A Toyota apresentou hoje seu SUV mais acessível no país. A marca aposta em um modelo que chega para ocupar um espaço importante entre os compactos eletrificados e tenta atrair tanto antigos clientes de Etios e Yaris quanto quem está de olho nos principais concorrentes do segmento.

Além disso, a novidade estreia com duas propostas diferentes, uma a combustão e outra híbrida pura. O SUV chega com 8.500 unidades reservadas para pré-venda, sinal de R$ 20 mil e preços que vão de R$ 161.390 na versão XRE a combustão até R$ 189.900 na versão híbrida XRX.
Estratégia e posicionamento
A ideia do modelo é simples. Ele fica abaixo do Corolla Cross e passa a ser a porta de entrada para o universo dos SUVs da marca. Segundo a Toyota, havia um público órfão, especialmente quem vinha dos compactos anteriores e buscava uma opção moderna, eficiente e com mais espaço.
Ao mesmo tempo, a marca destacou que pesquisas internas mostraram prioridades claras dos consumidores. Eles queriam estilo, conforto e bom espaço. Rejeitavam porta-malas pequeno, consumo alto e falta de comodidade. Por isso o SUV nasceu com foco na eficiência e na praticidade para uso diário.
Estilo, motor e conjunto híbrido
O visual segue a linha vista em outros mercados. O modelo é menor e mais estreito que o Corolla Cross, mas ainda preserva a postura de SUV. A quarta frase precisa mencionar o interior. O acabamento interno traz áreas soft touch e teto panorâmico nas versões mais caras.
O grande destaque técnico está no conjunto híbrido flex. As versões XRE Hybrid e XRX Hybrid somam motor 1.5 flex e dois motores elétricos, chegando a 111 cv com etanol. Segundo o INMETRO, o SUV consegue até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada, desempenho que o coloca como o mais econômico entre os compactos atuais.

Além disso, a transmissão Hybrid Transaxle CVT ajuda a reduzir em até 30% o consumo em relação às opções sem eletrificação. Quando abastecido com etanol, o nível de emissões pode cair em até 77% frente à gasolina. Já as versões convencionais usam o motor 1.5 flex de 122 cv com câmbio CVT Multidrive e paddle-shift.
Espaço, medidas e equipamentos
O modelo tem 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. As dimensões tentam equilibrar tamanho urbano com bom aproveitamento interno.
Todas as versões incluem seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de rampa, ISOFIX e freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold. A partir da XRE, entram faróis de LED, rodas aro 17, chave presencial, ar digital e multimídia Toyota Play 2.0 com 10 polegadas, espelhamento sem fio e carregador por indução.
Por outro lado, as versões XRX e XRX Hybrid sobem o padrão. Elas recebem rodas aro 18, iluminação ambiente, visão 360 graus, monitor de ponto cego, sensores dianteiros, porta-malas com abertura por movimento e teto panorâmico.
Segurança e serviços conectados
O pacote Toyota Safety Sense aparece em todas as versões e inclui piloto adaptativo, alerta e assistente de faixa, frenagem automática e farol alto automático.
Além disso, as versões mais caras oferecem um ano de serviços conectados com monitoramento do veículo, diagnóstico remoto e histórico de viagens. O pacote completo gratuito no primeiro ano adiciona rastreamento, imobilização em caso de roubo, cerca eletrônica e Wi-Fi para até dez dispositivos.
Outro ponto que a marca faz questão de destacar é o custo de manutenção. Cada revisão até a sexta custa R$ 549, valor bem competitivo na categoria. Com o programa Toyota 10, a garantia pode ser estendida para até dez anos. A pré-venda ainda inclui prioridade na entrega e R$ 500 em acessórios.
O novo SUV compacto chega como aposta estratégica. Ele tenta combinar preço competitivo, eficiência e pacote de equipamentos completo. Além disso, a versão híbrida se destaca por desempenho e consumo muito baixos, algo que o segmento ainda não oferecia. No fim das contas, o modelo entra no mercado com a missão de atrair novos clientes e, ao mesmo tempo, manter a base fiel da marca, agora com uma alternativa mais moderna e econômica.









