforto e praticidade. Sua suspensão independente na dianteira e eixo rígido na traseira proporcionavam uma condução suave, mesmo em estradas irregulares.

Curiosidades e Legado

Com o passar dos anos, o Corcel conquistou um lugar especial nos corações dos brasileiros apaixonados por carro. Seu legado perdura até os dias de hoje, sendo celebrado em encontros de carros antigos e preservado por colecionadores.

Foto: Julio Raridades

O Ford Corcel permanece como uma lenda da indústria automobilística, representando uma era de inovação e estilo. Suas especificações técnicas, combinadas com sua história e legado, continuam a cativar os apaixonados por carros clássicos, mantendo viva a memória de um dos modelos mais marcantes da Ford.

Ford Corcel 1975 / Foto: Julio Raridades

Ficha Técnica Ford Corcel 1980

Desempenho

  • Aceleração 0-100 km/h: 17,2 s
  • Velocidade máxima: 150 km/h

Motor

  • Acionamento do comando: Corrente
  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1555 cm³
  • Cilindros: 4 em linha
  • Código do motor: Sierra
  • Comando de válvulas: Único no bloco
  • Curso do pistão: 83,5 mm
  • Diâmetro do cilindro: 77 mm
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Dianteiro
  • Peso/potência: 10,8 kg/cv
  • Peso/torque: 74,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 57,9 cv/litro
  • Potência máxima: 90 cv
  • Razão de compressão: 8:1
  • Regime de potência máxima: 5600 rpm
  • Regime de torque máximo: 4000 rpm
  • Torque específico: 8,4 kgfm/litro
  • Torque máximo: 13 kgfm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Marchas: 5
  • Tração: Dianteira

Dimensões

  • Altura: 1350 mm
  • Comprimento: 4467 mm
  • Distância entre-eixos: 2438 mm
  • Largura: 1662 mm
  • Peso: 970 kg
  • Porta-malas: 380 litros
  • Tanque de combustível: 57 litros
  • Vão livre do solo: 138 mm

Pneus

  • Altura do flanco: 130 mm
  • Dianteiros: 185/70 R13
  • Estepe: 185/70 R13
  • Traseiros: 185/70 R13

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: Não informado

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo rígido

Freios

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia

  • Rodoviária (G): 741 km
  • Urbana (G): 513 km

Consumo

  • Rodoviário (G): 13 km/l
  • Urbano (G): 9 km/l

Assim, o Ford Corcel, com sua combinação de design elegante e desempenho confiável, deixou uma marca indelével na história dos automóveis, conquistando um lugar de destaque entre os clássicos atemporais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile