A Toyota está se movimentando para ganhar mais espaço no mercado de carros elétricos. Por isso, segundo o jornal japonês Nikkei, a marca japonesa está em conversas amplas com fabricantes de peças da China para reduzir custos e tornar seus modelos mais competitivos.

Essa negociação deve viabilizar um novo modelo elétrico que será produzido na Tailândia a partir de 2028. Enquanto isso, a empresa enfrenta um momento delicado. Somente nos primeiros cinco meses de 2025, a participação da Toyota na compra de peças caiu 20%, o que indica que a concorrência está apertando o cerco.

Experiência positiva na China
Na prática, o BZ3X mostra que preços mais baixos podem fazer diferença. O SUV elétrico, desenvolvido em parceria com a GAC, vem ganhando destaque justamente por ter um custo mais acessível. Graças a isso, com valor próximo de US$ 15 mil (cerca de R$ 100 mil), ele já é o carro de marca estrangeira mais vendido na China.
Produção de luxo na Ásia
Além dos planos para o novo elétrico na Tailândia, a Toyota vai construir uma fábrica dedicada à produção de modelos da Lexus na China. Assim, a estratégia é produzir veículos da divisão premium e exportar para outros mercados da região e, possivelmente, para outros continentes.