Do Brasil para o Mundo: VW Tera ganha destaque no mercado internacional

0
36

A Volkswagen do Brasil está iniciando uma nova fase com as exportações do SUV Tera, modelo que já nasceu fazendo história no mercado nacional. Desde o começo, ele mostrou a que veio e, agora, começa a trilhar um caminho de sucesso também fora do país.

Tera desembarca na América Latina

Inicialmente, os embarques estão sendo feitos para Argentina, Aruba, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Uruguai. Os veículos saem principalmente pelo Porto de Santos (SP), além de rotas terrestres.

Foto: VW

Já pensando no futuro, a marca também confirmou que em 2025 o Tera chegará a Bolívia, Equador, Panamá, Peru, República Dominicana e St. Maarten.

Com isso, a Volkswagen reforça sua presença em toda a região, ao mesmo tempo que coloca em prática seu plano de lançar 21 novos produtos até 2028 na América do Sul, como parte de um investimento de R$ 20 bilhões.

Sucesso absoluto no Brasil

Antes de mais nada, vale destacar o impacto do Tera no Brasil. Na noite de lançamento, em apenas 50 minutos, foram registrados 12.296 pedidos, tornando-se o maior “Open Doors” da história da Volkswagen no país.

Além da demanda impressionante, o modelo também se destaca por sua segurança. O Tera conquistou nota máxima no Latin NCAP, com recursos como seis airbags, frenagem autônoma de emergência, controles de tração e estabilidade e assistentes de condução (ADAS).

Crescimento expressivo nas exportações

Ao mesmo tempo, a marca vive um excelente momento no mercado internacional. As exportações da Volkswagen do Brasil cresceram 54,21% no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 55.331 unidades embarcadas, contra 35.879 em 2024.

Entre os principais destinos, destacam-se a Argentina (28.501 unidades), o México (13.435), a Colômbia (5.100) e o Chile (3.057).

Foto: VW

Além desses países, a Volkswagen também exporta para Aruba, Bolívia, Costa Rica, Curaçao, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, St. Maarten e Uruguai. E mais: há exportações até mesmo para países africanos, como Camarões, Gana e Senegal.

Polo, Saveiro, T‑Cross e Nivus lideram embarques

Embora o Tera seja o destaque, ele não está sozinho. Outros modelos continuam com bom desempenho fora do Brasil. De janeiro a junho de 2025, os campeões de exportação foram:

  • Polo – 22.893 unidades

  • Saveiro – 11.906 unidades

  • Novo T‑Cross – 9.860 unidades

  • Novo Nivus – 8.732 unidades

Com isso, a Volkswagen mantém uma linha variada de produtos com boa aceitação internacional, o que reforça sua competitividade global.

Logística integrada e eficiente

Para dar conta desse volume, a operação logística da Volkswagen foi estruturada de forma integrada, envolvendo áreas de produção, vendas e transporte. Graças a isso, a marca consegue operar de forma eficiente e atender rapidamente a demanda de outros mercados.

Atualmente, a Volkswagen utiliza os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Suape (PE) e Vitória (ES), cada um com papel estratégico nas exportações e importações.

Crescimento

Em resumo, o sucesso do Tera no Brasil está se espalhando por outros países, impulsionado por uma estratégia sólida, produtos de qualidade e uma logística bem coordenada.

Foto: VW

Com crescimento expressivo nas exportações, forte aceitação regional e um portfólio cada vez mais competitivo, a Volkswagen reforça seu papel de liderança na América Latina. O Tera, por sua vez, se firma como o novo símbolo da marca: moderno, seguro, conectado e, acima de tudo, desejad

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui