Fiat Uno 1.4 Sporting 2014: Preço, Ficha Técnica e Legado

0
440

O Fiat Uno é um ícone na história automotiva brasileira, marcando gerações com seu design, praticidade e esportividade. Dentre as diversas versões lançadas, o Fiat Uno Sporting 1.4 ocupa um lugar especial no coração dos fãs e colecionadores. O modelo 2014, em particular, é um dos mais cobiçados, combinando um visual esportivo e exclusivo com a confiabilidade característica da Fiat.

Fiat Uno Sporting / Foto: Reginaldo de Campinas
Fiat Uno Sporting / Foto: Reginaldo de Campinas

Design e Detalhes Externos

O Fiat Uno Sporting 1.4 Evo 2014 chama atenção logo de cara pelo seu estilo diferenciado. Seus apêndices aerodinâmicos nos para-choques dianteiros e traseiros, combinados com o adesivo lateral “Sporting”, conferem um ar esportivo e marcante. Os faróis dianteiros contam com máscara negra, enquanto as lanternas traseiras têm acabamento fumê, características que destacam o modelo no trânsito.

Fiat Uno Sporting / Foto: Reginaldo de Campinas
Fiat Uno Sporting / Foto: Reginaldo de Campinas

Outros detalhes incluem:

  • Spoiler na tampa do porta-malas.
  • Rodas de liga leve aro 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60.
  • Pintura em preto nas bordas das caixas de roda e nas colunas das portas.
  • Ponteira de escapamento dupla, reforçando o apelo esportivo.
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Interior: Conforto e Exclusividade

Por dentro, o Uno Sporting 2014 também traz novidades que o diferenciam das outras versões da linha. Os bancos têm um revestimento exclusivo com o nome da versão bordado, e o painel apresenta instrumentos com nova grafia e iluminação em vermelho, criando um ambiente moderno e esportivo.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Além disso, essa versão foi a única da linha Uno a contar com computador de bordo de série, oferecendo informações úteis ao motorista, como consumo e autonomia. O volante revestido em couro adiciona um toque de sofisticação ao interior.

Desempenho: Mecânica e Motor

Sob o capô, o Uno Sporting 2014 mantém o motor 1.4 Fire Evo, que entrega:

  • 88 cv de potência com etanol e 85 cv com gasolina.
  • Torque máximo de 12,5 kgfm (etanol) e 12,4 kgfm (gasolina).

Embora o desempenho seja animado para um compacto urbano, o motor é o mesmo presente em outras versões do Uno, o que pode decepcionar aqueles que esperavam um propulsor mais potente. No entanto, a dirigibilidade é aprimorada por uma suspensão recalibrada, oferecendo uma condução mais firme e esportiva, ideal para quem busca um carro ágil no dia a dia.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Qual é o Preço do Fiat Uno Sporting 1.4 Evo 2014?

O valor de um Fiat Uno Sporting 2014 pode variar consideravelmente, dependendo de fatores como estado de conservação, quilometragem e originalidade. Dessa forma, segundo a Tabela Fipe, o preço médio para a versão de quatro portas é de R$ 39.226,00.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

No entanto, modelos bem conservados ou considerados de colecionador frequentemente ultrapassam esse valor. O apelo nostálgico e o status de raridade fazem com que muitos paguem um preço premium por esse compacto esportivo.

O Legado do Fiat Uno Sporting

O Fiat Uno Sporting 1.4 Evo 2014 é um símbolo de uma época em que os compactos urbanos buscavam trazer mais emoção e estilo ao dia a dia dos motoristas. Assim, seu design marcante, combinado com detalhes exclusivos e um toque de esportividade, garantem que ele permaneça relevante e desejado, mesmo anos após o término de sua produção.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica – Fiat Uno Sporting 1.4 2014

Desempenho

  • Aceleração (0-100 km/h): 11,2 segundos
  • Velocidade máxima: 172 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Código do câmbio: C513
  • Quantidade de marchas: 5
  • Tração: Dianteira

Motor

  • Código do motor: Fire
  • Cilindrada: 1368 cm³
  • Configuração: 4 cilindros em linha, disposição transversal
  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote, acionado por correia dentada
  • Variação do comando: Admissão
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro x curso: 72 mm x 84 mm
  • Razão de compressão: 12,35:1
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Potência máxima:
    • 88 cv (etanol) / 85 cv (gasolina) a 5750 rpm
  • Torque máximo:
    • 12,5 kgfm (etanol) / 12,4 kgfm (gasolina) a 3500 rpm
  • Potência específica: 64,3 cv/litro
  • Torque específico: 9,1 kgfm/litro
  • Peso/potência: 10,9 kg/cv
  • Peso/torque: 76,4 kg/kgfm

Dimensões

  • Comprimento: 3770 mm
  • Largura: 1670 mm
  • Altura: 1490 mm
  • Distância entre-eixos: 2376 mm
  • Bitola dianteira: 1430 mm
  • Bitola traseira: 1420 mm
  • Vão livre do solo: 170 mm
  • Peso: 955 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Capacidade do porta-malas: 280 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros

Pneus

  • Medidas dos pneus (dianteiros, traseiros e estepe): 185/60 R15
  • Altura do flanco: 111 mm

Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 2,12 m²
  • Área frontal corrigida: 0,742 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,35

Direção

  • Tipo de assistência: Hidráulica
  • Diâmetro mínimo de giro: 9,8 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, tipo McPherson com mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção

Freios

  • Dianteiros: Discos sólidos
  • Traseiros: Tambor

Consumo

  • Urbano:
    • 7,6 km/l (etanol) / 11,2 km/l (gasolina)
  • Rodoviário:
    • 9 km/l (etanol) / 13,6 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana:
    • 365 km (etanol) / 538 km (gasolina)
  • Rodoviária:
    • 432 km (etanol) / 653 km (gasolina)

Portanto, seja como um carro para colecionar ou para curtir no cotidiano, o Uno Sporting é uma prova de que a Fiat soube como conquistar o público com inovação e personalidade. Para quem busca um carro icônico com um toque de esportividade, o Uno Sporting é, sem dúvida, uma escolha que não decepciona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui