Considerado um dos segredos mais bem guardados da Toyota atualmente, o projeto que dará origem à nova geração da dupla Hilux/SW4 está, aos poucos, ganhando forma. Rumores e especulações sobre os novos modelos têm alimentado a curiosidade do público, e a expectativa é de que os lançamentos ocorram no final de 2025, chegando ao mercado em 2026.
Produção Global e Presença Regional
A nova geração do Toyota SW4 está sendo desenvolvida em polos estratégicos como Brasil, África do Sul e Tailândia, reforçando a importância desses mercados para a marca. O lançamento deverá ser simultâneo em regiões como América Latina, África e Ásia. Para atender à demanda brasileira, a produção será mantida em Zárate, na Argentina, onde a Toyota possui uma base industrial consolidada.
Novidades na Motorização
Uma das grandes novidades da nova SW4 será a introdução de motores híbridos no Brasil. Entre as opções, destaca-se o sistema híbrido leve de 48V, que combina o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros, com 204 cv, a um motor elétrico de 16 cv. Este sistema conta com baterias de íons de lítio de 0,2 kWh e substitui componentes tradicionais, como o alternador e o motor de arranque, garantindo maior eficiência e redução nas emissões de poluentes.
Arquitetura e Plataforma Modernizadas
Ao que tudo indica, a nova geração não será apenas uma reestilização profunda, mas sim uma renovação completa. O SW4 passará a utilizar a arquitetura TNGA-F, a mesma empregada em modelos como a picape Tundra e os SUVs Sequoia e Land Cruiser. Essa plataforma oferece os mais altos padrões de segurança e é projetada para facilitar a hibridização.
Com a TNGA-F, o sistema híbrido leve promete otimizar o desempenho sem comprometer a robustez que caracteriza a linha. Um pequeno gerador auxiliar substituirá o alternador, contribuindo para a economia de combustível e menor impacto ambiental, enquanto o motor turbodiesel continuará como protagonista, algo incomum em sistemas híbridos tradicionais.
Proposta de Design
Com o intuito de tentar antecipar o futuro, o time de designers do Motor Prime projetou digitalmente como poderia ficar a nova geração do Toyota SW4. Com visual moderno e traços inspirados no Toyota Sequoia, o novo SW4 ganhou mais imponência. Uma frente moderna e imponente, aliada a uma traseira mais bem trabalhada, deixaram a proposta de design visualmente agradável.
Estilo e Design Refinados
Embora ninguém tenha flagrado protótipos até o momento, muitos especulam sobre a presença da nova identidade visual da Toyota. O estilo imponente e característico de SUVs mantém-se, agora com um toque extra de luxo e sofisticação. As projeções iniciais mostram linhas modernas e detalhes aprimorados, resultando em um visual que combina imponência e elegância.
Tecnologia, Conforto e Conectividade
Por dentro, a nova SW4 promete surpreender. O console central será redesenhado para maior ergonomia, com multimídia de última geração, materiais premium no acabamento e um quadro de instrumentos totalmente digital. Além disso, os bancos também receberão um design voltado ao luxo, mantendo a configuração de três fileiras de assentos, acomodando até sete passageiros.
Em termos de tecnologia, a próxima geração contará com itens avançados, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), reconhecimento de placas de trânsito (RSA) e farol alto automático, além de outras soluções para conectividade e segurança.
Em resumo, a nova geração do Toyota SW4 deve chegar em 2026 trazendo uma combinação poderosa de inovações, refinamento no design e soluções sustentáveis. A promessa é de um utilitário ainda mais parrudo, luxuoso e eficiente, pronto para atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente. Agora, é esperar pelos primeiros flagras e mais detalhes sobre este lançamento tão aguardado!
Ter uma opção híbrida é interessante, mas no design, a frente está novamente com a cara da picape Hilux e a traseira ficou semelhante a Rav 4… Espero quê não mudem muito, pois a tendência que vinha olhada vez mais bonita. Como uma bela mulher que já é bonita e troca ola maquiagem e o penteado, continua bela. Mas a que não busca essência e faz mudanças estéticas…perde sua beleza e sua singularidade.
O Interior sim parece ter ficado mais robusto e inovador.
Esse sistema híbrido combinaria mais com um motor flex, capaz de rodar com combustível renovável. Diesel polui mais só de existir.
Esse biodiesel vai dar é dor de cabeça para os proprietários de caminhões e caminhonetes.