Carros antigos estão em alta, porém, poucos carros clássicos dos anos 70 se tornaram tão desejados no Brasil na atualidade quanto o clássico Ford Maverick. Produzido em território nacional por apenas seis anos, entre 1973 e 1979, o desejado carro da Ford acabou se consolidando décadas depois de sair de linha em um objeto de desejo para colecionadores e fãs de carros clássicos.
O achado de 2024: Ford Maverick Super Luxo 1974
Recentemente, o expert em raridades automotivas, Reginaldo de Campinas, surpreendeu seus seguidores ao revelar um exemplar magnífico do Ford Maverick Super Luxo 1974. O que torna esse achado tão especial? São muitos os fatores, porém a originalidade de fábrica é o principal.
Ele carrega cinco décadas de história e mesmo assim ainda preserva desde estofamento interno, até acessórios básicos originais. Tudo segue muito novo e preservado, o que acaba nos transportando diretamente para a década de 70.
Apesar de já registrar no hodometro 49 mil quilômetros rodados, a impressão é que o pujante motor V8 de 197 cavalos nunca foi sequer ligado. Podemos dizer que esse é um daqueles carros que se define como uma autêntica cápsula do tempo.
O Maverick: Uma lenda que só se valoriza
O Ford Maverick Super Luxo, especialmente em seu formato V8, se tornou um dos clássicos mais valorizados no mercado automotivo brasileiro. A combinação de potência bruta, design parrudo e a aura de nostalgia que envolve o modelo faz com que cada exemplar seja tratado como uma joia rara.
No caso desse achado de Reginaldo de Campinas, o estado impecável e a baixa quilometragem só aumentam ainda mais o seu valor e o fascínio dos apaixonados por carros clássicos.
Ficha Técnica Completa: Ford Maverick V8 1974
Desempenho
- Aceleração: 0-100 km/h em 10,8 s
- Velocidade: 182 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual, 4 marchas
- Tração: Traseira
Motor
- Código do motor: Windsor 302
- Cilindrada: 4942 cm³
- Cilindros: 8 em V
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Carburador
- Potência: 197 cv a 4600 rpm
- Torque: 39,5 kgfm a 2400 rpm
- Razão de compressão: 7,5:1
- Comando de válvulas: No bloco, acionado por corrente
- Válvulas por cilindro: 2
- Tuchos: Hidráulicos
- Disposição: Longitudinal, dianteiro
- Curso do pistão: 76,2 mm
- Diâmetro do cilindro: 101,65 mm
- Potência específica: 39,9 cv/litro
- Torque específico: 8,0 kgfm/litro
- Peso/potência: 7,1 kg/cv
- Peso/torque: 35,2 kg/kgfm
Dimensões
- Comprimento: 4580 mm
- Largura: 1791 mm
- Altura: 1364 mm
- Distância entre-eixos: 2619 mm
- Bitola dianteira: 1430 mm
- Bitola traseira: 1430 mm
- Peso: 1390 kg
- Porta-malas: 417 litros
- Tanque de combustível: 100 litros
- Vão livre do solo: 173 mm
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Consumo e Autonomia
- Consumo Urbano (G): 4,5 km/l
- Consumo Rodoviário (G): 6 km/l
- Autonomia Urbana (G): 450 km
- Autonomia Rodoviária (G): 600 km