O Fiat Uno é um ícone na história automotiva brasileira, marcando gerações com seu design, praticidade e esportividade. Dentre as diversas versões lançadas, o Fiat Uno Sporting 1.4 ocupa um lugar especial no coração dos fãs e colecionadores. O modelo 2014, em particular, é um dos mais cobiçados, combinando um visual esportivo e exclusivo com a confiabilidade característica da Fiat.
Design e Detalhes Externos
O Fiat Uno Sporting 1.4 Evo 2014 chama atenção logo de cara pelo seu estilo diferenciado. Seus apêndices aerodinâmicos nos para-choques dianteiros e traseiros, combinados com o adesivo lateral “Sporting”, conferem um ar esportivo e marcante. Os faróis dianteiros contam com máscara negra, enquanto as lanternas traseiras têm acabamento fumê, características que destacam o modelo no trânsito.
Outros detalhes incluem:
- Spoiler na tampa do porta-malas.
- Rodas de liga leve aro 15 polegadas, calçadas com pneus 185/60.
- Pintura em preto nas bordas das caixas de roda e nas colunas das portas.
- Ponteira de escapamento dupla, reforçando o apelo esportivo.
Interior: Conforto e Exclusividade
Por dentro, o Uno Sporting 2014 também traz novidades que o diferenciam das outras versões da linha. Os bancos têm um revestimento exclusivo com o nome da versão bordado, e o painel apresenta instrumentos com nova grafia e iluminação em vermelho, criando um ambiente moderno e esportivo.
Além disso, essa versão foi a única da linha Uno a contar com computador de bordo de série, oferecendo informações úteis ao motorista, como consumo e autonomia. O volante revestido em couro adiciona um toque de sofisticação ao interior.
Desempenho: Mecânica e Motor
Sob o capô, o Uno Sporting 2014 mantém o motor 1.4 Fire Evo, que entrega:
- 88 cv de potência com etanol e 85 cv com gasolina.
- Torque máximo de 12,5 kgfm (etanol) e 12,4 kgfm (gasolina).
Embora o desempenho seja animado para um compacto urbano, o motor é o mesmo presente em outras versões do Uno, o que pode decepcionar aqueles que esperavam um propulsor mais potente. No entanto, a dirigibilidade é aprimorada por uma suspensão recalibrada, oferecendo uma condução mais firme e esportiva, ideal para quem busca um carro ágil no dia a dia.
Qual é o Preço do Fiat Uno Sporting 1.4 Evo 2014?
O valor de um Fiat Uno Sporting 2014 pode variar consideravelmente, dependendo de fatores como estado de conservação, quilometragem e originalidade. Dessa forma, segundo a Tabela Fipe, o preço médio para a versão de quatro portas é de R$ 39.226,00.
No entanto, modelos bem conservados ou considerados de colecionador frequentemente ultrapassam esse valor. O apelo nostálgico e o status de raridade fazem com que muitos paguem um preço premium por esse compacto esportivo.
O Legado do Fiat Uno Sporting
O Fiat Uno Sporting 1.4 Evo 2014 é um símbolo de uma época em que os compactos urbanos buscavam trazer mais emoção e estilo ao dia a dia dos motoristas. Assim, seu design marcante, combinado com detalhes exclusivos e um toque de esportividade, garantem que ele permaneça relevante e desejado, mesmo anos após o término de sua produção.
Ficha Técnica – Fiat Uno Sporting 1.4 2014
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 11,2 segundos
- Velocidade máxima: 172 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual
- Código do câmbio: C513
- Quantidade de marchas: 5
- Tração: Dianteira
Motor
- Código do motor: Fire
- Cilindrada: 1368 cm³
- Configuração: 4 cilindros em linha, disposição transversal
- Instalação: Dianteiro
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Injeção multiponto
- Comando de válvulas: Único no cabeçote, acionado por correia dentada
- Variação do comando: Admissão
- Tuchos: Mecânicos
- Válvulas por cilindro: 2
- Diâmetro x curso: 72 mm x 84 mm
- Razão de compressão: 12,35:1
- Rotação máxima: 6500 rpm
- Potência máxima:
- 88 cv (etanol) / 85 cv (gasolina) a 5750 rpm
- Torque máximo:
- 12,5 kgfm (etanol) / 12,4 kgfm (gasolina) a 3500 rpm
- Potência específica: 64,3 cv/litro
- Torque específico: 9,1 kgfm/litro
- Peso/potência: 10,9 kg/cv
- Peso/torque: 76,4 kg/kgfm
Dimensões
- Comprimento: 3770 mm
- Largura: 1670 mm
- Altura: 1490 mm
- Distância entre-eixos: 2376 mm
- Bitola dianteira: 1430 mm
- Bitola traseira: 1420 mm
- Vão livre do solo: 170 mm
- Peso: 955 kg
- Carga útil: 400 kg
- Capacidade do porta-malas: 280 litros
- Tanque de combustível: 48 litros
Pneus
- Medidas dos pneus (dianteiros, traseiros e estepe): 185/60 R15
- Altura do flanco: 111 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 2,12 m²
- Área frontal corrigida: 0,742 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,35
Direção
- Tipo de assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 9,8 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, tipo McPherson com mola helicoidal
- Traseira: Eixo de torção
Freios
- Dianteiros: Discos sólidos
- Traseiros: Tambor
Consumo
- Urbano:
- 7,6 km/l (etanol) / 11,2 km/l (gasolina)
- Rodoviário:
- 9 km/l (etanol) / 13,6 km/l (gasolina)
Autonomia
- Urbana:
- 365 km (etanol) / 538 km (gasolina)
- Rodoviária:
- 432 km (etanol) / 653 km (gasolina)
Portanto, seja como um carro para colecionar ou para curtir no cotidiano, o Uno Sporting é uma prova de que a Fiat soube como conquistar o público com inovação e personalidade. Para quem busca um carro icônico com um toque de esportividade, o Uno Sporting é, sem dúvida, uma escolha que não decepciona.