Lançamento: GWM apresenta Ora 5, primeiro SUV elétrico da marca

0
10

A GWM oficializou nesta semana a estreia do Ora 5, primeiro SUV elétrico da submarca voltada para veículos eletrificados. O modelo chega ao mercado chinês como opção compacta e traz design atualizado, novas tecnologias de assistência à condução e a promessa de ampliar a presença da marca em um segmento cada vez mais estratégico.

Foto: EV AutoHome

Design inspirado e mais agressivo

O novo SUV segue a identidade visual dos conhecidos modelos da “cat family”, como o Good Cat — chamado de Ora 03 no Brasil. No entanto, aposta em linhas mais robustas e agressivas. Na dianteira, exibe grade fechada, faróis redondos de grandes dimensões e para-choque redesenhado com entradas de ar maiores.

Na traseira, o estilo se mantém minimalista, com lanternas horizontais e spoiler integrado. Além disso, a GWM oferece o carro em seis cores exclusivas, inspiradas em pontos turísticos chineses, como Aurora Green, Lake Sayram Blue e Linzhi Red.

Tamanho e proporções

Com 4,47 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,64 m de altura, além do entre-eixos de 2,72 m, o SUV garante mais espaço interno do que o hatchback Ora 03. Assim, a proposta atende famílias que precisam de conforto, mas não querem abrir mão de um visual mais esportivo. O modelo roda com pneus PRINX 225/60 R18, que equilibram bem praticidade e desempenho.

Interior reformulado

O interior do Ora 5 recebeu mudanças profundas e aposta em um acabamento mais sofisticado. O painel agora traz revestimento em tecidos e três opções de acabamento. Entre os destaques, estão:

  • Painel digital flutuante

  • Central multimídia com sistema Coffee OS de terceira geração

  • Integração ao assistente de voz Coffee GPT

  • Teto panorâmico de 1,65 m²

  • Iluminação ambiente com 64 cores

  • Bancos traseiros rebatíveis

Portanto, a cabine combina tecnologia e conforto, entregando uma experiência moderna para motorista e passageiros.

Tecnologia semiautônoma

Além do visual, a marca também investiu pesado em tecnologia. O SUV traz sensor de LiDAR no teto, acompanhado por câmeras dianteiras, laterais e traseiras. Esse conjunto trabalha junto ao sistema de condução semiautônoma Coffee Pilot Ultra, já em sua terceira geração. Com isso, o carro oferece recursos como o NOA (Navigation on Autopilot), que atua tanto em rodovias quanto em vias urbanas.

Foto: EV AutoHome

Motorização e baterias

Na parte mecânica, o Ora 5 utiliza motor elétrico de 150 kW (204 cv), alimentado por baterias LFP da SVOLT. A capacidade exata das baterias ainda não foi divulgada. Entretanto, a comparação com o sedã Lightning Cat ajuda a dar uma ideia do que esperar. Nesse modelo, a marca oferece opções de 63,9 kWh e 83,5 kWh, com autonomia CLTC variando entre 555 e 705 km.

Concorrência e preços

O lançamento da GWM mira diretamente rivais como o BYD Yuan Plus, que custa entre 115.800 e 147.800 yuans (R$ 86 mil a R$ 111 mil), e o Geely EX5, vendido por valores de 107.800 a 179.800 yuans (R$ 81 mil a R$ 135 mil). Enquanto isso, o preço oficial do Ora 5 ainda será revelado, mas deve seguir a mesma faixa, já que o SUV chega para competir justamente nesse segmento.

E o Brasil?

Por enquanto, a marca não confirmou a vinda do Ora 5 ao país. Mesmo assim, a GWM já estuda ampliar a linha Ora por aqui, o que abre espaço para a chegada do SUV em um futuro próximo. Vale lembrar que, atualmente, o modelo mais recente disponível no mercado brasileiro é o Ora 03 BEV58, equipado com bateria de 58 kWh e autonomia de 315 km pelo Inmetro.

O Ora 5 representa mais um passo da GWM rumo à eletrificação. Dessa forma, o SUV combina estilo moderno, pacote tecnológico avançado e autonomia competitiva, reforçando a estratégia da marca na China. Por fim, se a GWM realmente trouxer o modelo ao Brasil, a disputa no segmento de elétricos ficará ainda mais acirrada, beneficiando quem busca alternativas além das já conhecidas marcas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui