A RAM anunciou hoje o início da pré-venda da Dakota na Argentina. Produzida em Ferreyra, Córdoba, a picape média já pode ser reservada, embora o preço final ainda não tenha sido divulgado. Para garantir a versão Warlock, os interessados pagam 500 mil pesos, pouco menos de R$ 2 mil.

Além disso, a Stellantis oficializou o início das reservas por meio de um link específico e destacou que “a espera está chegando ao fim. Já é possível reservar a nova RAM Dakota Warlock, a picape média que combina o DNA da marca RAM com um design imponente e equipamentos pensados para aproveitar cada caminho”.
Dakota: da Argentina para o Brasil
A Dakota foi mostrada como protótipo no Brasil há cerca de 90 dias. Agora, ela se prepara para ser a primeira picape média da RAM nesta nova fase da marca, sob o comando do grupo Stellantis. Nos últimos dias, muitas imagens da picape surgiram na internet a partir da apresentação na Argentina.
O projeto da Dakota vem diretamente da Fiat Titano, que tem como base a Peugeot Landtrek e a Kaicene F70 da Changan. No entanto, a RAM realizou várias alterações, principalmente na suspensão e motorização, para refinar o modelo e consolidar o emblema do carneiro montanhês.
Design e acabamento interno
A Dakota aposta em um interior mais refinado e conectado. Por exemplo, o painel traz duas telas integradas, seguindo o padrão das últimas atualizações da Kaicene F70. Além disso, o console central elevado inclui mais botões e espaço para objetos, enquanto detalhes que imitam madeira conferem sofisticação.
Os bancos mantêm a base da Titano, mas recebem revestimentos aprimorados. Os controles elétricos de ajuste são simplificados, porém funcionais. Por fim, os novos gráficos do painel tornam o interior mais moderno, embora a interface digital própria ainda não esteja presente.
Motor e desempenho
A picape contará com o motor 2.2 turbodiesel, já conhecido do Jeep Commander, Fiat Toro e Titano. Ele oferece 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A transmissão será automática de oito marchas, com tração 4×4 e bloqueio eletrônico de diferencial. Assim, aceleração, frenagem e consumo devem ser semelhantes aos da Titano.
Posicionamento no mercado
A RAM Dakota vai disputar espaço com as picapes médias mais completas, como Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi Triton, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok. Hoje, os modelos mais equipados custam entre R$ 330 mil e R$ 350 mil.
Considerando que a RAM posiciona seus produtos acima das marcas generalistas e o preço da Fiat Toro, que chega a R$ 230 mil, estima-se que a Dakota inicie por volta de R$ 280 mil, ou seja, onde “terminam” os valores da Titano.
A chegada da RAM Dakota marca um momento importante para a marca no segmento de picapes médias. Com visual imponente, motor turbodiesel 4×4 e acabamento refinado, a Dakota promete competir com os modelos mais completos do mercado. Portanto, para quem busca uma picape média robusta, conectada e com tradição da RAM, a pré-venda na Argentina indica que a chegada ao Brasil está próxima.