Ford Maverick 1974 desafia o tempo e segue intacto

0

Carros antigos estão em alta, porém, poucos carros clássicos dos anos 70 se tornaram tão desejados no Brasil na atualidade quanto o clássico Ford Maverick. Produzido em território nacional por apenas seis anos, entre 1973 e 1979, o desejado carro da Ford acabou se consolidando décadas depois de sair de linha em um objeto de desejo para colecionadores e fãs de carros clássicos.

Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas

O achado de 2024: Ford Maverick Super Luxo 1974

Recentemente, o expert em raridades automotivas, Reginaldo de Campinas, surpreendeu seus seguidores ao revelar um exemplar magnífico do Ford Maverick Super Luxo 1974. O que torna esse achado tão especial? São muitos os fatores, porém a originalidade de fábrica é o principal.

Foto: Reginaldo de Campinas

Ele carrega cinco décadas de história e mesmo assim ainda preserva desde estofamento interno, até acessórios básicos originais. Tudo segue muito novo e preservado, o que acaba nos transportando diretamente para a década de 70.

Foto: Reginaldo de Campinas

Apesar de já registrar no hodometro 49 mil quilômetros rodados, a impressão é que o pujante motor V8 de 197 cavalos nunca foi sequer ligado. Podemos dizer que esse é um daqueles carros que se define como uma autêntica cápsula do tempo.

Foto: Reginaldo de Campinas

O Maverick: Uma lenda que só se valoriza

O Ford Maverick Super Luxo, especialmente em seu formato V8, se tornou um dos clássicos mais valorizados no mercado automotivo brasileiro. A combinação de potência bruta, design parrudo e a aura de nostalgia que envolve o modelo faz com que cada exemplar seja tratado como uma joia rara.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

No caso desse achado de Reginaldo de Campinas, o estado impecável e a baixa quilometragem só aumentam ainda mais o seu valor e o fascínio dos apaixonados por carros clássicos.

Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica Completa: Ford Maverick V8 1974

Desempenho

  • Aceleração: 0-100 km/h em 10,8 s
  • Velocidade: 182 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Tração: Traseira

Motor

  • Código do motor: Windsor 302
  • Cilindrada: 4942 cm³
  • Cilindros: 8 em V
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Carburador
  • Potência: 197 cv a 4600 rpm
  • Torque: 39,5 kgfm a 2400 rpm
  • Razão de compressão: 7,5:1
  • Comando de válvulas: No bloco, acionado por corrente
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Disposição: Longitudinal, dianteiro
  • Curso do pistão: 76,2 mm
  • Diâmetro do cilindro: 101,65 mm
  • Potência específica: 39,9 cv/litro
  • Torque específico: 8,0 kgfm/litro
  • Peso/potência: 7,1 kg/cv
  • Peso/torque: 35,2 kg/kgfm

Dimensões

  • Comprimento: 4580 mm
  • Largura: 1791 mm
  • Altura: 1364 mm
  • Distância entre-eixos: 2619 mm
  • Bitola dianteira: 1430 mm
  • Bitola traseira: 1430 mm
  • Peso: 1390 kg
  • Porta-malas: 417 litros
  • Tanque de combustível: 100 litros
  • Vão livre do solo: 173 mm

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Consumo e Autonomia

  • Consumo Urbano (G): 4,5 km/l
  • Consumo Rodoviário (G): 6 km/l
  • Autonomia Urbana (G): 450 km
  • Autonomia Rodoviária (G): 600 km

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Sair da versão mobile